Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Denis Rafael de Oliveira
dc.contributor.authorAguiar, Oderli
dc.date.accessioned2018-08-21T14:57:33Z
dc.date.available2018-08-21T14:57:33Z
dc.date.issued2006-01
dc.identifier.issn1983-2656
dc.identifier.urihttp://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/?area=volumes_03
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21260
dc.description.abstractO ensino fundamental e médio no Brasil, como se sabe, é de baixa qualidade em muitas regiões. Muitos fatores concorrem para esse resultado. O desinteresse dos alunos em relação às aulas e as dificuldades que muitos professores enfrentam no exercício da docência são fatores determinantes desse quadro. Este artigo discute o ensino da física no nível médio, ressaltando a necessidade de abordagens experimentais e o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, nesse nível de ensino. Uma proposta de atividade prática, em anexo, que envolve o efeito fotoelétrico, já experimentada no nível médio de ensino, enfatiza uma estratégia pedagógica, de experimentação como forma de inovar a prática docente e envolver efetivamente os alunos no processo ensino-aprendizagem melhorando efetivamente a qualidade do ensino.pt-BR
dc.description.abstractThe Elementary School and High School in Brazil have a low quality in many brazilian regions. Many reasons contribute to that situation. The disinterest of the students related to the classes and the difficulties of many professors to teach are the main determining factors of this problem. This article discusses the education of Physics in High School, emphasizing the necessity of studying contents of Modern and Contemporary Physics using an Experimental Approach. A proposal for practical work that involves the photoelectric effect, which has already been tested in High School, finalized the article emphasizing a pedagogical strategy (the experimental strategy) as a way to involve effectively the students in the learning-teaching process and improve the quality of the education.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Ponto de Vistapt-BR
dc.relation.ispartofseriesvolume 3, número 1, páginas 65-81, janeiro- dezembro 2006pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectEducaçãopt-BR
dc.subjectFísica Modernapt-BR
dc.subjectExperimentaçãopt-BR
dc.titleEnsino de física no nível médio: tópicos de Física Moderna e experimentaçãopt-BR
dc.typeArtigopt-BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo150,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.