Effects of nutritional and/ or environmental modifications on the performance of lactating sows and their litters under tropical climatic conditions

2008-10-02

Duzentos e cinquenta e duas porcas Large White foram usadas em três experimentos para se avaliar os efeitos, do resfriamento do piso e o uso de dietas com diferentes concentrações de aminoacidos industriais sobre o desempenho e o comportamento das mesmas durante o verão; das dietas com redução do conteudo de PB ou suplementadas com AA industriais sobre o desempenho durante a lactação sob condições de clima tropical umido; e das dietas com redução do conteudo de PB ou suplementadas com AA essenciais sobre o comportamento alimentar durante a lactação sob condições de clima tropical umido. No primeiro experimento, as porcas foram distribuidas ao acaso em um fatorial 2 × 2 (com e sem piso resfriado × duas dietas) com 16 porcas por tratamento, sendo cada porca considerada uma unidade experimental (60 no total). Quatro repetições de 16 porcas cada foram usados durante o experimento com o objetivo de avaliar os efeitos do resfriamento do piso e o uso de dietas com diferentes concentrações de aminoacidos industriais sobre o desempenho e o comportamento das mesmas durante o verão. As porcas foram distribuidas entre os tratamentos de acordo com o peso corporal e a espessura de toucinho ao parto. As duas dietas forneceram os mesmos niveis de proteina bruta (PB; 22%), e energia metabolizavel (EM; 14,65 MJ/kg), e niveis de AA essenciais relativo a lisina digestivel e diferiram na relação da lisina digestivel com a EM (0,75 vs. 0,82 g/MJ de EM). No segundo experimento, dez repetições de oito a dez porcas Large White de diferentes ordens de parto foram usadas (89 no total). Dentro de cada repetição, as porcas foram distribuidas em um delineamento experimental inteiramente casualizado entre três tratamentos de acordo com espessura de toucinho, ordem de parto e peso corporal apos o parto. Os tratamentos experimentais foram assim constituidos: portein normal (PN; 17,3%), baixa proteina (BP; 14,1%) e a dieta PN suplementada com um complemento de aminoacidos (PN+; 17,6%). No terceiro experimento, um total de 47 porcas multiparas, Large White, foram usadas em 10 repetições sucessivas de oito a dez animais. Dentro de cada repetição, as porcas foram distribuidas em um delineamento experimental inteiramente casualizado com três tratamentos de acordo com espessura de toucinho, ordem de parto e peso corporal apos o parto. Os tratamentos experimentais foram assim constituidos: protein normal (PN; 17,3%), baixa proteina (BP; 14,1%) e a dieta PN suplementada com um complemento de aminoacidos (PN+; 17,6%). Baseado nas temperaturas minimas e maximas obtidas durante os experimentos, podemos inferir que as porcas estiveram expostas a periodos de estresse por calor. No primeiro experimento foi concluido que o resfriamento sob a porca aumentou o consumo de ração diario (CRD) e de lisina, levando a menores perdas corporais, menor intervalo desmama-estro e tambem melhorou o comportamento de amamentação das porcas, levando a uma maior produção de leite e, consequentemente, maiores ganhos de peso dos leitões e da leitegada durante o periodo de lactação. Para o segundo experimento foi concluído que a estação quente em climas tropicais e umidos, que combina alta temperatura e umidade, tem um importante impacto negativo sobre o desempenho de porcas lactantes. Dietas com baixa PB ou suplementadas com AA industriais podem atenuar os efeitos da estação quente e umida através do aumento do CRD e reduzindo a perda de massa corporal das porcas lactantes. No terceiro experimento confirmou-se que ocorrem alterações no padrão alimentar durante a estação quente como forma de atenuar os efeitos da temperatura elevada e da alta umidade. Independente da estação, a redução no conteudo de proteina pode atenuar os efeitos do estresse sobre o consumo de ração através do aumento do tamanho da refeição.

Thermal environment, Sows, Nutrition, Performance, Piglets, Ambiente termico, Fêmeas suínas, Nutrição, Desempenho, Leitões

SILVA, Bruno Alexander Nunes. Efeitos de modificações nutricionais e/ ou ambientais sobre o desempenho de porcas lactantes e suas leitegadas sob condições de clima tropical. 2008. 89 f. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Animais Domésticos; Nutrição e Alimentação Animal; Pastagens e Forragicul) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.