Accumulation pattern of the phytoecdysteroid 20-hydroxyecdysone in different organs of Pffafia glomerata

2008-01-22

Os ecdisteróides são hormônios esteróides encontrados em insetos e plantas. Em insetos, vários processos que ocorrem durante o seu desenvolvimento são iniciados ou controlados por pulsos específicos do zooecdisteróide 20-hidroxiecdisona (20E). Em plantas, a biossíntese, a regulação e a função precisa do fitoecdisteróide 20E permanecem desconhecidas e três hipóteses sobre suas funções potenciais têm sido propostas: i) compostos fitohormonais; ii) compostos protetores contra insetos fitófagos não adaptados; e iii) fonte de fitoesteróides polihidroxilados requeridos no crescimento e proliferação celular. A 20E foi detectada nas raízes de Pfaffia glomerata, que foi selecionada para a condução de outros experimentos. Entre os 71 acessos de P. glomerata analisados, o maior acúmulo de 20E (1,48 g) foi encontrado nas raízes do acesso 13, que foi escolhido para a realização das análises de altura, massa seca, detecção, concentração e acúmulo de 20E. Durante o desenvolvimento do acesso 13, foram identificadas três fases distintas. Na primeira fase (0 60 dias), ocorreu intenso aumento da altura em combinação com um baixo acúmulo de matéria seca. Em contraste, durante a segunda fase (60 120 dias), ocorreu intenso acúmulo de matéria seca e um pequeno aumento da altura. Durante a terceira fase (120 210 dias), ocorreu acúmulo de matéria seca menos intenso em combinação com um pequeno aumento da altura. A 20E foi constantemente detectada em todos os órgãos analisados, mas sua concentração variou durante o desenvolvimento de P. glomerata. As maiores concentrações de 20E foram seqüencialmente encontradas em flores (0.8221%), raízes (0,6658%), folhas (0,6042%), e caules (0,2445%). Em contraste, as menores concentrações de 20E foram consecutivamente encontradas em caules (0,1379%), folhas (0,2118%), raízes (0,4224%), e flores (0,4731%). Enquanto os caules apresentaram as menores variações nas concentrações de 20E (0,1379% - 0,2445%), seguidos pelas raízes (0,4224% - 0,6658%) e flores (0,4731% - 0,8221%), as folhas apresentaram as maiores variações nas concentrações de 20E (0,2118% - 0,6042%). Apesar da existência de variação na porcentagem de 20E em cada órgão analisado, o seu acúmulo apresentou um padrão específico. O padrão do acúmulo de 20E revelou que este foi predominantemente acumulado nas raízes (após 60 dias), enquanto nas folhas (após 60 dias) e nos caules (após 120 dias) o conteúdo total de 20E foi mantido constante, apresentando pequena variação.

Pffafia glomerata - Genetic improvement, 20-hydroxyecdysone - Phytochemical screening, 20-hydroxyecdysone - Biosynthesis, Secondary metabolites, Medicinal plants, Pfaffia glomerata - Melhoramento genético, 20-hidroxiecdisona - Análise fitoquímica, 20-hidroxiecdisona - Biossíntese, Metabólitos secundários, Plantas medicinais

BUSELLI, Reginaldo Alves Festucci. Padrão do acúmulo do fitoecdisteróide 20-hidroxiecdisona em diferentes órgãos de Pfaffia glomerata. 2008. 83 f. Tese (Doutorado em Genética animal; Genética molecular e de microrganismos; Genética quantitativa; Genética vegetal; Me) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.