Extração de candidatos a aspectos a partir de descrições de fluxo de casos de uso

2009-08-28

A identificação de candidatos a aspectos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software permite melhorar a modularização dos requisitos, detectar conflitos mais cedo e manter a separação de interesses nas fases posteriores do processo. Porém, a identificação de aspectos em fases iniciais não é trivial já que os requisitos transversais se encontram espalhados nos diversos documentos elaborados nessas fases. Essa tarefa pode ser muito cara e consumir muito tempo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é obter uma técnica que auxilie a identificação de candidatos a aspectos na fase de requisitos, por meio de inspeção em descrições de fluxo de casos de uso. Para alcançar esse objetivo, foi projetado um template para descrição de casos de uso de forma estruturada, com seções pré-definidas, nas quais podem ser identificados RNFs e RFs candidatos a aspectos. Também foi projetado um checklist para verificação das descrições de casos de uso. Foram realizados dois estudos de caso: o primeiro com o objetivo de avaliar a facilidade de compreensão e utilização do template e checklist; o segundo com o objetivo de avaliar a utilização da técnica proposta. Os estudos de caso realizados permitiram identificar os principais RNFs incluídos nas descrições realizadas pelos participantes e em quais seções da descrição eles aparecem. A análise dos resultados obtidos com os estudos de caso são evidências de que a técnica proposta facilita a inspeção em busca de candidatos a aspectos.
The identification of aspect candidates in the early stages of software development process allows improving the modularization of the requirements, to detect conflicts early and to maintain the separation of concerns in the later stages of the process. However, the identification of aspects in initial phases is a non-trivial task because the crosscutting concerns can often be scattered across the several requirements documents. This task can be costly and too time-consuming. The goal of this research is to presents a technique to assist in the identification of aspect candidates in the requirements, through inspection. To achieve this objective, a template for use cases description structured was designed, with pre-defined sections, in which non-functional requirements (NFRs) and functional requirements (FRs) aspect candidates can be more readily identified. A checklist for check the use cases description was designed too. Two case studies were carried out: the first to evaluate the ease of understanding and use of template and checklist; the second to evaluate the use of proposed technique. These case studies allow identifying the mains NFRs included in the descriptions made by the participants and in which sections of description they appear. The analysis of results obtained from the case studies let us conclude that the proposed technique facilitates the identification of aspect candidates.

Casos de uso, Early aspects, Programação orientada a aspectos, Engenharia de requisitos, Use cases, Early aspects, Aspect-oriented programming, Requirements engineering

CAMPOS, Juliana Pinheiro. Identification of aspect candidates in use cases descriptions. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.