2020-12-02

A albuminúria moderadamente aumentada é a classificação dada à presença de 30-300 mg de albumina excretada. Estudos recentes indicam que a albuminúria de baixo grau (ABG), quando os níveis de albuminúria são menores que 30 mg/g, está associada a doenças cardiovasculares e, devido a isso, a ABG vem sendo considerada com um importante marcador prognóstico de risco cardiovascular e/ou renal. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar a presença da ABG e a relação com o risco cardiovascular em usuários hipertensos e diabéticos acompanhados pela atenção primária a saúde. A coleta de dados, a aplicação de questionários, as medidas antropométricas e os exames laboratoriais foram realizados entre agosto de 2017 a abril de 2018. Todos os testes foram bilaterais e os valores de p < 0,05 foram considerados para indicar significância estatística. No ajuste do escore de risco de Framingham ≥ 20% em 10 anos por tercil de albuminúria de baixo grau, foi observado que houve um crescimento com o aumento do tercil de albuminúria e que essa tendência permaneceu mesmo após todos os ajustes realizados. Há associação entre a ABG e síndrome metabólica e fatores de risco cardiovascular em uma amostra representativa de hipertensos e diabéticos, sendo, portanto, um indicador importante. Palavras-chave: Doenças cardiovasculares. Hipertensão. Diabetes. Albuminúria.
Moderately increased albuminuria is the classification given to the presence of 30-300 mg of excreted albumin. Recent studies indicate that low-grade albuminuria (ABG), when albuminuria levels are less than 30 mg / g, is associated with cardiovascular diseases and, because of this, ABG has been considered an important prognostic marker of cardiovascular risk and/or renal. In this sense, the objective of this work was the evaluation of the presence of ABG and the relationship with cardiovascular risk in hypertensive and diabetic users monitored by primary health care. Data collection, questionnaires, anthropometric measurements and laboratory tests were performed from August 2017 to April 2018. All tests were bilateral, and p values < 0.05 were considered to indicate statistical significance. Adjustment of the Framingham risk score ≥ 20% in 10 years for low-grade albuminuria tertile, it was observed that there was an increase with the increase in the albuminuria tertile and that this trend remained even after all adjustments were made. There is an association between ABG and metabolic syndrome and cardiovascular risk factors in a representative sample of hypertensive and diabetic patients, being, therefore, an important indicator. Keywords: Cardiovascular diseases. Hypertension. Diabetes. Albuminuria.

Sistema cardiovascular - Doenças

SOUZA, Ramon Augusto Ferreira de. Albuminúria de baixo grau e a relação com o risco cardiovascular em usuários com diagnóstico de hipertensão arterial e/ou diabetes melittus acompanhados pela atenção primária à saúde. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.