2015-07-28

O Brasil é um país de grande diversidade vegetal sendo detentor de aproximadamente um terço de toda a flora mundial, no entanto, o potencial farmacológico de toda essa biodiversidade ainda é pouco explorado por pesquisadores. O mercado de fitoterápicos tem apresentado crescimento, aumentando o seu acesso à população. Consequentemente, a padronização de fitomedicamentos ganhou importância a fim de garantir a qualidade e os efeitos terapêuticos frente aos seus consumidores. A doença de Chagas é uma doença negligenciada causada por uma infecção parasitária amplamente distribuída em toda a América Latina. Atualmente, duas drogas são utilizadas para o tratamento dessa doença, porém ambas são ineficazes para o tratamento da mesma, portanto, pesquisas visando o desenvolvimento de novos fármacos se fazem necessárias. Visando contribuir para o avanço do potencial farmacológico das espécies vegetais brasileiras, o presente trabalho teve por objetivo, isolamento fitoquímico, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas para a quantificação de marcadores químicos e avaliação tripanocida de extratos de Strychnos pseudoquina A.St.-Hil, uma planta medicinal endêmica do cerrado brasileiro, conhecida popularmente como quina-do-cerrado e com reconhecida atividade leishmanicida. Foram isolados os flavonoides quercetina 3-O-metil-éter (SPEA 1) e strychnobiflavona (SPEA 2) de extratos da entrecasca da espécie. Os teores de flavonoides totais expressos em rutina, determinados por espectrofotometria no UV/Vis após reação com cloreto de alumínio, na droga vegetal foi de 10,66 mg/g para o acesso de Jaboticatubas. O método foi validado e apresentou faixa de linearidade (r 2 > 0,99), seletividade, precisão (DPR < 0,26% para SPEA 1 e 0,21% para SPEA 2), exatidão (recuperação entre 95,84% a 100% para SPEA 1 e 94,01% a 98,22% para SPEA 2). Os teores de SPEA 1 e SPEA 2 determinados por HPLC-DAD foi de 0,27% e 0,37% respectivamente. Os métodos desenvolvidos quando aplicados na análise de extratos em acetato de etila provenientes de quatro acessos distintos de S. pseudoquina, bem como em três amostras comerciais, demonstrou que existe variação nos teores dos marcadores, bem como na concentração de flavonoides totais. Os extratos S. pseudoquina testados para atividade tripanocida não apresentaram resultados satisfatórios contra formas epimastigota de T. cruzi. Assim, o presente trabalho resultou na obtenção de métodos para a quantificação marcadores e flavonoides em S. pseudoquina, servindo como subsídio para o desenvolvimento o controle de qualidade de um fitoterápico com ação leishmanicida.
Brazil has approximately one third of the world's flora and thus has one of the higher vegetal biodiversityes in the planet. However the pharmacological potential of this vegetal biodiversity is still little explored by researchers. The herbal market has shown growth, increasing their access to the population. In order to ensure the quality of this medicines for the consumers, the standarization of quality control techniques became very important. Chagas disease is a neglected disease caused by a parasitic infection widely distributed throughout Latin America. At present, two drugs are used to treat this disease, but both are unable to cure the pacients, therefore, researches aiming the development of new drugs are needed. To contribute to the advancement of pharmacological potential of the brazilian plant species, this study aimed the phytochemical isolation, development and validation of analytical methods for the quantification of chemical markers and trypanocidal evaluation Strychnos pseudoquina A.St.Hil extracts, an endemic medicinal plant of the brazilian Cerrado, popularly known as quina do cerrado and recognized leishmanicidal activity. They were isolated flavonoid quercetin 3-O- methyl ether (SPEA 1) and strychnobiflavona (SPEA 2) bark extracts of the species. The total flavonoid content expressed as rutin, determined by spectrophotometry UV/Vis after reaction with aluminum chloride in the plant drug was 10,99 mg/g for access Jaboticatubas. The quantification method was validated and presented linearity (r 2 > 0.99), selectivity, precision (DPR < 0.26% for SPEA 1 and 0.21 for SPEA 2), accuracy (recovery from 95.84% to 100% for SPEA 1 and 94,01% to 98,22% for SPEA 2). The contents of SPEA 1 and SPEA 2 determined by HPLC-DAD was 0.27% and 0.37%. The methods developed when applied in ethyl acetate in extracts from the analysis of four separate accesses S. pseudoquina as well as three commercial samples showed that variation exists in the levels of the bullets, and the concentration of total flavonoids. The extracts tested for trypanocidal activity showed no satisfactory results against epimastigote of T. cruzi. Thus, this work resulted in obtaining methods for the quantification and flavonoids markers in S. pseudoquina, serving as a subsidy to develop quality control of herbal with leishmanicidal action.

Strychnos pseudoquina, Plantas medicinais, Quina (Botânica), Flavonoides, Leishmaniose

FARIAS, Letícia Monteiro. Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para quantificação de marcadores químicos de extratos de Strychnos pseudoquina A.St.-Hil. (Loganiaceae). 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.