Reusable language specifications

2013-08-30

O processo de construção de linguagens de programação não é uma tarefa fácil. Programadores gastam bastante tempo desenvolvendo novas linguagens a partir do zero. O suporte ao reuso de ferramentas para geração automática de analisadores sintáticos é essencial para este processo de desenvolvimento, contudo, grande parte das ferramentas não permitem definições totalmente reutilizáveis, uma vez que estas misturam elementos sintáticos e semânticos. Além disso, é importante que estas ferramentas ofereçam algumas facilidades, tais quais as presentes em Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment), que auxiliam e agilizam o trabalho dos desenvolvedores de linguagens. Nessa dissertação, propomos uma abordagem que tenta separar elementos sintáticos e semânticos nas definições, e também permite aos programadores utilizar facilidades de uma IDE para construir a semântica de suas definições. Nós utilizamos essa abordagem para implementar uma solução para a ferramenta ANTLR, e validamos nossa proposta utilizando gramáticas ANTLR completas, reconstruindo-as, porém reutilizando uma mesma definição sintática.

ANTLR, Grammar reuse, ANTLR, Reutilização Gramática

AMORIM, Luís Eduardo de Souza. Especificações reutilizáveis de linguagens. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.