2022-02-25

O diuron é um herbicida registrado no Brasil para o controle de várias espécies de plantas daninhas em diversas culturas de importância econômica, como algodão, cana-de-açúcar, banana, cacau, café, citros, eucalipto, dentre outras. Apresenta longa persistência no solo e é recomendado para uso em pré-emergência das plantas daninhas. A seletividade do diuron para a maioria das culturas, especialmente o algodão, é devido ao posicionamento de sua molécula no perfil do solo. Em razão disso, é condição necessária para se fazer recomendações seguras desse herbicida, do ponto de vista agronômico e ambiental, que se conheçam as interações de sua molécula com a matriz dos solos para se definir as doses recomendadas. Na literatura existem relatos de estudos de sorção e lixiviação do diuron em diferentes solos. Entretanto, não é comum que se faça correlação entre os dados obtidos e doses recomendadas, quanto a eficiência no controle das plantas daninhas, seletividade da cultura e risco ambiental. Nesta pesquisa objetivou-se estimar, pelo método biológico, a sorção, lixiviação e doses do diuron a serem recomendadas para o controle de plantas daninhas em diferentes solos. Experimentos foram realizados para avaliar o comportamento do diuron nos solos (sorção e lixiviação) e para definir as doses de diuron para cada solo que promoveriam um controle de 80% das plantas daninhas. Foram feitas análises de correlação entre atributos físico-químicos do solo e a razão de sorção do diuron com as doses que controlaram com eficiência as espécies de plantas daninhas. A espécie indicadora nos experimentos de sorção e lixiviação foi Cucumis sativus. Amaranthus hybridus e Eleusine indica foram utilizadas no experimento de eficiência de controle. A sorção do diuron foi maior nos solos com maiores teores de matéria orgânica. O diuron não apresentou potencial de lixiviação em nenhuma das amostras de solo e as doses necessárias para obtenção de controle eficiente das espécies de plantas daninhas foram menores que as recomendadas em bula. As doses correlacionaram-se positivamente com o teor da matéria orgânica, CTC e os parâmetros de sorção. Contudo, a análise de correlação evidenciou que apenas as correlações entre atributos do solo e parâmetros da sorção não permitem determinar com eficiência as doses de diuron a serem recomendadas. Conhecer as características do solo é condição determinante antes de se fazer a recomendação de doses do diuron, para se obter controle satisfatório de plantas daninhas com baixo risco de contaminação ambiental (contaminação do perfil do solo e de águas subterrâneas e superficiais). Palavras-chave: 1-(3,4-dichlorophenyl)-3-methylurea. Eficiência de controle. Herbicida. Impacto ambiental.
Diuron is a herbicide registered in Brazil for the control of several weed species in various crops of economic importance, such as cotton, sugarcane, banana, cocoa, coffee, citrus, eucalyptus, among others. It has long persistence in the soil and is recommended for use in pre-emergence of weeds. The selectivity of diuron for most crops, especially cotton, is due to the positioning of its molecule in the soil profile. As a result, it is a necessary condition to make safe recommendations of this herbicide, from the agronomic and environmental point of view, to know the interactions of its molecule with the soil matrix to define as recommended doses. In the literature there are reports of studies of diuron sorption and leaching in different soils. However, it is not common to make correlation between the data obtained and recommended doses, regarding the efficiency in weed control, crop selectivity and environmental risk. This research aimed to estimate, by biological method, the sorption, leaching and doses of the diuron to be recommended for weed control in different soils. Experiments were carried out to evaluate the diuron behavior in soils (sorption and leaching) and to define diuron doses for each soil that promote a control of 80% of weeds. Correlation analyses were performed between soil physicochemical attributes and diuron sorption ratio with doses that efficiently control weed species. The indicator species in the sorption and leaching experiments was Cucumis sativus. Amaranthus hybridus and Eleusine indica were used in the control efficiency experiment. Diuron sorption was higher in soils with higher organic matter contents. The diuron did not present leaching potential in any of the soil samples and the doses necessary to obtain efficient control of weed species were lower than those recommended in bulla. As doses were positively correlated with the organic matter content, CTC and sorption parameters. However, correlation analysis showed that only the correlations between soil attributes and sorption parameters do not allow efficiently determining how diuron doses to be recommended. Knowing the characteristics of the soil is a determining condition before recommending diuron doses to obtain satisfactory control of weeds with low risk of environmental contamination (contamination of soil profile and groundwater and surface water). Keywords: 1-(3,4-dichlorophenyl)-3-methyllurea. Environmental impact.

Diuron (Herbicida) - Aspectos ambientais, Solos - Movimento de Herbicidas, Impacto ambiental, 1-(3,4-dichlorophenyl)-3-methylurea

PONTES JUNIOR, Vicente Bezerra. Estimativas, pelo método biológico, da sorção, lixiviação e de doses do diuron em diferentes solos. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.