Análise dos impactos produzidos por eventos pluviais extremos, no município Ubá (MG)

2023-03-29

É cada vez mais comum que eventos extremos de chuva, como inundações, sejam relatados com frequência na região Sudeste do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estes eventos pluviais extremos têm provocado impactos significativos na população, provocando prejuízos materiais e humanos. O município de Ubá (MG) é considerado suscetível a eventos de chuva intensa, devido à ocupação de áreas de risco e ao crescimento acelerado do espaço urbano. Frente a isso, firma-se que o objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica espaço-temporal quanto ao processo de crescimento do espaço urbano e demográfico (entre 2003 e 2021) e as inundações ocorridas no centro urbano do município, com o propósito de delimitar as áreas suscetíveis e os impactos sociais e econômicos resultantes do fenômeno. Para tanto, foram realizadas análises espaciais usando imagens de satélite, mapas topográficos e dados estatísticos. Também foram realizadas análises de dados, para obter informações sobre os impactos causados pelas inundações. A análise dos dados mostrou que, entre 2003 e 2021, houve um crescimento significativo do espaço urbano e da população do município. Foi constatado que as inundações têm sido mais frequentes e severas nos últimos anos, em função da ocupação de áreas de risco e da impermeabilização de solos. As inundações estão relacionadas a impactos negativos, tais como prejuízos materiais, interrupção de serviços básicos, deslocamentos de populações e baixo nível de assistência por parte das autoridades. Dessa forma, conclui-se que é necessário que as autoridades do município de Ubá tomem medidas para conter o crescimento desordenado do espaço urbano, além de melhorar as condições de drenagem e buscar meios de implementar medidas de prevenção de inundações para minimizar os impactos sociais e ambientais que elas causam. Palavras-chave: Eventos extremos de chuva. Inundações. Espaço urbano. Prejuízos materiais. Impactos sociais. Prevenção.
It is increasingly common for extreme rainfall events, such as floods, to be reported frequently in the Southeast region of Brazil, especially in the states of Minas Gerais and Rio de Janeiro. These extreme rainfall events have caused significant impacts on the population, causing material and human losses. The municipality of Ubá (MG) is considered susceptible to heavy rainfall events due to the occupation of risk areas and the accelerated growth of urban space. The aim of this work is to analyze the spatial-temporal dynamics regarding the process of urban and demographic space growth (between 2003 and 2021) and the floods that have occurred in the urban center of the municipality, with the purpose of delimiting the susceptible areas and the social and economic impacts resulting from the phenomenon. To achieve this objective, spatial analyses were carried out using satellite images, topographic maps and statistical data. Data analysis was also performed to obtain information about the impacts caused by flooding. Data analysis showed that between 2003 and 2021, there was a significant growth of urban space and population in the municipality. It was found that floods have been more frequent and severe in recent years, due to the occupation of risk areas and soil sealing. Floods are related to negative impacts such as material damages, interruption of basic services, displacement of populations and low level of assistance from the authorities. It is necessary that the authorities of the municipality of Ubá take measures to contain the disorderly growth of urban space, improve drainage conditions and implement flood prevention measures to minimize the social and environmental impacts they cause. Keywords: extreme rainfall events. Floods. Urban space. Material damages. Social impacts. Prevention.

Inundações - Ubá (MG), Chuvas - Ubá (MG), Impacto ambiental - Aspectos sociais - Ubá (MG)

CRUZ, Edmilson Virgilino. Análise dos impactos sociambientais decorrentes das inundações no centro urbano do município de Ubá (MG). 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.