Desenvolvimento de um rastreador solar microcontrolado para um coletor solar concentrador

2009-05-18

Este trabalho foi realizado com o objetivo de construir um coletor solar concentrador, para ser usado na produção de água destilada, dotado de um sistema de orientação automático capaz de fazer o rastreamento do sol e estudar efeitos do rastreamento sobre painéis fotovoltaicos. Optou-se por construir um coletor concentrador de foco linear, com razão de concentração igual a 27, acoplado a um sistema rastreador capaz de localizar as regiões de maior radiação no céu. O rastreador microcontrolado, foi feito com o microcontrolador da Microchip PIC 16F877 utilizando quatro LDRs (Light Depending Resistor,) como sensores de radiação. Concluída esta primeira parte foi feita uma avaliação energética, a fim de determinar a eficiência de conversão energética e, por fim, fez-se uma avaliação de painéis fotovoltaicos rastreadores e estes mostraram um aumento médio na eficiência de até 70% em relação a painéis fixos. A análise técnica e de custos mostraram a viabilidade econômica e técnica do rastreador projetado.
This work was carried out with the objective of to building a solar collector concentrator endowed of an automatic system of direction to be used in the production of distilled water and to do the tracking with photovoltaic panels. A collector was opted to build concentrator of linear focus, with reason of equal concentration to 27 coupled to a system tracker ably to locate the clearest regions in the sky. The micro controlled tracking, able to locate clearer regions in the sky was done by the electronic component of the Microchip (PIC 16F877) using four LDRs (Light Depending Resistor,) like sensors of radiation. When this first part was ended an energetic evaluation was done, in order to determine the efficiency of energetic conversion and, finally, an evaluation of photovoltaic panels was made a trackers and these showed a middle increase in the efficiency of up to 70 % regarding fixed panels. The analysis technical and of costs they showed the economical and technical viability of the tracker projected.

Coletor solar concentrador, Rastreamento do sol, Rastreamento de painéis fotovoltaicos, Avaliação Energética, Solar collector concentrator, Photovoltaic panels, Energetic evaluation

PAIVA, Edinei Canuto. Development of a tracker for concentrator solar collector. 2009. 127 f. Tese (Doutorado em Construções rurais e ambiência; Energia na agricultura; Mecanização agrícola; Processamento de produ) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.