2022-12-16

Faria, Alex Pinheiro Simiqueli de

A Rinite Alérgica é uma patologia de elevada prevalência na população global. Está associada a comprometimento da capacidade laboral e da qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Em sua fisiopatologia destaca-se a participação de forças oxidantes e do sistema protetor antioxidante. O objetivo central do presente estudo foi analisar o perfil oxidativo de pacientes portadores de Rinite Alérgica Persistente, relacionando à sua classificação clínica (leve ou moderada-severa). Trata-se de um estudo do tipo transversal, com coleta de dados realizada durante atendimentos clínicos ocorridos entre 09/2021 e 02/2022 na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Após a estratificação clínica de pacientes previamente diagnosticados foi realizada uma coleta de sangue periférico para determinação dos parâmetros hematológicos e para avaliação espectrofotométrica dos marcadores relacionados ao perfil oxidativo. A análise estatística foi realizada através do programa GraphPad Prism 7.0 program (GraphPad Software, Inc. San Diego, CA) e a significância estatística foi considerada quando p<0,05. Os dois grupos avaliados apresentaram predomínio do sexo feminino, média etária de 29,6 anos e em sua maioria relataram fazer uso de automedicação. Não foi observado diferença significativa na capacidade antioxidante total entre os grupos avaliados, entretanto os níveis de atividade da enzima antioxidante Catalase se apresentaram significativamente reduzidos no grupo com rinite moderada-severa (91,2 + 90,5 vs. 148,5 + 111,3 μm/L; p=0,048), interessantemente observamos correlação positiva entre os níveis de catalase com proteínas carboniladas (r=0,437 e p=0,0253) e de catalase com índice de massa corporal (r=0,4109 e p=0,037) apenas neste grupo. Nossos dados demonstram que os pacientes com quadros mais graves de rinite alérgica apresentam maiores alterações dos marcadores oxidativos, que se correlacionam positivamente com fatores de risco de agravo do referido quadro. Palavras-chave: Rinite Alérgica. Estresse Oxidativo. Antioxidantes.
Allergic Rhinitis is a high prevalence disease among global population. It ́s associated with work and quality of life impairment of affected individuals. On it ́s phisiopatology Oxidative Stress and Antioxidant Protector System participation is remarked. The aim of this study was to analyze the oxidative profile of patients with Persistent Allergic Rhinitis, relating to their clinical classification (mild or moderate- severe). This is a cross-sectional study, with data collection performed during clinical appointments occurred between 09/2021 and 02/2022 at the health division of Universidade Federal de Viçosa. After clinical stratification of previously diagnosed patients and allergic etiology confirmation through Skin Prick Test, peripherical blood samples were collected to determine hematological parameters and spectrophotometric evaluation of oxidative profile-related markers. Statistical analysis was performed using the GraphPad Prism 7.0 program (GraphPad Software, Inc. San Diego, CA) and statistical significance was considered when p<0.05. The two evaluated groups showed a predominance of females with a mean age of 29,6 years and their majority reported self-medication use. There was no significant difference between the total antioxidant capacity of the evaluated groups. However, the activity levels of the antioxidant enzyme catalase were significantly reduced in the group with moderate-severe rhinitis (91.2 + 90.5 vs. 148.5 + 111, 3 μm/L; p=0.048). Interestingly, we observed a positive correlation between catalase levels and carbonylated proteins (r=0.437 and p=0.0253) and catalase and body mass index (r=0.4109 and p=0.037) only in this group. Our data demonstrate that patients with more severe conditions of allergic rhinitis have more significant alterations in oxidative markers, which are positively correlated with risk factors for that condition worsening. Keywords: Allergic Rhinitis. Oxidative Stress. Antioxidants.

Rinite alérgica - Pacientes - Métodos estatísticos, Estresse oxidativo, Marcadores bioquímicos

FARIA, Alex Pinheiro Simiqueli de. Avaliação do perfil oxidativo na rinite alérgica relacionada à classificação clínica: estudo transversal. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.