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Tipo: Dissertação
Título: Discutindo sobre a evasão em uma licenciatura em matemática a distância
Discussing evasion in mathematics degree by distance learning
Autor(es): Miranda, Nivia Maria Ladeira
Abstract: Com a universalização da educação e ampliação do acesso ao conhecimento na atualidade, a Educação a Distância (EaD) é vista como possibilidade de ensino/aprendizagem a partir da disseminação da internet e da implementação de novas ferramentas didático-pedagógicas virtuais. Dessa forma, necessita-se problematizar os recursos e estratégias utilizados nos cursos de EaD, além de questões pessoais, visto que a problemática que envolve a evasão dos estudantes pode ser ocasionada por diversos fatores. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a problemática da evasão no curso de Licenciatura de Matemática a distância da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir das perspectivas dos evadidos. Como objetivos específicos, foram propostos: a) identificar quantos alunos evadiram de seus cursos, em cada polo presencial até o 8o período do curso (2014-2); b) traçar um perfil dos evadidos entrevistados; c) analisar os possíveis fatores que levaram à evasão desses estudantes; e d) apresentar alguns apontamentos para uma avaliação das ações promovidas no curso. Como estratégia de pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa, e nossa investigação contou com a participação de 23 evadidos, que responderam aos questionários e participaram das entrevistas semiestruturadas. Utilizamos como fonte de coleta, também, documentos fornecidos pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e o Registro Escolar. Após a discussão e a análise de dados coletados, procuramos identificar, em articulação com o referencial teórico da área, os fatores que levaram os alunos do curso de Licenciatura em Matemática a distância da UFV a se tornarem evadidos do curso. Constatamos que a taxa de evasão da Licenciatura em Matemática da UFV foi superior a 90%. Em nosso estudo propomos algumas medidas atenuantes para a evasão a partir do depoimento dos participantes da pesquisa, compreendendo que discutir essa problemática envolve medidas que vão além de nossa pesquisa. Todavia, acreditamos que, a partir da experiência dos evadidos da Licenciatura em Matemática da UFV, apresentamos elementos que contribuem para o debate, sobretudo, na perspectiva de evidenciar as contradições que permeiam as trajetórias de sujeitos que ficam marcadas permanentemente pelo fracasso acadêmico.
Moreover, with the universalization of education and the expansion of knowledge access today, distance education (DE) is seen as a possibility of teaching/learning due to the spread of the Internet and the implementation of new virtual didactic and pedagogical tools. Thus, it is necessary to discuss the resources and strategies used in distance education courses, as well as personal issues, since the problem involving the evasion of students can be caused by several factors. In this sense, the general aim of this research was to investigate the evasion problem in Mathematics Degree course by distance learning of the Federal University of Viçosa (UFV), from the perspectives of the dropouts. Specific objectives were proposed: a) identify how many students dropped out of their courses in each classroom pole up to the 8th period of the course (2014-2); b) draw a profile of the interviewed dropouts; c) analyze the possible factors that led to the evasion of these students; and d) provide some issues for an assessment of the actions promoted in the course. As a research strategy, a qualitative approach was chosen, and 23 dropouts participated of the study, who responded to questionnaires and were submitted to semi-structured interviews. Documents provided by the Coordination of Open and Distance Education (CEAD) and the School Registration were used as source collection. After discussion and analysis of collected data, we tried to identify the factors that led the students in UFV Mathematics Degree by distance learning to evade the course, articulating with the theoretical background of the area. It was noted that among the 240 entrants, the dropout rate of UFV Degree in Mathematics was 90%. We conclude our study, suggesting some mitigating measures for the evasion from the testimony of participants, understanding that the discussion of this problem involves measures that go beyond our research. Nonetheless, we believe that, from the experience of the dropouts of the UFV Degree in Mathematics, elements were presented that contribute to the debate, especially highlighting the contradictions that permeate individuals’ path that are permanently labeled by academic failure.
Palavras-chave: Evasão universitária - Viçosa (MG)
Matemática - Ensino a distância
Professores - Formação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: MIRANDA, Nivia Maria Ladeira. Discutindo sobre a evasão em uma licenciatura em matemática a distância. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24226
Data do documento: 22-Ago-2016
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