2022-03-22

Os Campos Rupestres são constituídos por um mosaico de vegetação inserida em regiões acima de 900 m de altitude e apresenta grande valor para a conservação. Ocorrem em solos de pH ácido, e são divididos em: Campo rupestre quartzítico, originado pela decomposição de quartzitos, arenitos e itacolomitos, com alta concentração de alumínio, e Campo Rupestre ferruginoso (canga), proveniente de formações ferríferas de hematita compacta e fragmentos de itabirito cimentado, com alta concentração de minerais de ferro e manganês. O objetivo deste estudo foi avaliar as estratégias adaptativas de duas espécies de leguminosas, Chamaecrista mucronata Spreng (H.S. Irwin & Barneby) e Mimosa pogocephala Benth (R. C. Barneby), presentes no campo rupestre em ambos os solos a partir da análise das respostas fotossintéticas, hídricas e nutricionais em função do tipo de solo em que se encontram e período sazonal. O trabalho foi desenvolvido na Serra da Calçada, entre os municípios d e Brumadinho e de Nova Lima – MG. Ambas as espécies apresentaram alta eficiência fotossintética, ajustes à variação hídrica e adotaram estratégias distintas para uso de recursos do ambiente. Em relação aos atributos hidráulicos do xilema e fotossintéticos, as espécies apresentaram estratégias conservativas no período de estiagem e aquisitivas no período chuvoso. A partir das análises de composição química do solo e folhas, apresentaram características conservativas em ambos os solos, principalmente em quartzítico. A disponibilidade hídrica sazonal apresentou pouca influência sobre as respostas das espécies, enquanto que o tipo de solo apresentou maior influência. Ambas as espécies possuem atributos foliares que permitem classificá-las dentro da estratégia ecológica estresse-tolerante e são acumuladoras do mineral ferro. C. mucronata e M. pogocephala apresentam grande variação em função do custo energético frente às estratégias aquisitivas, maximizadas no período chuvoso, em contrapartida às estratégias conservativas em vista das limitações nutricionais, sendo essas mais restritivas em solo quartzítico. Palavras-chave: Campos rupestres. Respostas fisiológicas. Estratégias conservativas. Estratégias aquisitivas. Estresse-tolerância.
The rupestrian grasslands are made up of a mosaic of vegetation inserted in regions above 900 m of altitude and has great value for conservation. They occurs in soils with acidic pH, and are divided in: Quartzitic rocky field originated by the decomposition of quartzites, sandstones and itacolomites, with high aluminum concentration and ferruginous rocky fields (canga), from iron formations of compact hematite and fragments of cemented itabirite, with high concentration of iron (Fe) and manganese minerals. The objective of this study was to analyze the adaptive strategies of two leguminous species, Chamaecrista mucronata Spreng (H.S.Irwin & Barneby) and Mimosa pogocephala Benth (R.C. Barneby), present in the rupestrian grasslands in both soils from the analysis of photosynthetic, water and nutritional responses as a function of the type of soil in which they are found and the seasonal. The work was developed at the Serra da Calçada, between the municipalities of Brumadinho and Nova Lima - MG. Both species showed high photosynthetic efficiency, adjustments to water variation and adopted different strategies for the use of environmental resources. Regarding the xylem hydraulic and photosynthetic attributes, both species showed conservative strategies in the dry season and acquisition in the rainy season. From the analysis of the chemical composition of the soil and leaves, showed conservative characteristics in both soils, but mainly in quartzite. It was observed that seasonal water availability had little influence on species responses, while soil type had a greater about the same. Both species have leaf attributes that allow them to be classified within the stress- tolerant ecological strategy and are iron accumulators of the iron mineral. C. mucronata and M. pogocephala show great variation in terms of energy cost in relation to acquisition strategies, maximized in the rainy season, as opposed to conservative strategies in view of nutritional limitations, which are more restrictive in quartzite soil. Keywords: Rupestrian grasslands. Physiological Acquisition strategies. Stress-tolerance. responses. Conservative strategies.

Leguminosa - Fisiologia, Stress - (Fisiologia), Leguminosa - Conservação, Leguminosa - Resistência a doença e praga

SANTOS, Luziene Maria dos. Estratégias adaptativas de duas espécies de leguminosas (Fabaceae) em campo rupestre ferruginoso e quartzítico. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2022