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Tipo: Tese
Título: Preconceito contra nordestinos em seus processos migratórios na mídia brasileira
Prejudice against northeasterners in their migration processes in the brazilian media
Autor(es): Batista, Fabiano Eloy Atílio
Abstract: O objetivo geral da pesquisa é problematizar e analisar os discursos sobre os processos migratórios de nordestinos a partir de três artefatos culturais: (1) o quadro televisivo De volta pro meu aconchego, (2) notícias de jornais on-line sobre a pandemia da Covid-19 e (3) postagens nas redes sociais on-line na ocasião das eleições presidenciais dos anos de 2018 e 2022. Esse problema é relevante porque os sentidos atribuídos ao Nordeste brasileiro não tratam exclusivamente de uma delimitação geográfica, mas, sobretudo, de uma delimitação simbólica, que aponta para uma visão negativa e pejorativa desse território e seus habitantes que naturalizam, homogeneizam e perpetuam estereótipos. Ao contextualizar as construções dos sentidos atribuídas pela mídia em relação ao Nordeste e aos nordestinos, que se configuram como uma questão importante para a compreensão das relações estabelecidas em sociedade, faz-se as perguntas de pesquisa: De que forma o quadro De volta pro meu aconchego, as notícias jornalísticas e as postagem nas redes sociais on-line enquadram o tipo social nordestino pobre em suas narrativas discursivas? O que os signos estereotipados que recaem sobre esses sujeitos e essa região sinalizam para a discussão sobre a “questão social” da realidade nordestina brasileira? A pesquisa foi constituída por uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo- exploratório, por meio da qual buscou-se identificar, descrever e compreender imagens, discursos e práticas imbricados nas representações midiáticas dos processos migratórios de nordestinos na mídia brasileira. A coleta de dados foi realizada em fontes documentais e públicas, cujas análises se basearam na técnica da Análise Fílmica, conjuntamente com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que, em linhas gerais, nos artefatos culturais analisados há uma constante representação do Nordeste e do nordestino de maneiras estigmatizantes e estereotipadas, que encobrem e mascaram as determinações reais de o porquê os sujeitos vivenciam tais expressões da “questão social” e motivam uma leitura preconceituosa, moralista, culpabilizadora, pois localiza nos próprios sujeitos e/ou na região a origem dos problemas socioeconômicos que eles vivenciam. Nos três artefatos analisados, a “questão social” brasileira é utilizada como recurso de entretenimento, sendo veiculada de forma desconexa da realidade, sem trazer elementos que problematizam as estruturas sociais que estão na base das desigualdades do território brasileiro. Além dos estigmas sofridos historicamente pelos migrantes nordestinos, tais artefatos potencializam, difundem e reforçam compreensões equivocadas sobre o nordestino e sobre a região Nordeste, de caráter generificado e homogeneizante. Essas discursividades – construídas sob uma ótica capitalista e sensacionalista – reduzem e cristalizam um conjunto de imagens e discursos que contribuem para a construção de imaginários e interpretações acerca dos sujeitos e dos lugares, cujas ideias são, muitas vezes, irreais e já superadas, o que fixa socialmente valores e ideologias como um “comércio” vantajoso, o que aumenta as violências e violações que esse grupo social vem sofrendo historicamente. Palavras-chave: Migração. “Questão Social”. Nordeste. Mídia. Brasil.
The general objective of the research is to problematize and analyze the discourses about the migratory processes of northeasterners based on three cultural artifacts: (1) the television picture De volta pra meu aconchego, (2) online newspaper news about the Covid pandemic - 19 and (3) posts on online social networks on the occasion of the presidential elections in 2018 and 2022. This problem is relevant because the meanings attributed to the Brazilian Northeast do not deal exclusively with a geographical delimitation, but, above all, with a symbolic delimitation, which points to a negative and pejorative view of this territory and its inhabitants that naturalize, homogenize and perpetuate stereotypes. By contextualizing the constructions of meaning attributed by the media in relation to the Northeast and Northeasterners, which are an important issue for understanding the relationships established in society, the research questions are asked: In what way does the painting Back to My comfort, journalistic news and posts on online social networks frame the poor northeastern social type in their discursive narratives? What do the stereotypical signs that fall on these subjects and this region signal for the discussion about the “social issue” of the Brazilian northeastern reality? The research consisted of a qualitative approach of a descriptive-exploratory nature, through which we sought to identify, describe and understand images, discourses and practices intertwined in the media representations of the migratory processes of northeasterners in the Brazilian media. Data collection was carried out from documentary and public sources, whose analyzes were based on the Film Analysis technique, together with Content Analysis. The results show that, in general terms, in the cultural artifacts analyzed there is a constant representation of the Northeast and Northeastern people in stigmatizing and stereotypical ways, which cover up and mask the real determinations of why subjects experience such expressions of the “social issue” and motivate a prejudiced, moralistic, blaming reading, as it locates in the subjects themselves and/or in the region the origin of the socio-economic problems they experience. In the three artifacts analyzed, the Brazilian “social issue” is used as an entertainment resource, being conveyed in a way that is disconnected from reality, without bringing elements that problematize the social structures that are at the basis of inequalities in the Brazilian territory. In addition to the stigmas historically suffered by Northeastern migrants, such artifacts enhance, disseminate and reinforce mistaken understandings about the Northeastern people and the Northeast region of a gendered and homogenizing nature. These discursivities - built on a capitalist and sensationalist perspective - reduce and crystallize a set of images and discourses that contribute to the construction of imaginaries and interpretations about subjects and places, whose ideas are often unreal and already surpassed, which fixes socially values and ideologies as an advantageous “trade” that increases the violence and violations that this social group has suffered historically. Keywords: Migration. “Social Question”. Northeast. Media. Brazil.
Palavras-chave: Preconceitos na comunicação de massa
Comunicação - Aspectos sociais - Brasil, Nordeste
Migração interna
Análise do discurso
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: BATISTA, Fabiano Eloy Atílio. Preconceito contra nordestinos em seus processos migratórios na mídia brasileira. 2023. 166 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.729
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31997
Data do documento: 30-Out-2023
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