Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/21260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Denis Rafael de Oliveira | |
dc.contributor.author | Aguiar, Oderli | |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T14:57:33Z | |
dc.date.available | 2018-08-21T14:57:33Z | |
dc.date.issued | 2006-01 | |
dc.identifier.issn | 1983-2656 | |
dc.identifier.uri | http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/?area=volumes_03 | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21260 | |
dc.description.abstract | O ensino fundamental e médio no Brasil, como se sabe, é de baixa qualidade em muitas regiões. Muitos fatores concorrem para esse resultado. O desinteresse dos alunos em relação às aulas e as dificuldades que muitos professores enfrentam no exercício da docência são fatores determinantes desse quadro. Este artigo discute o ensino da física no nível médio, ressaltando a necessidade de abordagens experimentais e o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, nesse nível de ensino. Uma proposta de atividade prática, em anexo, que envolve o efeito fotoelétrico, já experimentada no nível médio de ensino, enfatiza uma estratégia pedagógica, de experimentação como forma de inovar a prática docente e envolver efetivamente os alunos no processo ensino-aprendizagem melhorando efetivamente a qualidade do ensino. | pt-BR |
dc.description.abstract | The Elementary School and High School in Brazil have a low quality in many brazilian regions. Many reasons contribute to that situation. The disinterest of the students related to the classes and the difficulties of many professors to teach are the main determining factors of this problem. This article discusses the education of Physics in High School, emphasizing the necessity of studying contents of Modern and Contemporary Physics using an Experimental Approach. A proposal for practical work that involves the photoelectric effect, which has already been tested in High School, finalized the article emphasizing a pedagogical strategy (the experimental strategy) as a way to involve effectively the students in the learning-teaching process and improve the quality of the education. | en |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Revista Ponto de Vista | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | volume 3, número 1, páginas 65-81, janeiro- dezembro 2006 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | Educação | pt-BR |
dc.subject | Física Moderna | pt-BR |
dc.subject | Experimentação | pt-BR |
dc.title | Ensino de física no nível médio: tópicos de Física Moderna e experimentação | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 150,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.