Redes sociais no suporte ao ensino de engenharia de software

2012-02-29

A adoção das Redes Sociais no Suporte ao Ensino de Engenharia de Software pode ser fundamentada nas teorias de aprendizagem do sócioconstrutivismo e conectivismo. Esse trabalho apresenta um estudo de caso efetuado através de uma extensão de uma Rede Social livre e de código aberto que permitiu estudar efeitos dessa nova tecnologia na educação. As Redes Sociais oferecem ferramentas tais como blogs em grupo que podem estimular a interação e aprendizagem colaborativa dentro da Rede Social. Os blogs em grupo podem aumentar a conectividade da Rede Social, permitindo mais interações sociais e mais informações para alunos envolvidos. Entretanto o uso dos blogs em grupo para educação requer estratégias pedagógicas claras para que as interações entre alunos aconteçam.
Adoption of Social Networks in Education may be based on learning theories of socio-constructivism and connectivism. This work presents a case study carried out by extending an open source and free social network that allowed us to study effects of this new technology in education. They offer tools such as group blog that can stimulate collaborative interaction. The group blog can increase network connectivity enabling more social interactions and more information to learners involved. However the use of the group blog for education requires teaching strategies for collaborative interactions between learners happen.

Redes sociais, Ensino a distância, Blogs, Colaboração, Social networks, Distance learning, Blogs, Collaboration

CARVALHO, Leonardo Fonseca de. Social support networks in software engineering education. 2012. 52 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.