2023-08-22

Sales, Ramon Amaro

O eucalipto é a espécie mais abundante nas plantações florestais do Brasil. A alta produtividade do eucalipto é resultado do uso de materiais genéticos adaptados e melhores práticas de manejo. No entanto, devido à diversidade de condições de sítio em que o eucalipto é cultivado no Brasil, existe uma diferença entre a produtividade alcançada no campo e seu potencial máximo. O objetivo deste estudo foi calibrar e validar os modelos de simulação 3- PG e APSIM Next Generation Eucalyptus para entender as quebras de rendimento bem como avaliar a sensibilidade da produtividade do eucalipto em Minas Gerais, Brasil. Os modelos 3- PG e APSIM foram calibrados e avaliados, utilizando-se dados experimentais de produtividade do eucalipto em diferentes regiões produtoras de Minas Gerais. Ambos os modelos apresentaram bom desempenho na simulação de diferentes condições climáticas, solos e genótipos. O APSIM mostrou-se mais eficaz na simulação de uma cultura genérica e em condições contrastantes. Além disso, a deficiência hídrica foi identificada como o principal fator de perda de produtividade, destacando a necessidade de clones mais tolerantes à seca e ajustes no manejo florestal. Em relação à sensibilidade dos modelos, para simular a produtividade em diferentes regiões, tanto o 3-PG quanto o APSIM responderam positivamente ao aumento da disponibilidade de água no solo. O APSIM demonstrou maior sensibilidade e houve variação na produtividade de acordo com a disponibilidade hídrica do solo. Estes modelos podem ser aprimorados, como por exemplo usando classes de solo no APSIM, ou mesmo uma distribuição vertical do sistema radicular em ambos os modelos, para melhorar a dinâmica de água e absorção pelas plantas. Palavras-chave: Apsim, 3-PG, Simulação, Eucalipto, Modelagem, Agrometeorologia, Quebra de produção, Sensibilidade.
Eucalyptus is the most abundant species in forest plantations in Brazil. The high productivity of eucalyptus is the result of the use of adapted genetic materials and best management practices. However, due to the diversity of site conditions in which eucalyptus is cultivated in Brazil, there is a difference between the productivity achieved in the field and its maximum potential. The objective of this study was to calibrate and validate the 3-PG and APSIM Next Generation Eucalyptus simulation models to understand yield losses and assess the sensitivity of eucalyptus productivity in Minas Gerais, Brazil. The 3-PG and APSIM models were calibrated and evaluated using experimental eucalyptus productivity data from different producing regions in Minas Gerais. Both models showed good performance in simulating different climatic conditions, soils, and genotypes. APSIM proved to be more effective in simulating a generic crop under contrasting conditions. Additionally, water deficiency was identified as the main factor causing productivity loss, emphasizing the need for more drought-tolerant clones and adjustments in forest management. Regarding the sensitivity of the models to simulate productivity in different regions, both 3-PG and APSIM responded positively to an increase in soil water availability. APSIM showed greater sensitivity, and there was variation in productivity according to the soil water availability. These models can be improved, for example, by using soil classes in APSIM, or even a vertical distribution of the root system in both models, to enhance water dynamics and absorption by plants. Keywords: Apsim, 3-PG, Simulation, Eucalyptus, Modeling, Agrometeorology, Yield gap, Sensitivity.

Eucalipto - Crescimento - Método de simulação, Eucalipto - Cultivo - Minas Gerais, Metereologia agrícola

SALES, Ramon Amaro. Modelagem de base processual aplicada ao crescimento e produtividade do eucalipto. 2023. 97 f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.