Um modelo para apoio à decisão em avaliação de riscos em projetos de software utilizando simulação com dinâmica de sistemas

2014-06-18

Entretanto, na gerência de projetos, existem inúmeros fatores de risco que envolvem o desenvolvimento de software. Esses fatores de risco interagem de forma dinâmica e não linear, dificultando as tomadas de decisões. O objetivo desse trabalho é criar um modelo de dinâmica de sistemas, que é uma técnica descritiva utilizada para modelagem e simulação de sistemas, envolvendo fatores de risco que influenciam fortemente no desenvolvimento de software. O modelo gerado deve ser uma ferramenta que auxilie os gerentes de projetos em suas tomadas de decisões. Os relacionamentos entre as variáveis foram extraídos a partir de experimentos reais ou empíricos disponibilizados na literatura, com isso aproximando os resultados do modelo aos do mundo real. O modelo possibilita reproduzir cenários de riscos em projetos de software, nos quais seria oneroso ou perigoso testar na realidade, possibilitando a análise dos impactos dos riscos no prazo de desenvolvimento dos projetos.
However, in project management, there are numerous risks involved in software development. These risk factors interact in a dynamic and nonlinear way, hindering decision making. The aim of this work is to create a system dynamics model, which is a descriptive technique used for modeling and simulation of systems involving risk factors that strongly influence the development of software. The generated model should be a tool that helps project managers in their decision making. The relationships between variables were extracted from actual or empirical experiments available in literature, thus approaching the model results to the real world. The model allows to reproduce scenarios risks in software projects where it would be costly or dangerous to test in reality, allowing the analysis of the impacts of risks within the project development.

Software - Desenvolvimento, Gestão de projetos, Avaliação de riscos, Tomada de decisões, Software - Development, Project management, Risk assessment, Decision making

LOPES, Jhoney da Silva. A model for decision support in risk assessment in software projects using system dynamics simulation. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.