2014-08-01

Plantas tem desenvolvido diversas estratégias afim de se defender contra herbivoria. Depois de atacadas plantas induzem defesa, mas por outro lado herbívoros podem evitar plantas com altos níveis de defesa induzida. Além disso, muitos herbívoros podem interagir uns com os outros através da defesa induzida na planta hospedeira. Esta tese teve como foco a indução de defesa local e sistêmica de plantas da família Solanaceae. O principal objetivo foi elucidar os mecanismos e relevâncias ecológicas sobre interações entre herbívoros acima e abaixo do solo mediadas pela defesa da planta hospedeira. Os resultados sugerem que a ausência de uma enzima específica do metabolismo de açúcares alterou os metabólitos induzidos pela planta depois de herbivoria foliar, mas nenhum efeito no inseto foi encontrado. Quando um herbívoro foliar se estabelece primeiro na planta hospedeira, um herbívoro subsequente na raiz foi positivamente afetado e também o fitness da planta hospedeira. De maneira oposta, o herbívoro de raiz alterou a seleção da planta hospedeira do herbívoro foliar que compartilhava a planta hospedeira. Este preferiu ovipositar em plantas sem o dano na raiz e esta preferência impactou negativamente o desenvolvimento e da prole. Em geral, esta tese adicionou importantes evidências sobre os mecanismos e fatores ecológicos envolvidos em defesa induzida de plantas modulando interações entre herbívoros.

Plants, Solanaceae, Induced defense, Animals, Plantas, Solanaceae, Defesa induzida, Animais

ARCE, Carla Cristina Marques. Induced defenses and their effect on interactions among herbivores on Solanaceous plants. 2014. 123 f. Tese (Doutorado em Ciência entomológica; Tecnologia entomológica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.