Aplicações de sistemas de informação geográfica móveis: um estudo voltado para iniciativas de governo eletrônico na administração pública municipal

2007-11-23

O presente trabalho teve como propósito fazer um estudo sobre aplicações de Sistemas de Informação Geográfica Móveis (SIG Móveis), direcionado a iniciativas de governo eletrônico na administração pública municipal. Procurou-se então, elaborar uma taxonomia de aplicações de SIG Móveis, para cada uma das áreas de uma administração pública. Com base na modelagem conceitual do banco de dados das aplicações orientadas para a área urbana, apresentadas na taxonomia, encontrou-se um conjunto de elementos comuns, especificado por meio de um padrão de análise. Além disso, conduziu-se uma pesquisa sobre os problemas de armazenamento de dados geo-espaciais em dispositivos móveis. Por fim, foi desenvolvida uma aplicação para comprovação dos resultados obtidos neste trabalho.
The present work had as purpose to do a study about applications of Mobile Geographic Information Systems (Mobile GIS), directed to electronic government s initiative in the municipal public administrations. Then, it was proposed a taxonomy of Mobile GIS applications, for each public administration area. Based in conceptual modeling of database applications guided to urban areas, presented in the taxonomy, a common elements set was found and specified through an analysis pattern. Moreover, a research was guided about problems of storage geographic data in mobile devices. Finally, an application was developed to confirm the results obtained in this work.

Sistemas de informação geográfica móveis, Governo eletrônico, Gestão urbana, Mobile geographic information systems, Electronic government, Urban management

MONTEIRO, Bruno Rabello. Mobile geographic information systems applications: a study returned for electronic government s initiatives in the municipal public administration. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.