Ciências Sociais

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    Relações sociais: diálogos com as ciências sociais aplicadas
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2019-12) Araújo, Wagner dos Reis Marques; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Andrade, Aldair Oliveira de
    Neste seu quarto número, do volume 2 (2019), o Comitê Editorial da Revista Relações Sociais decidiu contemplar autores/as que em outras ocasiões procuraram o periódico, mas cujas pesquisas escapavam aos eixos temáticos elencados no escopo editorial. Um dos resultados positivos desta edição é poder dar visibilidade a novos temas e voz a jovens pesquisadores/as com interesses no campo das Ciências Sociais, entretanto não perdemos de vista o foco principal deste periódico que é o combate e a crítica a todas as formas de desigualdades. Com efeito, temos afirmado que as estruturas sociais na sociedade capitalista patriarcal produzem opressões de classe, gênero e raças, subalternizando sujeitos a modos de ser permeados por ausências de sentido na concretude do ser social. Acrescentamos algumas palavras que refletem a nossa preocupação com o atual cenário político no Brasil, que está se desenhando com o avanço da estrema direita que se consolida com o desmonte de políticas públicas de inclusão e, consequentemente, a fragilização dos direitos da classe trabalhadora. Um breve olhar em retrospectiva sobre o desenvolvimento do capitalismo, do ponto de vista da classe que produz valor (dos assalariados e não assalariados), confirma a impossibilidade de qualquer conciliação igualitária entre aqueles/a que vendem a sua força de trabalho (capacidades físicas e espirituais da corporalidade) e o possuidor dos meios de produção (detentor do monopólio das matérias-primas, capital, instrumentos de trabalho, etc.), haja vista o papel desempenhado pela instituição estatal que é perpassada por uma relação dialética sempre em tensão.
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    Saúde mental e comportamento alimentar de pessoas idosas durante a pandemia da COVID-19
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2024) Silva, Rafael Junio Rombardi da; Ribeiro, Camila Stefany Carvalho; Fernandes, Dalila Pinto de Souza; Colombari, João Pedro Cruz; Ribeiro, Andréia Queiroz
    A pandemia da COVID-19 gerou impactos na população, sobretudo nas pessoas idosas, grupo de vulnerabilidade. Objetivou-se avaliar a relação entre comportamento alimentar e saúde mental de pessoas idosas participantes de um projeto de extensão durante a pandemia da COVID-19. Dados socioeconômicos e de saúde, comportamento alimentar e sintomas depressivos foram coletados. A amostra incluiu 26 indivíduos. Durante a pandemia, 38,5% relataram sintomas depressivos e 46,2% alteração do consumo alimentar. Identificou-se associação entre descontrole alimentar e alteração do consumo alimentar, bem como entre alimentação emocional e alteração da renda e sintomas depressivos. Além disso, a alteração do peso corporal foi superior nos indivíduos que realizavam as refeições sozinhos. Os resultados sugerem impactos da pandemia sobre a saúde mental e o comportamento alimentar das pessoas idosas, o que evidencia a importância da extensão universitária para mitigar os impactos em contextos pandêmicos.
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    Amêndoa de macaúba: incentivo à agricultura familiar por meio do desenvolvimento de produtos
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2025) Paiva, Caroline Liboreiro; Fonseca, Dayane Helena da; Silva, Larissa Fernandes da; Floriano, Renata Osaqui; Andrade, Maria Eduarda Soares; Fidelis, Priscila Cardoso; Barros, Frederico Augusto Ribeiro de
    A amêndoa de macaúba, rica em lipídeos, proteínas, fibras e minerais, é um ingrediente promissor para a elaboração de alimentos. Este projeto, uma parceria entre UFV, UFOP e UFMG, teve como objetivo promover o uso desta amêndoa junto a famílias afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão e pelos efeitos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, a partir da elaboração e divulgação de alimentos saudáveis. Agricultoras familiares de Goiabeiras/MG foram o público-alvo por fabricarem produtos para a merenda escolar e pelo fato de já possuírem a palmeira macaúba presente em suas propriedades. Foram desenvolvidos bolos, cookies, cocadas e extratos solúveis utilizando a amêndoa, os quais foram submetidos às análises de composição nutricional e sensorial. O projeto culminou com a realização de oficinas e cartilhas sobre a elaboração dos produtos. Acredita-se que a comercialização desses produtos seja uma oportunidade de geração de renda para aqueles que vivem do extrativismo da macaúba.
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    "Colônia com ciência": a colônia de férias como estratégia de ensino de ciências e formação docente
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Tavares, Mara Garcia; Araújo, João Marcos de; Travenzoli, Natália Martins
    Atividades extracurriculares fortalecem o papel social da universidade e promovem a troca de conhecimentos com a comunidade. Neste relato de experiência discutimos as atividades de duas colônias de férias realizadas com alunos dos 7o e 8o anos do ensino fundamental, em janeiro/2015 e julho/2016. As atividades incluíram visitas a museus e espaços de ciência, realização de experimentos, trilhas e gincana. Ao promover a integração, as colônias facilitaram a compreensão de conteúdos de ciências e o estabelecimento de relações de amizade entre os participantes. A maioria dos alunos avaliou as atividades como "excelentes" ou "ótimas" e demonstrou interesse em participar de iniciativas futuras. Os monitores afirmaram que participar das colônias foi uma experiência enriquecedora, com destaque à importância do trabalho em grupo. Os resultados sugerem que atividades fora do ambiente escolar são eficazes e promovem uma educação mais envolvente, além de enriquecer a formação de futuros professores.
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    Comportamento alimentar, prática de atividade física e questões referentes à saúde mental de adolescentes de um Colégio de Aplicação, antes e durante a pandemia da COVID-19
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Rocha, Ariane Ribeiro de Freitas; Silva, Jessica Aparecida da; Morais, Núbia de Souza de; Pereira, Patrícia Seixas Lopes; Acácio, Emanuelle Valadares de Jesus; Oliveira, Roberta Costa Lima de; Faria, Geovanna Rafaela Lourenço; Silva, Rayane Sibéria Souza; Priore, Silva Eloiza
    O objetivo foi avaliar o comportamento alimentar, satisfação com o peso corporal e questões relacionadas à saúde mental de alunos de um Colégio de Aplicação de uma universidade federal, antes e durante a pandemia. Aplicou-se um questionário online semiestruturado via Google Forms, contendo informações sobre hábitos e comportamentos alimentares, satisfação com peso corporal, prática de atividade física e questões referentes à saúde mental, antes e durante o período da pandemia de COVID-19. Avaliou-se 88 alunos, 54,5% do sexo feminino, com mediana de idade de 16,5 anos. Durante o cenário crítico imposto pela pandemia do SARS-CoV-2, ocorreram mudanças positivas nos hábitos alimentares dos adolescentes e no padrão de atividade física, principalmente por estarem morando com os pais, contudo, foram observados importantes impactos negativos na saúde mental.
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    Telessaúde Covid: caracterização sociodemográfica, clínico-epidemiológica e indicadores do telemonitoramento em Viçosa-MG
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Freitas, Brunnella Alcantara Chagas de; Prado, Mara Rúbia Maciel Cardoso do; Fialho, Wilmara Lopes; Henriques, Bruno David; Souza, Lívia Pereira de; Dutra, Thais Souza; Ladeira, William Carvalho Xavier; Gonçalves, Arthur Rezende; Pardini, Clara Lacerda; Freitas, Frederico Alcantara Chagas de; Assis, Gabriela Barros de; Maciel, Henrique Carvalho; Viana, Lucas Macedo Pereira; Faria, Luna Lila Fernandes de; Andrade, Maria Luisa Cruz; Dias, Marina Diniz; Freitas, Myrella Lacerda de; Nunes, Otávio Ferreira; Aravalé, Rodrigo Alfonso Sanmartin; Oliveira, Thales Nascimento de
    Em 2020, a Universidade Federal de Viçosa e a Gestão Municipal implementaram o projeto de extensão Telessaúde Covid para o enfrentamento da pandemia. O objetivo é fazer uma análise descritiva dos quatorze meses de atuação do projeto. Realizou-se análise descritiva da caracterização sociodemográfica, clínico-epidemiológica e indicadores do serviço. Foram atendidos 6.898 pacientes, predominando o gênero feminino e adultos jovens. Os sinais e sintomas mais frequentes foram cefaleia, tosse, coriza, dor de garganta, dor muscular e febre. O RT-PCR foi o teste realizado pela maioria e 31,6% dos pacientes foram positivos. O serviço concluiu o encerramento de 91,5% dos atendimentos. O Telessaúde Covid foi relevante para o contingenciamento da Covid-19, com número expressivo de atendimentos, e contemplou a missão social da universidade pública, transformando o modelo assistencial e reorientando o processo de formação e ação profissional de estudantes e profissionais de saúde.
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    Projeto arquitetônico participativo na Escola Nacional de Energia Popular - ENEP, em Viçosa-MG
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Soares, Josarlete Magalhães; Zica, Otávio Danilo Zica; Monte Alto, Vanessa Coelho
    A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma instituição coordenada por um coletivo de movimentos sociais do campo e da cidade que tem como método pedagógico a educação popular, atuando como importante agente na inclusão social. Diante da necessidade de reformar a estrutura física e de construir novos ambientes, a coordenação da Escola resolveu iniciar um processo de planejamento de readequação dos espaços. A partir dessa demanda foi formalizada uma parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e iniciado o projeto de extensão. Por meio de reuniões mensais com a coordenação e os voluntários da Escola, foram realizadas oficinas fundamentadas em metodologias participativas de projeto arquitetônico, de modo que os usuários assumissem maior envolvimento nas decisões de projeto, reforçando laços de pertencimento e apropriação do espaço.
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    Consumo alimentar, estado nutricional e nível de atividade física de mulheres idosas praticantes de exercício físico
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Silva, Amanda Karine da; Fernandes, Dalila Pinto de Souza; Silva, Isabella Antonia Soares da; Carneiro-Júnior, Miguel Araujo; Lucia, Ceres Mattos Della; Ribeiro, Andréia Queiroz
    Objetivou-se avaliar o consumo alimentar, estado nutricional e nível de atividade física de mulheres idosas praticantes de exercício físico. O estudo é parte de um projeto de extensão voltado para atividade física para pessoas idosas. Foram analisados, além do consumo alimentar, o nível de atividade física, estado nutricional e adiposidade corporal de 45 mulheres. A média de idade das participantes foi de 67,8 anos (DP=6,04). Um elevado percentual (57,8%) estava com excesso de peso e 87,8% apresentaram elevada adiposidade, indicando risco de doenças associadas à obesidade. Observou-se consumo inadequado de gorduras monoinsaturadas, cálcio e vitamina B6. As elevadas frequências de excesso de peso, adiposidade elevada e inadequações do consumo alimentar observadas, evidenciam a importância de intervenções nutricionais associadas à prática de atividade física, na direção de um cuidado integral à saúde das pessoas idosas para melhor qualidade de vida dessa população.
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    Dança e participação: o caso dos homens estudantes do curso de licenciatura em educação física UFV/CAF
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Costa, Bárbara Dias Diniz da; Silva, Marcília de Sousa
    Estereótipos sociais e culturais dificultam a participação masculina na dança. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos entender as limitações e motivações para a participação de estudantes homens do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) no Projeto Movimento e Saúde-#Dance/UFV e compreender as concepções de dança dos mesmos. Utilizou-se um questionário semiestruturado enviado via e-mail aos participantes, para posterior analise qualitativa das respostas. Apesar de muitos estudantes reconhecerem a importância de se trabalhar o conteúdo da dança, a falta de segurança se apresenta como barreira para que ministrem uma aula sobre o tema. Apesar de barreiras histórico-sociais, o preconceito não apareceu nos resultados como um fator limitante para maior parte dos entrevistados, levando a reflexão acerca de outras possibilidades, como a divulgação do projeto e o horário que o mesmo ocorria, no contraturno do curso.
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    Construindo pontes: a construção de pontes de palito de picolé no ensino básico como incentivo ao acesso ao ensino superior
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2023) Souza, Ariel Miranda de; Carreira, Isabella Marcossi Biagioni Baeta; Adams, Érika; Oliveira, Karen Pereira; Capanema, André Martins; Lima, Mariana Palma; Mendes, Beatryz Cardoso; Pedroti, Leonardo Gonçalves; Carvalho, José Maria Franco de
    É de suma importância incentivar os alunos de escolas públicas a conhecerem e continuarem os estudos no ensino superior, visto que muitos deles, ao concluírem o ensino básico, sentem-se desmotivados ou incertos sobre a continuação de sua educação. Desta forma, o projeto de extensão Construindo Pontes da Universidade Federal de Viçosa realizou um concurso de pontes de palito de picolé, em conjunto com as escolas públicas da cidade de Viçosa - MG. Aulas expositivas expuseram pontos básicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de orientações para a construção das pontes. Ao final do concurso, foi realizada a cerimônia de rompimento das pontes e discussão das possíveis causas dos rompimentos e formas de se aumentar a eficiência das pontes. Foi possível promover a extensão entre o conhecimento adquirido pelos alunos da UFV com os estudantes do ensino básico de Viçosa, possibilitando troca de saberes e acesso a um novo mundo de perspectivas e oportunidades.