2023-08-01

Os hormônios sexuais femininos são conhecidos pela função reprodutiva e estão diretamente relacionados ao Ciclo Menstrual (CM). As oscilações hormonais decorrentes das fases do CM podem influenciar o desempenho físico de mulheres eumenorreicas, apresentando relação positiva e negativa na produção da força muscular. Esta dissertação está composta por dois artigos, sendo o primeiro um trabalho de revisão narrativa, com o objetivo de revisar a influência do CM durante a prática de exercícios aeróbios e resistidos. O segundo é um estudo original, com o objetivo de avaliar o comportamento hormonal e diferentes manifestações da força muscular ao longo do CM de mulheres com e sem o uso de contraceptivos orais. Em nossa revisão narrativa, concluímos que as flutuações hormonais durante o CM não afetam diretamente o sistema cardiorrespiratório ou musculoesquelético durante o exercício físico, uma vez que as alterações fisiológicas advindas do exercício dependem da individualidade biológica de cada mulher, bem como de seus sintomas autorreferidos durante o CM. No artigo original, consideramos que o comportamento hormonal de ambos os grupos se manteve como esperado ao longo do CM. Com relação às manifestações de força muscular, sugere-se que o ciclo menstrual regular, sem uso de CO, induz redução nos níveis de força muscular durante a FFT e a FLM, embora isso não tenha sido observado no desempenho da potência muscular. Porém, o grupo que fazia uso de CO teve tamanho de efeito maior na potência muscular média de 40% durante a FFI e potência muscular pico de 40% na FLM. Palavras-chave: Hormônios Sexuais. Ciclo Menstrual. Desempenho Físico.
Female sex hormones are known for their reproductive function and are directly related to the menstrual cycle (MC). Hormonal fluctuations resulting from the MC phases can influence the physical performance of eumenorrheic women, presenting a positive and negative relationship in the production of muscular strength. This dissertation is composed of two articles, the first being a narrative review article, with the objective of reviewing the influence of MC during the practice of aerobic and resistance exercises. The second, an original article, aimed at evaluating hormonal behavior and different manifestations of muscle strength throughout the MC in women, with and without the use of oral contraceptives. In our narrative review, we concluded that hormonal fluctuations during MC do not directly affect the cardiorespiratory or musculoskeletal system during physical exercise, since the physiological changes resulting from exercise depend on the biological individuality of each woman, as well as her self-reported symptoms during the MC. In the original article we considered that the hormonal behavior of both groups remained as expected throughout MC. Regarding manifestations of muscular strength, it is suggested that a regular menstrual cycle, without the use of OC, induces a reduction in muscular strength levels during LFP and MLP. However, this reduction in performance was not observed in muscle power. However, the group that used OC had a larger effect size in average muscle power 40% during EFP and peak muscle power 40% in MLP. Keywords: Sex Hormones. Menstrual Cycle. Physical Performance.

Exercícios físicos - Aspectos fisiológicos, Hormônios sexuais, Ciclo menstrual

ARANTES, Francielle de Assis. Influência do ciclo menstrual em diferentes manifestações de força em mulheres adultas jovens. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.