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https://locus.ufv.br//handle/123456789/21364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viana, Lenilda Soares | |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T12:11:52Z | |
dc.date.available | 2018-08-23T12:11:52Z | |
dc.date.issued | 2011-01 | |
dc.identifier.issn | 1983-2656 | |
dc.identifier.uri | http://www.coluni.ufv.br/revista/?page_id=127 | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21364 | |
dc.description.abstract | O objetivo desse artigo é conhecer o perfil vocal de professores da Universidade Federal de Viçosa e assim traçar metas de saúde coletiva. Foram analisados 43 questionários (QVV), respondidos pelos professores. Os escores do QVV foram similares nos domínios (sócio-emocional 93,9; físico 85,0 e total 90,0). 49,0% avaliaram a voz como boa e 44,0% como razoável; 72,0% apresentaram alguma dificuldade relacionada à voz, sendo que destes 46,0% apresentaram uma dificuldade vocal, no mínimo moderada, segundo a escala utilizada, como as observadas na análise do QVV por questão do domínio físico para as respostas às questões 1 e 2. Estas dificuldades foram relatadas por 60,0% e 37,0% respectivamente, dos participantes deste estudo. 42,0% dos participantes relataram dificuldade para desenvolver a docência por causa da voz. Conclui-se que a qualidade de vida em voz evidenciou-se na dificuldade de usar a voz em forte intensidade, na incoordenação pneumofônica, na dificuldade em ser entendido e no desempenho da profissão. | pt-BR |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to know the profile vocal teacher at the Federal University of Viçosa and so set goals for health. We analyzed 43 questionnaires (QVV) answered by teachers. The scores were similar in QVV domains (social-emotional 93.9, 85.0, total 90.0 Physical). 49.0% rated their voice as good and 44.0% as fair, 72.0% had some difficulty related to voice, and of these 46.0% had a vocal difficulty, at least moderate, according to the scale used, as those observed in the analysis of QVV a matter of the physical domain to the answers to questions 1 and 2. These difficulties were reported by 60.0% and 37.0%, respectively, of the study participants. 42.0% of participants reported difficulty in developing teaching because of voice. It is concluded that the quality of life in voice evident in the difficulty of using the voice with strong intensity in coordination between breathing, difficulty in being understood and performance profession. | en |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Revista Ponto de Vista | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | volume 7, páginas 5-14, janeiro- dezembro 2010 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | Voz | pt-BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt-BR |
dc.subject | Professor | pt-BR |
dc.title | Qualidade de vida em voz de professores da Universidade Federal de Viçosa | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
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