Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho-
dc.contributor.authorSilva, Adriano Costa da-
dc.date.accessioned2022-04-05T11:26:53Z-
dc.date.available2022-04-05T11:26:53Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Adriano Costa da. Atividades investigativas de matemática com celular: uso do GeoGebra para o ensino de Geometria Espacial. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Matemática - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.pt-BR
dc.identifier.urihttps://locus.ufv.br//handle/123456789/28798-
dc.description.abstractAo analisarmos a qualidade do ensino de Matemática no sistema de Educação Básica brasileiro urge a necessidade de metodologias e abordagens que potencializem seu efeito. Neste sentido, este trabalho busca elaborar atividades investigativas de Geometria Espacial com o aplicativo GeoGebra para smartphone. A proposta consiste na construção de uma atividade investigativa voltada para o Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que serão descritas as atividades elaboradas, analisando as características das atividades investigativas de sólidos de revolução, no âmbito da temática de Geometria Espacial com GeoGebra para smartphone. As conclusões indicam que os elementos necessários para elaborar atividades investigativas de Geometria Espacial são: formular atividades intencionais, com foco no desenvolvimento do raciocínio matemático; elaborar questões pautadas na manipulação e exploração de propriedades por meio das tecnologias digitais; privilegiar aplicações práticas do conteúdo. Palavras-Chaves: Ensino Médio; Smartphone; Sólidos de Revolução; Tecnologias Digitais.pt-BR
dc.description.abstractWhen analyzing the quality of Mathematics teaching in the Brazilian basic education system, there is an urgent need for methodologies and approaches that enhance its effect. In this sense, this work seeks to develop investigative activities of Spatial Geometry with the GeoGebra application for smartphone. The proposal consists in the construction of an investigative activity focused on High School. This is a qualitative research, in which the activities developed will be described, analyzing the characteristics of the investigative activities of solids of revolution, within the scope of the theme of Spatial Geometry with GeoGebra for smartphone. The conclusions indicate that the necessary elements to elaborate investigative activities of spatial geometry are: formulating intentional activities, focusing on the development of mathematical reasoning; to elaborate questions based on the manipulation and exploitation of properties through digital technologies; privilege practical applications of the content. Keywords : High School; Smartphone; Revolution Solids; Digital Technologies.en
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.subjectEnsino Médiopt-BR
dc.subjectSmartphonept-BR
dc.subjectSólidos de revoluçãopt-BR
dc.subjectTecnologias digitaispt-BR
dc.titleAtividades investigativas de matemática com celular: uso do GeoGebra para o ensino de Geometria Espacialpt-BR
dc.typeTCCpt-BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt-BR
dc.degree.levelGraduaçãopt-BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.