Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31645
Tipo: Dissertação
Título: Sinalários bilíngues no youtube sobre vacinação para a acessibilidade linguística de surdos no contexto pandêmico
Bilingual signs about vaccination, on youTube for the linguistic accessibility of deaf people in the pandemic context
Autor(es): Idino, Jéssica Lorraine Valadão
Abstract: O estudo teve como objetivo mapear e analisar os vídeos publicados no Youtube entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, acessíveis em Libras e que abordam temas relacionados às vacinas contra o COVID-19. Partindo de uma perspectiva socioantropológica da Surdez, é possível refletir sobre os impasses e barreiras que os Surdos ainda enfrentam para obter informações confiáveis e acessíveis. Todos os vídeos foram classificados e listados, analisando aspectos como: ferramentas para tornar os vídeos acessíveis também para ouvintes – legendas, imagens e narração – como forma de difundir a Libras; qualidade de imagem, considerando a iluminação, resolução e enquadramento; sinais ensinados, considerando as repetições e variações de sinais apresentadas – no caso dos “Sinalários”; se os vídeos apresentam fontes de informações – no caso dos “Informativos”; canais responsáveis pela publicação dos vídeos; data de publicação desses vídeos. Foi possível concluir que os sinais identificados abordam o cotidiano no contexto de atendimento em saúde, sendo que os sinais mais específicos são os referentes aos nomes das vacinas. Poucos vídeos apresentam as fontes de informações, no caso dos vídeos informativos, o que dificulta a verificação e checagem das mesmas. Outro ponto importante é que grande parte dos vídeos foi elaborada por pessoas Surdas ou envolvidas com a Comunidade Surda, revelando um comprometimento com a promoção da inclusão e da acessibilidade linguística, que é fruto das lutas sociais por direitos de acesso aos espaços públicos e a uma formação cidadã crítica. Em suma, é necessário que os estudos voltados para o letramento científico de Surdos sejam aprofundados, com mais produções acadêmicas que contribuam para o crescimento da área, e com a produção de mais materiais autênticos produzidos em Libras para possibilitar uma inclusão efetiva. Por fim, também é necessário que mais estudiosos se debruçam sobre a confiabilidade e teor das informações fornecidas, de modo a analisar os discursos que estão sendo disseminados. Palavras-chave: Libras. Linguística Aplicada. Letramento Científico. Pandemia.
The study aimed to map and analyze the videos published on Youtube between January 2020 and September 2022, available in Libras and that address topics related to vaccines for COVID-19. Starting from a socio-anthropological perspective of Deafness, it is possible to reflect on the impasses and barriers that Deaf people still face in order to obtain reliable and accessible information. All videos were classified and listed, analyzing aspects such as: tools to make the videos accessible to listeners as well – subtitles, images and narration – as a way to disseminate Libras; image quality, considering lighting, resolution and framing; taught signs, considering the repetitions and variations of signs presented – in the case of “Signals”; if the videos present sources of information – in the case of “Informatives”; channels responsible for publishing the videos; publication date of these videos. It was possible to conclude that the identified signs address everyday life in the context of health care, with the most specific signs referring to the names of vaccines. Few videos present the sources of information, in the case of informative videos, which makes it difficult to verify and check them. Another important point is that most of the videos were made by Deaf people or people involved with the Deaf Community, revealing a commitment to promoting inclusion and linguistic accessibility, which is the result of social struggles for access rights to public spaces and a critical citizen formation. In conclusion, it is necessary that studies focused on the scientific literacy of the Deaf be deepened, with more academic productions that contribute to the growth of the field, and with the production of more authentic materials produced in Libras to enable effective inclusion. Finally, it is also necessary for more scholars to focus on the reliability and content of the information provided, in order to analyze the discourses that are being disseminated. Keywords: Libras. Applied Linguistics. Scientific Literacy. Pandemic.
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Linguística aplicada
Letramento
Covid, Pandemia, 2020-
Youtube (Recurso eletrônico)
CNPq: Lingüística Aplicada
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: IDINO, Jéssica Lorraine Valadão. Sinalários bilíngues no youtube sobre vacinação para a acessibilidade linguística de surdos no contexto pandêmico. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.603
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31645
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo5,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.