Eficiência nutricional de cultivares de cana-de-açúcar

2006-09-11

Objetivou-se neste trabalho determinar a eficiência nutricional de cultivares de cana-de-açúcar nos ciclos de cana-planta e primeira rebrota. Para tanto, foram avaliados o coeficiente de utilização biológica e a produção de sacarose aparente ha-1 (TPH). A instalação do experimento ocorreu em meados de fevereiro de 2003, em Argissolo Vermelho-Amarelo, textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Em dezembro de 2003, na fase de crescimento máximo da cultura, foram coletadas , nas fileiras centrais de cada parcela, folhas +3 (terceira folha com aurícula visível), que foram submetidas às analises de N, P, K, Ca e Mg para determinar os teores foliares. Em julho de 2004, aos 18 meses após o plantio, realizou-se a colheita da parte aérea para avaliar a produção de matéria fresca, matéria seca, colmos industrializáveis, acúmulo de sacarose e acúmulo de nutrientes. Em fevereiro de 2005, realizou-se a coleta de folhas +3 da cana de primeira rebrota, para avaliar o estado nutricional das plantas. As amostragens da parte aérea da cana de primeira rebrota foram realizadas em julho de 2005. De posse dos valores de acúmulo de nutrientes e TPH nos ciclos de cana-planta e primeira rebrota, estimaram-se os coeficientes de utilização biológica. Os teores foliares encontrados na cana-planta e na primeira rebrota correspondem aos teores encontrado s por outros pesquisadores, tanto em épocas remotas como recentemente, evidenciando que as cultivares atuais mantêm o mesmo nível de concentração dos nutrientes nas folhas, embora apresente produtividades maiores, o que, de algum modo, destaca os benefícios dos programas de melhoramento. Na cana-planta a cultivar RB867515 apresentou maior eficiência nutricional para fósforo, potássio e cálcio e a RB855536, apenas para fósforo. Na primeira rebrota, as cultivares com elevada eficiência nutricional foram a SP80-1816 para nitrogênio e fósforo, a RB835486 para fósforo e magnésio, a RB867515 somente para fósforo e a SP80-1842 para fósforo, potássio e magnésio.
This work aimed to determine the nutritional efficiency of sugar cane cultivars in the first two crop-growth cycles (plant and first-ratoon crops). Thus, biological utilization coefficient and apparent sucrose yield ha-1 (TPH) were evaluated. The experiment was set up on mid February 2003 in a clayey textured Red Yellow Argisol, and arranged in a randomized block design, with four repetitions. On December 2003, when the crop reached its maximum growth phase, +3 leaves (third leaf with visible auricle) were collected from the central rows of eac h plot and submitted to N, P, K, Ca and Mg analyses for foliar content determination. On July 2004, 18 months after planting, the aerial part was collected to evaluate fresh matter, dr y matter and industrializable culm production, sucrose accumulation, and nutrient accumulation. On February 2005, +3 leaves from first ratoon crop were collected to evaluate the nutritional state of the plants. Samplings of the aerial part of the first ratoon crop were carried out in July 2005. Nutrient accumulation and TPH values in the plant and first ratoon crops were used to estimate the biological utilization coefficients. The foliar contents found in the plant and first ratoon crops corresponded to those found by other researchers, both in the past and recently, indicating that the present cultivars maintain the same level of nutrient concentration in the leaves, although with greater yield, what, in some way, highlights the benefits of the breeding program. In the plant crop, cultivar RB867515 presented greater nutritional efficiency for phosphorus , potassium, and calcium, while cultivar RB855536 presented greater efficiency only for phosphorus . In the first ratoon crop, the cultivars with high nutritional efficiency were SP80-1816 for nitrogen and phosphorus; RB835486 for phosphorus and magnesium; RB867515 only for phosphorus and SP80-1842 for phosphorus, potassium and magnesium .

Cana-de-açúcar, Absorção de nutrientes, Sugar cane, Absortion of nutrients

MENDES, Lester Carvalho. Nutritional efficiency of sugar cane cultivars. 2006. 62 f. Dissertação (Mestrado em Plantas daninhas, Alelopatia, Herbicidas e Resíduos; Fisiologia de culturas; Manejo pós-colheita de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.