Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorProfeta, Graciela Aparecida-
dc.contributor.advisorLirio, Viviani Silva-
dc.contributor.authorXimenes, Daniel Dias da Silveira-
dc.date.accessioned2023-12-18T18:50:51Z-
dc.date.available2023-12-18T18:50:51Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.citationXIMENES, Daniel Dias da Silveira. A relação entre diferentes faixas de rendimento e ingressos do 'Brasileirão' em um período de hipermercantilização. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.pt-BR
dc.identifier.urihttps://locus.ufv.br//handle/123456789/31983-
dc.description.abstractAnalisando a transformação dos estádios de futebol em arenas multiuso e a “hipermercantilização” deste esporte, estudos em diversas áreas das ciências sociais apontam que camadas populares têm sido excluídas dos novos estádios, dando lugar a torcedores-consumidores de perfis socioeconômicos mais elevados. Pesquisas em economia aplicada que investigaram sobre as características da demanda por ingressos de futebol na primeira divisão do campeonato brasileiro divergem quando se trata das conclusões sobre a elasticidade-renda da demanda. Dessa forma, o presente estudo busca analisar como diferentes faixas de renda, com dados retirados da PNAD contínua, se relacionam com o público pagante, tanto nas arenas de “Padrão FIFA” quanto em estádios com características mais antigas, entre 2014 e 2019. Para isso, empregou-se o Método dos Momentos Generalizados Sistêmico, utilizando variáveis instrumentais (como o preço médio do ingresso, tratado como uma variável endógena). Foram analisados dados de jogos ocorridos durante o período mencionado, abrangendo quatro faixas de renda distintas em cada cidade onde os jogos foram realizados, além da renda domiciliar per capita. Os resultados revelaram diferenças nas características da demanda entre estádios antigos e arenas modernas, indicando uma atração de público com níveis mais elevados de renda para estas últimas. Além disso, observou-se que os jogos realizados em arenas estão associados a uma maior maximização de preços por parte dos tomadores de decisão. Palavras-chave: Demanda. Renda. Brasileirão. Ingressos.pt-BR
dc.description.abstractAnalyzing the transformation of football stadiums into multi-purpose arenas and the "hypercommercialization" of this sport, studies in various social sciences fields indicate that lower-income layers have been excluded from the new stadiums, making way for fan-consumers with higher socioeconomic profiles. Research in applied economics that investigated the characteristics of demand for football tickets in the first division of the Brazilian championship diverges when it comes to conclusions about the income elasticity of demand. Thus, the present study seeks to analyze how different income brackets, using data from continuous PNAD, relate to paying audiences in both "FIFA Standard" arenas and stadiums with older characteristics between 2014 and 2019. To do this, the Systemic Generalized Method of Moments was employed, using instrumental variables (such as the average ticket price, treated as an endogenous variable). Data from games during the mentioned period were analyzed, covering four different income brackets in each city where the games were held, in addition to per capita household income. The results revealed differences in demand characteristics between old stadiums and modern arenas, indicating an attraction of audiences with higher income levels to the latter. Furthermore, it was observed that games held in arenas are associated with higher price maximization by decision-makers. Keywords: Demand. Income. Brasileirão. Tickets.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt-BR
dc.subjectDemanda (Teoria econômica)pt-BR
dc.subjectRendapt-BR
dc.subjectCampeonato Brasileiro (Futebol) - Aspectos sociaispt-BR
dc.subjectIngressospt-BR
dc.titleA relação entre diferentes faixas de rendimento e ingressos do 'Brasileirão' em um período de hipermercantilizaçãopt-BR
dc.titleRelations between income brackets and ticket demand for the 'Brasileirão' during a period of “hypercommercialization” of footballen
dc.typeDissertaçãopt-BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5277614125561206pt-BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.750pt-BR
dc.publisher.programEconomia Aplicadapt-BR
dc.subject.cnpqTeoria Econômicapt-BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.degree.departmentDepartamento de Economiapt-BR
dc.degree.programMestre em Economia Aplicadapt-BR
dc.degree.localViçosa - MGpt-BR
dc.degree.date2023-08-14-
dc.degree.levelMestradopt-BR
Aparece nas coleções:Economia Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo675,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.