1994-04-13

Com o objetivo de fornecer mais dados para o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na evolução do cariótipo dos Hymenoptera e dos Trypoxylon em particular, foram realizados estudos citogenéticos em algumas espécies de vespas do referido gênero. As vespas do gênero Trypoxylon estão biologicamente divididas em dois tipos, quanto ao modo de nidificação: as que fazem ninhos externos, de barro, e as que nidificam em cavidades preexistentes. As coletas das espécies que constroem ninhos externos foram feitas mediante a procura direta nos locais de nidificação, como paredes e portas. As coletas das espécies que nidificam em cavidades preexistentes foram realizadas por meio da técnica de ninhos-armadilhas. Estes eram constituídos por blocos de madeira perfurada ou bambu, de comprimento e diâmetro variáveis, nos quais as vespas construíam seus ninhos. Esses blocos foram colocados em vários locais da região de Viçosa-MG, e eram periodicamente inspecionados e coletados sempre que estavam nidificados. No laboratório, os indivíduos na fase de prepupa ou pupa de olho branco foram submetidos às preparações citogenéticas, sendo que pelo menos um indivíduo de cada ninho foi deixado emergir, os quais foram montados em alfinetes entomológicos, identificados e depositados no Museu de Entomologia da UFV. Foram estudados citogeneticamente 256 exemplares, pertencentes a nove espécies. A variação de distribuição do complemento cromossômico haplóide (n) foi de 15 a 17 e a do número diplóide de braços (2AN), de 34 a 60. As técnicas citogenéticas empregadas, coloração convencional e de banda-C, proporcionaram uma excelente caracterização numérica, morfológica e dos padrões de distribuição da heterocromatina constitutiva, além de fornecer subsídios para inferências dos mecanismos cromossômicos envolvidos na evolução do cariótipo das diferentes espécies. Rearranjos dos tipos fissões e fusões cêntricas, inversões pericêntricas e paracêntricas, mudança do centrômero funcional, adição e deleção de heterocromatina constitutiva foram os prováveis mecanismos responsáveis pela constituição cariotípica das espécies estudadas neste trabalho. A evolução do cariótipo do gênero Trypoxylon, diante das espécies aqui analisadas, é completamente consistente com a hipótese da interação mínima, sendo os principais mecanismos moldadores da evolução atribuídos às fissões cêntricas, ao crescimento em 'tandem' da heterocromatina constitutiva e às inversões pericêntricas.

Vespa - Citogenética, Vespa - Cariótipos, Vespa - Heterocromatina, Trypoxylon

GOMES, Luiz Fernando. Estudos citogenéticos em vespas do gênero Trypoxylon (Hymenoptera, Sphecidae, Larrinae,Trypoxylonini). 1994. 80 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1994.