Avaliação da eficiência de índices de perigo meteorológico de incêndios florestais para o estado de Minas Gerais

2018-11

Revista Brasileira de Climatologia

Este trabalho foi realizado com o objetivo de definir os índices de perigo de incêndio mais eficientes para as cidades do estado de Minas Gerais que possuem Estação Meteorológica Convencional. Foram utilizados dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Banco de Dados de Queimadas. No primeiro, coletou-se dados de precipitação, temperatura máxima, temperatura média, evaporação, umidade relativa média e velocidade do vento média para as cidades estudadas. No segundo, coletou-se os dias em que ocorreram incêndios florestais. De posse desses dados, calculou-se os seguintes índices: FWI, Telicyn, Nesterov, FMA, FMA+, P-EVAP e EVAP/P. Para comparar os índices e definir o mais eficiente, foi utilizado os métodos Skill Scoree Distância de Mahalanobis. Os resultados do Skill Scoremostraram que, para 77% das cidades estudadas, o índice mais eficiente é o FWI. Este mesmo índice também foi o mais eficiente em 81% das cidades estudadas quando usamos a Distância de Mahalanobis.
This work was carried out with the objective of defining the most efficient fire hazard indexes for the cities of the State of Minas Gerais that have a Conventional Meteorological Station. Data from the National Institute of Meteorology and the Queimadas Databank were used. In the first one, rainfall, maximum temperature, mean temperature, evaporation, mean relative humidity and mean wind speed data were collected for the cities studied. In the second, the days of forest fires were collected. With these data, the following indexes were calculated: FWI, Telicyn, Nesterov, FMA, FMA +, P-EVAP and EVAP / P. To compare the indexes and define the most efficient, the Skill Scoreand Mahalanobis Distance methods were used. The results of the Skill Scoreshowed that, for 77% of the cities studied, the most efficient index is FWI. This same index was also the most efficient in 81% of the cities studied when using the Mahalanobis Distance.
Este trabajo fue realizado con el objetivo de definir los índices de peligro de incendio más eficientes para las ciudades del estado de Minas Gerais que poseen Estación Meteorológica Convencional. Se utilizaron datos del Instituto Nacional de Meteorología y del Banco de Datos de Quemaduras. En el primero, se recogieron datos de precipitación, temperatura máxima, temperatura media, evaporación, humedad relativa media y velocidad del viento media para las ciudades estudiadas. En el segundo, se recogieron los días en que ocurrieron incendios forestales. En el caso de los datos, se calcularon los siguientes índices: FWI, Telicyn, Nesterov, FMA, FMA +, P-EVAP y EVAP / P. Para comparar los índices y definir el más eficiente, se utilizaron los métodos Skill ScoreyDistancia de Mahalanobis. Los resultados del Skill Scoremostraron que, para el 77% de las ciudades estudiadas, el índice más eficiente es el FWI. Este mismo índice también fue el más eficiente en el 81% de las ciudades estudiadas cuando usamos la Distancia de Mahalanobis.

Fogo, Clima, Susceptibilidade, FW, Fire, Climate, Susceptibility, Fuego, Susceptibilidad