2023-12-11

Objetivo: Investigar a associação entre os marcadores de stress oxidativo e inflamatório e a avaliação da função renal em indivíduos com hipertensão arterial acompanhados pela Atenção Primária no município de Viçosa, MG. Métodos: Um estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado com 271 pacientes hipertensos acompanhados em duas unidades de atenção primária do município de Viçosa-MG. A coleta de dados aconteceu no período de novembro a dezembro de 2019, sendo realizadas as análises bioquímicas (microalbuminúria e taxa de filtração glomerular-TFG), marcadores de danos oxidativos (peroxidação lipídica, proteínas carboniladas), marcadores antioxidativos (enzimas superóxido dismutase-SOD; catalase-CAT; ácido úrico) e capacidade antioxidante sérica total (FRAP). A amostra foi composta por 271 indivíduos. Os dados foram digitados em Excel e analisados no programa SPSS, versão 22. Foi realizado teste de normalidade, teste t Student, teste de Mann-Whitney. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Viçosa, sob o parecer de número 1203172/2015. Resultados: Dos 271 indivíduos participantes, 33 apresentaram microalbuminúria aumentada (˃30mg/g); 37 TFG reduzida (˂60ml/min/1,73m²). A média de ácido úrico sérico foi de 5,11mg/dl (DP: 1,44mg/dl) sendo significativamente maior (p˂0,001) nos indivíduos com TFG reduzida (5,88x 4,98). A presente dissertação resultou também em uma publicação digital em formato de áudio disponibilizado através de uma plataforma de streaming. Conclusões: Os níveis elevados de ácido úrico foram associados à TFG reduzida, bem como se correlacionam com a TFG reduzida e a microalbuminúria aumentada em pacientes hipertensos Descritores: Estresse Oxidativo. Taxa de Filtração Glomerular. Ácido Úrico.
Objective: To investigate the association between oxidative and inflammatory stress markers and renal function assessment in individuals with hypertension receiving primary care in the city of Viçosa, MG. Methods: This is a descriptive, cross-sectional, quantitative study carried out with hypertensive patients receiving care in two primary care units in the city of Viçosa- MG. Data collection was carried out from November to December 2019, and biochemical analyses (microalbuminuria and glomerular filtration rate-GFR), oxidative damage markers (lipid peroxidation, carbonylated proteins), antioxidative markers (superoxide dismutase-SOD enzymes; catalase-CAT; uric acid), and total serum antioxidant capacity-TSAC (ferric reducing ability-FRAP assay) were carried out. The sample consisted of 271 individuals. The data was entered into Excel and analyzed using the SPSS program, version 22. A normality test, Student’s t-test, and Mann-Whitney test were carried out. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Viçosa, under protocol number 1203172/2015. Results: Of the 271 participants, 33 had increased microalbuminuria (˃30mg/g); 37 had reduced GFR (˂60ml/min/1.73m²). The mean serum uric acid was 5.11mg/dl (SD: 1.44mg/dl) and was significantly higher (p˂0.001) in individuals with reduced GFR (5.88x 4.98) This dissertation also resulted in a digital publication in audio format available through a streaming platform. Conclusion: Elevated uric acid levels were associated with reduced GFR and correlated with reduced GFR and increased microalbuminuria in hypertensive patients. Descriptors: Oxidative stress. Glomerular Filtration Rate. Uric Acid.

Hipertensão - Viçosa (MG), Cuidados primários de saúde - Viçosa (MG), Estresse oxidativo, Marcadores bioquímicos

AMARAL, Daniele Roedel. Associação entre os marcadores de stress oxidativo e inflamatório na avaliação da função renal em indivíduos com hipertensão arterial. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.