2019-09-02

O presente trabalho foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em História pela Universidade Federal de Viçosa para obtenção do Título de Mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Para tal, foi proposta uma discussão acerca da imersão das comunidades quilombolas no campo das políticas públicas de patrimônio, tomando como objeto de estudo a comunidade quilombola do Buieié em Viçosa-MG e objetivando analisar o patrimônio cultural desta comunidade, assim como de sua memória. O estudo proporciona ao leitor reflexões recentes no campo do patrimônio, visto a crescente busca por “memórias e patrimônios em desaparecimento” e algumas relações que envolvem políticas públicas patrimoniais, instituições e comunidades. A discussão perpassa o campo da memória, história e suas relações com o patrimônio, assim como a Educação Patrimonial ancorada na metodologia da experiência interativa, trazendo ao leitor uma sugestão de ação metodológica a campo. Trata- se de um trabalho endógeno à comunidade detentora, partindo de suas necessidades para uma apropriação cultural e da prerrogativa que a gestão do patrimônio cultural deve ser feita o mais próximo possível de seus detentores e criadores. Palavras-chave: Memória. identidade. Quilombo. Buieié.
The present work was developed by the Professional Graduate Program in History by the Federal University of Viçosa in order to obtain the title of Master in Cultural Heritage, Landscapes and Citizenship. To this end, it was proposed to discuss the immersion of quilombola communities in the field of public heritage policies, taking as its object of study the quilombola community of Buieié in Viçosa-MG and aiming to analyze the cultural heritage of this community, as well as its memory. This study provides the reader with recent reflections in the field of heritage, given the growing search for “fading memories and heritage” and some relationships involving public heritage policies, institutions and communities. The discussion goes through the field of memory, history and its relations with heritage, as well as Heritage Education anchored in the methodology of interactive experience, bringing to the reader a suggestion of methodological action in the field. It is an endogenous work to the community, starting from their needs for a cultural appropriation and the prerogative that the management of cultural heritage should be done as close as possible to its holders and creators. Keywords: Memory. Identity. Kilombo. Buieié.

Quilombos - Viçosa(MG), Patrimônio cultural, Memória coletiva

CIRO, Amanda Cristina Santiago Silva.Memória, Identidade e Cidadania: Entre reflexões e diálogos com a comunidade remanescente de quilombo Buieié – Viçosa/MG. 2019. 265 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019