Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29782
Tipo: Dissertação
Título: O “Espírito de Nairóbi” contra a “Águia Americana”: disputas hegemônicas no processo de construção da educação patrimonial pela UNESCO
The “Nairobi’s Spirit” Against “American Eagle”: the hegemonic struggles in the construction process of the Heritage education by UNESCO
Autor(es): Gonçalves, Ana Carolina Fernandes
Abstract: Após ser reconhecida como estratégia de preservação de culturas tradicionais, a educação patrimonial está conquistando mais espaço dentro dos estudos acadêmicos e técnicos sobre salvaguarda do patrimônio cultural. Tais estudos, geralmente, focam em projetos pedagógicos locais ou nacionais, descrevendo-os e avaliando-os. Neste trabalho, o objetivo foi compreender a educação patrimonial a partir das políticas internacionais de preservação patrimonial, cuja iniciativa parte da UNESCO. Para tanto, optou-se pela metodologia de análise crítica de documentos, por meio da qual as fontes primárias foram sobrepostas ao contexto histórico no qual foram produzidas, para fazer emergir os conflitos e debates originários durante o século XX e XXI. Com o apoio dos conceitos teóricos de Antonio Gramsci sobre política e de hibridação de Néstor Garcia Canclini, foi possível cotejar as fontes com outros documentos produzidos no mesmo debate internacional, com a finalidade de contrastar o discurso hegemônico, produto do consenso das propostas emitidas pelos Estados Nacionais e sociedade civil, sobretudo nas décadas de 1970 e 1980. Os resultados das análises apontaram três modelos de projetos político-pedagógicos voltados para educação patrimonial que, embora possam conflitar em pontos específicos, podem também coexistir sobrepostos em diferentes escalas, graças à condição globalizada que experimentamos. A proteção patrimonial por meio da educação é, assim, atravessada pelos objetivos políticos de um projeto de escala mundial, cuja atuação se dá por meio de uma rede internacional de colaboração para proteção de bens culturais, mas também de projetos regionais de colaboração e fortalecimento de comunidades patrimoniais e também de projetos locais de desenvolvimento sustentável e preservação das culturas tradicionais. A partir desses resultados, concluiu-se ser necessário um critério de avaliação dos projetos para proteger as culturas, comunidades e o meio em que habitam dos excessos da exploração política, econômica e social dos bens culturais. Palavras-chave: Educação Patrimonial. UNESCO. Políticas culturais.
After being recognized as a strategy for the preservation of traditional cultures, heritage education is gaining more space within academic and technical studies on safeguarding cultural heritage. Such studies generally focus on local or national pedagogical projects, describing and evaluating them. In this research, the goal is to understand heritage education from the perspective of international heritage preservation policies, which are initiated by UNESCO. For this purpose, we opted for the methodology of critical document analysis, by means of which the primary sources were superimposed on the historical context in which they were produced, to bring out the original conflicts and debates occurred over the 20th and 21st centuries. With the support of the theoretical concepts of Antonio Gramsci on politics and of hybridization of Néstor Garcia Canclini, they were compared with other documents produced in the same international debate, in order to contrast the hegemonic discourse, product of consensus, of the proposals issued by the National States and civil Society, particularly in the 1970s and 1980s. The results of the analyzes pointed to three models of pedagogical political projects focused on heritage education that, although they may conflict at specific points, can also coexist superimposed on different scales, thanks to the globalized condition that we experience. Heritage protection through education is, therefore, crossed by the political objectives of a world-wide project, whose performance takes place through an international network of collaboration for the protection of cultural assets, but also through regional projects of collaboration and strengthening of cultural heritage. heritage communities and also local projects for sustainable development and preservation of traditional cultures. Based on this results, Based on these results, it was concluded that a criterion for evaluating projects is necessary to protect cultures, communities and the environment in which they live from the excesses of political, economic and social exploitation of cultural assets. Keywords: Heritage Education. UNESCO. Cultural Politicies.
Palavras-chave: Patrimônio cultural - Estudo e ensino
Política cultural
Unesco
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: GONÇALVES, Ana Carolina Fernandes. O “Espírito de Nairóbi” contra a “Águia Americana”: disputas hegemônicas no processo de construção da educação patrimonial pela UNESCO. 2022. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.364
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29782
Data do documento: 11-Mai-2022
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo16,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.