2021-08-13

O triclopyr (ácido [(3,5,6-tricloro-2-piridinil) oxi] acético) é um herbicida auxínico ou mimetizador de auxinas, que tem por finalidade controlar plantas daninhas eudicotiledôneas anuais e perenes em áreas de pastagens, jardins, gramados, cultura de arroz e na dessecação em pré-semeadura de culturas como soja, milho e algodão. Ao atingir o solo, o herbicida está suscetível a sofrer processos de redistribuição e degradação, podendo reter-se nos coloides do solo ou estar disponível em solução até atingir horizontes mais profundos. O triclopyr é um herbicida que pode ser utilizado em diversas áreas agricultáveis, com solos de diferentes características. Dessa forma, é importante conhecer o comportamento do triclopyr no solo, para que não ocorra danos agronômicos e ambientais como, por exemplo, o carryover. No presente trabalho, objetivou-se estudar o comportamento do triclopyr em solos de diferentes atributos utilizando métodos cromatográficos. Foram coletadas amostras dos horizontes A, B e C de um Latossolo Vermelho-Amarelo e amostras das camadas superficiais de dois Latossolos Vermelho-Amarelo e um Argissolo Vermelho-Amarelo. A sorção e dessorção do triclopyr foi estudada ao longo do perfil do solo utilizando-se a metodologia Batch Equilibrium e por meio da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – CLAE. O tempo de meia-vida do triclopyr nas amostras de solo foi estimado por meio da coleta em dias pré-determinados após a aplicação do herbicida. Observou-se que os valores de sorção, dessorção e meia-vida do triclopyr variaram de acordo com cada solo estudado em função de suas propriedades físicas e químicas. Concluiu- se que o triclopyr é pouco sorvido no solo estudado, indicando a possibilidade de sua lixiviação a horizontes mais profundos e causar contaminação ambiental. O triclopyr sorvido pode retornar à solução do solo e ficar disponível para ser absorvido pelas raízes das plantas. A matéria orgânica é o atributo que mais influência na sorção do triclopyr aos coloides do solo. Concluiu-se, também, que em solos com menor teor de matéria orgânica, o triclopyr apresenta um maior tempo de meia-vida. Palavras-chave: Herbicida. Ácido [(3,5,6-tricloro-2-piridinil) oxi] acético. Comportamento no solo. Contaminação ambiental.
Triclopyr ([(3,5,6-trichloro-2-pyridinyl) oxy] acetic acid) is an auxin herbicide or auxin mimetizer, which aims to control annual and perennial eudicotyledonean weeds in pasture areas, gardens, lawns, rice crop and pre-sowing desiccation of crops such as soybean, corn and cotton. Upon reaching the soil, the herbicide is susceptible to redistribution and degradation processes, and may be retained in the soil colloids or be available in solution until it reaches deeper horizons. Triclopyr is a herbicide that can be used in several agricultural areas, with soils of different characteristics. Thus, it is important to know the triclopyr behavior in the soil, so that there is no agronomic and environmental damage, such as carryover. In the present work, the objective was to study the triclopyr behavior in soils of different attributes using chromatographic methods. Samples were collected from horizons A, B and C of a Yellow Red Oxisol and samples of the surface layers of two Yellow Red Oxisols and one Yellow Red Argisol. The sorption and desorption of triclopyr was studied along the soil profile using the Batch Equilibrium methodology and through High Performance Liquid Chromatography - HPLC. The half-life time of triclopyr in soil samples was estimated by collection on predetermined days after herbicide application. It was observed that the values of sorption, desorption and half-life of triclopyr varied according to each soil studied according to its physical and chemical properties. It was concluded that triclopyr is poorly sorred in the studied soil, indicating the possibility of leaching to deeper horizons and causing environmental contamination. The sorvided triclopyr can return to the soil solution and become available to be absorbed by the roots of the plants. Organic matter is the attribute that most influences triclopyr sorption to soil colloides. It was also concluded that in soils with lower organic matter content, triclopyr has a longer half-life. Keywords: Herbicide. ([(3,5,6-trichloro-2-pyridinyl) oxy] acetic acid). Soil behavior. Environmental contamination.

Herbicidas, Herbicidas - Movimento no solo, Solos - Poluição

LAUBE, Ana Flávia Souza. Sorção, dessorção e meia-vida do triclopyr em amostras de solos de diferentes atributos. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.