2018-02-22

A produção de mudas de espécies nativas, a exemplo de vinhático e braúna, é altamente relevante para recompor áreas florestais e favorecer a conectividade funcional e o fluxo gênico entre espécies. Entretanto, essas duas espécies apresentam sobrevivência menor que 2 % quando cultivadas em substrato comercial em condições de viveiro, o que pode estar relacionada à ausência de microrganismo simbiontes nos substratos de cultivo. Essa questão abre espaço para a interseção de diferentes campos de conhecimento, dentre os quais a ecologia, botânica, engenharia florestal, ciências do solo e microbiologia que, avaliados de modo integrado, podem auxiliar na compreensão do problema de pesquisa. Esta tese teve como objetivo avaliar a teoria do plant-soil feedback por meio da sobrevivência e o crescimento de mudas de vinhático e braúna, inoculadas com microrganismo simbiontes provenientes de uma planta adulta da mesma espécie. Para tanto, as mudas foram crescidas em diferentes proporções de substrato:solo, bem como da fertilização com P, avaliando-se o crescimento vegetal e a comunidade microbiana, para entender a dinâmica da simbiose entre plantas e a comunidade microbiana. Deste modo, este estudo mostrou que tanto o vinhático como a braúna apresentam plant-soil feedback positivo e estabelecem associação com Bradyrhizobium sp. Entretanto, diferentemente de vinhático, braúna parece não ser uma espécie caracteristicamente micorrízica. Os estudos demonstraram também que as características físico-químicas dos substratos influenciam a comunidade microbiana, o pH e a disponibilidade de nutrientes e, consequentemente, o crescimento dessas espécies. Este estudo abriu a possibilidades de explorar aspectos da simbiose micorrízica e com rizóbios por meio do plant-soil feedback, fertilização e alterações nos substratos de cultivo, demonstrando a importância de se associar a composição do substrato com os microrganismo benéficos para garantir a sobrevivência e o crescimentos das espécies nativas.
The production native species seedlings, such as vinhático and braúna, is highly relevant to recompose forest areas and favour functional connectivity and gene flow between species. However, both tree species present survival less than 2 % when are grown on commercial substratum in nursery conditions, which may be related to the absence of symbiotic microorganisms in the growing substrates. This issue opens space for the intersection of different fields of knowledge, such as ecology, botany, forestry, soil sciences and microbiology, which, evaluated in an integrated way, can help in understanding the research problem. This thesis aimed to evaluate the plant-soil feedback theory by means of the survival and growth of saplings of Vinhático and Braúna, inoculated with symbiotic microorganisms from an adult plant of the same species. For that, the seedlings were grown in different proportions of substrate:soil, as well as P fertilization, for evaluating plant growth and microbial community to understand the dynamics of symbiosis between plants and the microbial community. Thus, this study showed that both Vinhático and Braúna present positive plant-soil feedback and establish association with Bradyrhizobium sp. However, unlike Vinhático, Braúna seems not to be characteristically mycorrhizal species. Studies have also shown that the physico-chemical characteristics of the substrates influence the microbial community, pH and nutrient availability and, consequently, the growth of these species. This study opened the possibilities of exploring aspects of symbiosis with mycorrhiza and rhizobia through plant-soil feedback, fertilization and alterations in the cultivation substrates, demonstrating the importance of associating the substrate composition with the beneficial microorganisms to guarantee the survival and the growth of native species.

Plathymenia reticulata, Melanoxylon brauna, Simbiose, Bradyrhizobium

PRATES JÚNIOR, Paulo. Plant soil feedback e inoculação de fungos micorrízicos em mudas de vinhático e braúna. 2018. 112 f. Tese (Doutorado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.