2019-08-09

Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial cicatrizante das folhas de do extrato hexânico das folhas de Vanillosmopsis erythropappa schultz – bip. e identificar os principais constituintes por CG/EM. Os extratos das folhas Vanillosmopsis erythropappa schultz – bip de foram testados frente teste de estimulação da proliferação celular in vitro, sendo que o extrato em hexânico apresentou resultado mais significativo comparado ao extrato etanólico. Pela análise do extrato ativo cromatografia gasosa-espectroscopia de massa (CG/EM) foi detectado a presença de compostos importantes para o processo de cicatrização celular, como Lupenona; Lupeol e Friedelan-3-one. A expressão do VEGF nos cinco grupos estudados e verificou que aqueles tratados com a pomada contendo o extrato de V. erythropappa Schultz – Bip apresentaram expressão aumentada em grupos tratados com as pomadas nas concentrações 1% e 3%, acelerando assim o processo de cicatrização. Pela análise do extrato ativo por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (CG – MS) permitiu detectar a presença de dois flavonóides: Apigenina e Luteolina importantes no processo de síntese de colágeno tipo I e III. Ao final do tratamento os grupos controle (G4) e Fitoscar® (G5) tiveram maior quantidade de fibras do tipo III, consideradas imaturas, e os grupos tratados com as pomadas contendo extrato 1% e 5% (G1 e G3, respectivamente) tiveram maior quantidade de fibras do tipo I, consideradas maduras, indicando que tais formulações foram efetivas para a cicatrização das feridas, com G3 apresentando o melhor resultado.
The objective of this study was to evaluate the healing potential of the leaves of the hexane extract of Vanillosmopsis erythropappa schultz - bip leaves and identify the main constituents by GC/MS. Vanillosmopsis erythropappa schultz - bip de leaf extracts were tested against in vitro cell proliferation stimulation test. By the analysis of the active extract gas chromatography-mass spectroscopy (GC/MS) was detected the presence of important compounds for the cell healing process, such as Lupenone; Lupeol and Friedelan-3-one. The expression of VEGF in the five groups studied and found that those treated with ointment containing V. erythropappa Schultz - Bip extract showed increased expression in groups treated with ointments at concentrations 1% and 3%, thus accelerating the healing process. By the analysis of the active extract by mass spectrometer - coupled liquid chromatography (GC/MS) it was possible to detect the presence of two important flavonoids: Apigenin and Luteoline in the collagen synthesis process type I and III. At the end of treatment, the control groups (G4) and Fitoscar® (G5) had the highest amount of type III fibers, considered immature, and the groups treated with ointments containing 1% and 5% extract (G1 and G3, respectively) higher amount of type I fibers, considered mature, indicating that such formulations were effective for wound healing, with G3 presenting the best result.

1) Sigilo expirado em 9/8/2021, conforme termo de publicação. 2) O nome do autor está grafado conforme Currículo Lattes.

Cicatrização, Colágeno tipo I, Colágeno tipo III, Neovascularização

JÚNIOR, Duilio Teixeira Soares. Avaliação do efeito cicatrizante da pomada obtida do extrato hexânico de folhas de vanillosmopsis erythropappa schultz – Bip. 2019. 104 f. Tese (Doutorado em Bioquímica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.