Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosimi Maria da
dc.date.accessioned2015-03-26T13:44:28Z-
dc.date.available2013-05-23
dc.date.available2015-03-26T13:44:28Z-
dc.date.issued2012-05-24
dc.identifier.citationSILVA, Rosimi Maria da. Interaction in the classroom: the pedagogical activity of telling and retelling stories. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4858-
dc.description.abstractConsiderando que é através da linguagem que o ser humano se organiza em sociedade, temos o objetivo central de, neste estudo, analisar como os participantes de uma aula de contação de histórias de uma escola pública municipal de Minas Gerais, localizada na zona urbana, interagem. Ancorados em preceitos da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) e da Sociolinguística Interacional (SI), procuramos identificar e analisar as seleções linguísticas e discursivas de alunos e professores de uma turma da Educação Infantil em tempo real para verificar e comparar como acontecem a fala institucional e a cotidiana. A coleta de dados foi feita através da gravação em áudio e vídeo de aulas em que a professora contava uma história e os alunos recontavam. A partir dessas gravações, foi feita uma transcrição detalhada das interações de acordo com os preceitos da ACE. Na sequência, fizemos a análise pautada nos conceitos de Fala em Interação Institucional e Fala em Interação Cotidiana. Cientes de que as conversas institucional e cotidiana são construídas de forma a marcar e afirmar papéis sociais e características específicas, colocamos em evidência a fala de uma professora (Márcia) e de seus alunos durante uma aula cujo objetivo era contar e recontar uma história (O balãozinho teimoso) e traçamos linhas de contraste com histórias contadas em situação espontânea (retiradas de periódicos disponíveis no meio acadêmico). Tal como em Sacks (1974), notamos etapas existentes tanto no discurso em sala de aula quanto no discurso presente na vida cotidiana em comum, mas que revelam características e projeções diferentes no que diz respeito à linguagem utilizada pelos participantes.pt_BR
dc.description.abstractWhereas it is through language that human beings are organized in society, our central objective in this study is to analyze how the participants in a storytelling class from a public school of Minas Gerais, located in the urban area, interact. Based on the principles of Ethnomethodological Conversation Analysis (CEA) and Interactional Sociolinguistics (SI), we sought to identify and analyze the linguistic and discursive selections of students and teachers in a kindergarten class of real-time to check and compare, how the institutional and everyday speech happen. Data collection was performed by recording video and audio lessons where the teacher told a story and the students retold it. From these recordings was made a detailed transcript of interactions according to the precepts of ACE; following we made the analysis based on the concepts of Speech-in-Institutional Interaction and Speech-in-Everyday Interaction. Aware that the institutional and everyday conversations are constructed to mark and affirm social roles and specific characteristics, we put in evidence the speech of a teacher (Márcia) and her students during a class whose purpose was to tell and retell a story (Stubborn balloon vine) and we established a contrast with the stories told in spontaneous situations (taken from journals available in academic environment). As in Sacks (1974), we noticed existing steps both in the speech in the classroom and in the everyday life speech in common but show different characteristics and projections with respect to the language used by participants.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectEtnometodologiapor
dc.subjectConversapor
dc.subjectInstitucionalpor
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectEthnomethodology, Conversationeng
dc.subjectInstitutionaleng
dc.titleInteração em sala de aula: a atividade pedagógica de contar e recontar históriaspor
dc.title.alternativeInteraction in the classroom: the pedagogical activity of telling and retelling storieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6786167072874399por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguisticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.programMestrado em Letraspor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.advisor1Ladeira, Wânia Terezinha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290556901857709por
dc.contributor.referee1Gediel, Ana Luisa Borba
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847726396513108por
dc.contributor.referee2Vieira, Amitza Torres
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1496238532596726por
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.