Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30637
Tipo: Tese
Título: Gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - MG
School management and families of students in a public school in the city of Viçosa – MG
Autor(es): Souza, Valdirene Eliane Bailon de
Abstract: A presente tese de doutorado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social, do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Como objetivo geral, visamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG). Como objetivos específicos, buscamos investigar ações, situações e expectativas que permeiam esse envolvimento no âmbito educacional, a partir da análise de leis, documentos e da visão dos envolvidos, equipe gestora/famílias, no referido contexto. Nessa perspectiva, assinalamos as oportunidades de expressões, de pensamentos e de esperanças dos sujeitos investigados, apresentando subsídios teóricos e metodológicos para o campo escolar/educacional em geral. No que concerne à corrente teórica do estudo, consideramos os conceitos de “Campo” e “Habitus” propostos por Pierre Bourdieu (1983; 1992; 2001; 2012) e Maria da Graça Jacinto Setton (2010; 2002; 2015), que permitem assimilar as relações estabelecidas, enfatizando a identidade social dos indivíduos e os processos de constituições sociais presentes no mundo contemporâneo. Ainda, apresentamos referenciais teóricos da área educacional que envolvem a gestão escolar e a relação família-instituição, entre outras exposições que contribuem para o esclarecimento do tema. Assim, para alcançar os objetivos anunciados, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada pelo estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. A pesquisa contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar, sendo um(a) diretor(a), dois(duas) vice-diretores(as) e quatro supervisores(as); além destes, 56 famílias dos educandos responderam a um questionário online. Para tratamento e aferição dos dados construídos, utilizamos a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos Dados. Os resultados sinalizaram que as questões levantadas pelos profissionais da gestão e famílias circunscrevem a realidade de uma sociedade que adentra os muros escolares. Como produções sociais, a escola e a família são instituições educativas, frutos da sociedade que, por meio dessas, educa, civiliza e socializa os cidadãos, visando o seu desenvolvimento. Contudo, notamos um sofrimento oriundo das exigências do contexto socioeconômico, político e cultural que as produzem e influenciam. Ademais, pontuamos que, a família e a escola/gestão reconhecem a importância desse vínculo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem ofertado pela instituição. No entanto, não identificamos muitos esforços, condutas e valores que incitem o convívio, o diálogo e outras atitudes relacionais na comunidade escolar. Apreendemos, assim, que há necessidade urgente de um maior protagonismo da gestão escolar, essencialmente com as famílias no processo de elaboração das propostas e no planejamento de ações para formação dos educandos, dando a devida atenção às suas próprias necessidades formativas e educacionais. Palavras-chave: Gestão escolar. Famílias dos educandos. Rede pública.
This doctoral thesis was developed in the Line of Research in Families, Public Policy and Human and Social Development, of the Postgraduate Program in Domestic Economics (PPGED) at the Federal University of Viçosa (UFV-MG). As a general objective, we aim to analyze the relationship between school management and students' families in a public school in the State Education Network in the city of Viçosa (MG). As specific objectives, we seek to investigate actions, situations and expectations that permeate this involvement in the educational sphere, based on the analysis of laws, documents and the vision of those involved, the management team/families, in that context. From this perspective, we highlight the opportunities for expressions, thoughts and hopes of the investigated subjects, presenting theoretical and methodological subsidies for the school/educational field in general. Regarding the theoretical current of the study, we consider the concepts of “Field” and “Habitus” proposed by Pierre Bourdieu (1983; 1992; 2001; 2012) and Maria da Graça Jacinto Setton (2010; 2002; 2015), which allow us to assimilate the established relationships, emphasizing the social identity of individuals and the processes of social constitutions present in the contemporary world. Still, we present theoretical references in the educational area that involve school management and the family-institution relationship, among other expositions that contribute to clarifying the theme. Thus, to achieve the announced objectives, we developed a research characterized by a case study, with a descriptive nature, with a qualitative-quantitative approach. The research had the participation of seven (07) interlocutors of the school management, being one (a) director (a), two (two) deputy directors and four supervisors; in addition to these, 56 families of students responded to an online questionnaire. To process and measure the data obtained, we used Content Analysis and Data Triangulation. The results indicated that the issues raised by management professionals and families circumscribe the reality of a society that penetrates school walls. As social productions, the school and the family are educational institutions, fruits of society that, through them, educate, civilize and socialize citizens, aiming at their development. However, we note a suffering arising from the demands of the socioeconomic, political and cultural context that produce and influence them. Furthermore, we point out that the family and the school/management recognize the importance of this bond for the quality of the teaching and learning process offered by the institution. However, we did not identify many efforts, behaviors and values that encourage interaction, dialogue and other relational attitudes in the school community. We understand, therefore, that there is an urgent need for a greater role in school management, essentially with families in the process of preparing proposals and in planning actions to train students, paying due attention to their own training and educational needs. Keywords: School management. Families of students. Public network.
Palavras-chave: Escolas públicas - Organização e administração - Viçosa (MG)
Educação - Participação dos pais
CNPq: Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: SOUZA, Valdirene Eliane Bailon de. Gestão escolar e famílias dos educandos em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - MG. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.464
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30637
Data do documento: 18-Jul-2022
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.