2021-11-08

O estudo foi motivado pelo direito humano ao acesso ao saneamento seguro, pela sustentabilidade da segurança hídrica, alimentar e nutricional e pelo desenvolvimento de sistemas agroalimentares mais resilientes. O objetivo geral foi investigar e contribuir com as estratégias para o uso sustentável da água cinza como recurso hídrico alternativo com a abordagem do saneamento ecológico, dentro de uma proposta de integração do saneamento à agricultura na recuperação de recursos. O estudo foi dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo teve como objetivos propor um modelo de dimensionamento de um projeto padrão para o sistema Círculo de Bananeiras, baseado no conceito de balanço hídrico, os fluxos de água cinza, chuva, infiltração e evapotranspiração. O dimensionamento do sistema considerou as áreas necessárias para os fenômenos da infiltração e evapotranspiração. Na determinação da área de infiltração foi considerada uma vala de forma cilíndrica, sendo determinadas a taxa de carga hidráulica e a taxa de percolação do solo. A taxa de evapotranspiração das bananeiras foi considerada na definição da área de evapotranspiração. Uma simulação teórica foi efetuada considerando a produção de água cinza por uma família de cinco pessoas, vivendo em um contexto de baixa renda e com escassez de água. Os resultados indicaram o potencial do modelo proposto para fornecer critérios para o projeto padrão. O segundo capítulo objetivou avaliar a aceitação e percepção de riscos e benefícios de técnicos de assistência rural de Minas Gerais para o reuso da água cinza como recurso hídrico alternativo na agricultura. Os resultados indicaram atitude positiva dos entrevistados em relação ao reuso da água cinza na agricultura. Mais de 80% dos técnicos acreditam na possibilidade de utilizar a água cinza como um recurso hídrico alternativo e apresentam disposição de realizar a prática. Apesar da percepção de possíveis riscos à saúde humana com a ingestão de alimentos crus, a maioria dos entrevistados acredita que é possível realizar o reuso de forma segura com a adoção de técnicas de irrigação e tratamento no local. Uma perspectiva positiva para o desenvolvimento de políticas públicas para o reuso de água no estado foi percebida entre os técnicos, especialmente nas regiões com histórico de escassez hídrica e em um contexto socioeconômico mais precário. Este estudo oferece contribuições às discussões relacionadas ao reuso da água na agricultura e subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de reutilização de águas residuárias. Palavras-chave: Reuso. Evapotranspiração. Permacultura. Saneamento Ecológico.
The study was motivated by the human right to access to safe sanitation, the sustainability of water, food and nutrition security and the development of more resilient agricultural systems. The overall objective was to investigate and contribute to strategies for the sustainable use of greywater as an alternative water resource with the ecological sanitation approach, within a proposal to integrate sanitation with agriculture in the recovery of resources. The study was divided into two chapters. The first chapter aimed to propose a model for sizing a standard design for the Banana- Tree Circle system, based on the concept of water balance, considering the flows of greywater, rainfall, infiltration and evapotranspiration. The design of the system considered the areas necessary for the processes of infiltration and evapotranspiration. In determining the infiltration area, a cylindrical shaped trench was considered, and the hydraulic loading rate and soil percolation rate were determined. The evapotranspiration rate of the banana plants was considered for the definition of the evapotranspiration area. A theoretical simulation was performed considering the greywater production of a family of five, living in a low-income and in a water-scarce context. The results indicated the potential of the proposed model to provide criteria for standard design. The second chapter aimed to evaluate the acceptance and perception of risks and benefits of rural assistance technicians in Minas Gerais for the reuse of greywater as an alternative water resource in agriculture. The results indicated a positive attitude of the interviewees towards the reuse of greywater in agriculture. More than 80% of the technicians believe in the possibility of using greywater as an alternative water resource and are willing to perform the practice. Despite the perception of possible risks to human health with the ingestion of raw food, most of the interviewees believe that it is possible to perform the reuse in a safe way with the adoption of on-site irrigation and treatment techniques. A positive perspective for the development of public policies for water reuse in the state was perceived among the technicians, especially in regions with a history of water scarcity and with a more precarious socioeconomic context. This study offers contributions for the discussions related to water reuse in agriculture and subsidies for the development of public policies for effluent reuse. Keywords: Reuse. Evapotranspiration. Permaculture. Ecological Sanitation.

Água - Reuso, Evapotranspiração, Permacultura, Saneamento - Aspectos ambientais, Águas residuais - Aspectos ambientais

SILVA, Juliano Rezende Mudadu. Reuso direto de água cinza na agricultura: percepção de extensionistas rurais e proposta de dimensionamento de Círculo de Bananeiras. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.