Teses e Dissertações
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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.
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Item A adoção do teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: reflexos sobre a produtividade institucional(Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Kawasaki, Henrique Haruhico de Oliveira; Diniz, Gustavo Figueiredo CampolinaO teletrabalho foi largamente adotado, tanto por empresas privadas quanto por instituições da Administração Pública como medida para conter a propagação do novo coronavírus. O teletrabalho, no entanto, já estava sendo gradualmente incorporado à rotina de muitas organizações, antes da pandemia, como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que aderiu à modalidade em 2017, por meio de uma experiência-piloto. Os resultados positivos levaram o TCEMG a institucionalizar o teletrabalho em 2018, ampliando- o a todos os servidores após a deflagração da pandemia de Covid-19. O presente estudo, portanto, teve como objetivo analisar os efeitos desta modalidade sobre a produtividade do teletrabalho no âmbito do TCEMG, durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de caráter descritivo, optando-se por uma abordagem de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e servidores da área técnica do TCEMG. Os dados foram, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Ocorreu o levantamento dos indicadores de produtividade da área técnica, nos anos de 2018, 2019 e 2020, obtendo-se o panorama geral da produtividade no ano de 2020, período em que o trabalho remoto foi implementado de forma generalizada na instituição. Os resultados obtidos foram aprofundados a partir da realização de entrevistas, com vistas a compreender a percepção de gestores e servidores acerca do estabelecimento de metas e produtividade no regime de teletrabalho. A realização das entrevistas também permitiu identificar as principais dificuldades, vantagens e desvantagens associadas a este regime, que podem justificar as oscilações da produtividade no período analisado. Como dificuldades, foram apontadas: a compatibilidade das atividades com o trabalho remoto; a ausência de infraestrutura tecnológica adequada; a falta de adaptação dos servidores; a falta de suporte da instituição; o acúmulo de funções na pessoa do gestor; e as dificuldades relacionadas à comunicação remota. Identificou-se, como vantagens: a melhoria da produtividade; o aumento da motivação; o aumento do engajamento no trabalho; a flexibilidade de horário; a diminuição de custos e de tempo com deslocamento; o aumento da qualidade de vida; a redução do estresse; a redução do absenteísmo; a ubiquidade do trabalho; o aumento da autonomia no trabalho; a retenção de talentos e a redução da rotatividade de pessoal. Por outro lado, foram identificadas as seguintes desvantagens: queda de produtividade; dificuldade de comunicação remota; aumento do tempo disponível para o trabalho; perda de convívio e interação com os colegas de trabalho. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o aprofundamento do estudo sobre o teletrabalho no setor público, considerando a incipiência do tema na literatura e o potencial de crescimento do teletrabalho para os próximos anos, apontando quais os principais efeitos desta modalidade sobre a produtividade da organização. PALAVRAS-CHAVE: Teletrabalho. Trabalho Remoto. Produtividade. Administração Pública.Item A governança da política municipal de saúde e as demandas municipais no contexto da coordenação federativa(Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-06-29) Souza, Tainá Rodrigues Gomide; Ckagnazaroff, Ivan BeckVersa o presente estudo sobre governança da política municipal de saúde no contexto federativo e a assimilação das demandas municipais específicas. A união, a partir de meados da década de 1990, passou a exercer uma influência significativa sobre a formulação e a coordenação da política de saúde; e, o município, a exercer o papel de operacionalizador de tal política. Assim, espera-se que novas formas de governança sejam desenvolvidas para que o governo municipal consiga operacionalizar a política de saúde direcionada pela coordenação federativa e, também, atender as demandas de saúde específicas de seu município. Para a operacionalização da política de saúde pelo município, deve-se considerar que o mesmo não atua de modo isolado, uma vez que está inserido em um contexto, e, para compreender esse processo, é preciso entender a governança pública da política realizada pelo município e a coordenação federativa. Diante da importância de tal compreensão, foi realizado um estudo de caso qualitativo com o objetivo de analisar como a Governança da Política Municipal de Saúde de Viçosa-MG assimila as demandas específicas de seu município, diante da coordenação exercida pelo governo federal. Para tanto, foi elaborado um esquema de análise baseado em três dimensões de análise: ‘Coordenação Federativa’, ‘Governança Pública’ e ‘Demandas Municipais’. Verificou-se que o arranjo de governança da política de saúde, estabelecido no município, busca dar espaço aos atores não governamentais, mas na prática, reproduzem características históricas brasileiras, como, centralização de recursos, centralização decisória e descontinuidade administrativa, o que não favorece o reconhecimento das demandas municipais específicas por parte do governo municipal. Sobre esse reconhecimento, foi verificada uma falta de capacidade administrativa por parte do governo municipal, principalmente quanto às demandas específicas do município, e de utilizar as que se apresentam nos procedimentos de tomada de decisão e de planejamento. Essa falta de capacidade administrativa do município, de assimilar suas demandas de saúde específicas, justifica a necessidade do comando federal por parte do município, uma vez que o governo municipal não consegue se organizar administrativamente para reconhecer as próprias demandas. De tal modo, concluiu-se que o governo municipal reage às diretrizes nacionais, e que, em função do predomínio da indução do governo federal, da reduzida autonomia normativa e financeira e da falta de capacidade do governo municipal em propor programas que sejam peculiares ao município de Viçosa-MG, as demandas de saúde assimiladas pela governança pública do município, são as determinadas e estabelecidas pelo governo federal, compatíveis com as necessidades municipais, sendo a coordenação federal determinante para o efetivo atendimento das demandas municipais de saúde.Item Accountability, capacidade estatal e eficiência na alocação de recursos públicos municipais(Universidade Federal de Viçosa, 2020-05-04) Mendes, Wesley de Almeida; Mendes, Wesley de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7631086727581445Os municípios, dotados de autonomia política e administrativa estabelecida pelo modelo federativo brasileiro, receberam um conjunto de competências para geração e captação de recursos por meio de tributos próprios, bem como para elaboração e implementação de políticas públicas, atendendo limites de gastos e diretrizes de como executá-los. Assim, para aplicar os recursos e atender as normativas legais, o município precisa utilizar sua capacidade para execução das ações públicas e emprego da receita no plano municipal. Essa capacidade corresponde ao aparato burocrático e político que envolve a administração pública. Contudo, a capacidade estatal não é o único fator a garantir a eficiência e a obtenção de melhores resultados na alocação desses recursos, sendo importante o papel da accountability, em seu aspecto horizontal, vertical e social. Nesse sentido, o presente estudo tem como tese: “a capacidade estatal dos municípios afeta a alocação de recursos, mas isso não ocorre individualmente, dependendo da atuação em conjunto de dispositivos de controle horizontal, vertical e social, influenciando a eficiência na aplicação dos recursos públicos”. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a capacidade estatal dos municípios de Minas Gerais e suas inter-relações com a accountability, considerando a alocação de recursos públicos. Para isso, foram realizados três estudos inéditos e independentes, que resultaram nos três artigos contidos nesta tese. No primeiro, ao buscar avaliar a eficiência na alocação dos recursos públicos dos municípios por meio da avaliação das contas públicas aferida por órgãos de controle externo, argumenta-se que a ausência de instrumentos de mensuração da eficiência prevista na legislação impede a avaliação dos resultados obtidos pela administração municipal, de forma que os órgãos de controle se limitam a verificar o cumprimento dos limites orçamentários estabelecidos em lei. Foram realizadas análise documental, DEA e Propensity Score Matching, cujos resultados demonstram que a aprovação ou não das contas não diferencia, estatisticamente, o nível de eficiência dos municípios, destacando a importância dada ao cumprimento dos limites orçamentários frente aos resultados que podem ser alcançados pela aplicação dos recursos. No segundo estudo, buscou-se identificar a influência das instituições de controle na eficiência da alocação de recursos públicos, considerando as características ambientais de desenvolvimento e o aspectoorganizacional da administração pública municipal. Usando o método de Regressão Beta Inflacionada, os resultados apontaram que controle social, elementos do contexto político e características socioeconômicas influenciam o nível de eficiência dos recursos públicos. Esses resultados destacam a importância do ambiente propício, com valorização para a democracia e desenvolvimento para influenciar a eficiência da gestão. Já a terceira pesquisa buscou verificar a influência da accountability e da capacidade estatal no desempenho dos recursos públicos em municípios brasileiros. Por meio da utilização do método de Modelagem de Equações Estruturais, em path analysis, os resultados provam que a capacidade é influenciada pela accountability e influencia a alocação dos recursos públicos. Os resultados encontrados confirmam a tese desta pesquisa, indicando a relação entre a capacidade estatal e a alocação dos recursos, a qual também é influenciada pela accountability em seus aspectos horizontal, vertical e social. Ainda, pode-se notar que a atuação de cada um desses instrumentos de accountability e controle está delimitada à sua área de ação, cabendo ao controle social a avaliação da qualidade e do desempenho na prestação do serviço, enquanto que o controle horizontal encarrega-se da análise orçamentária e da responsabilização do agente público. Para a accountability vertical, há a utilização do aparato eleitoral como forma de aceitar ou rejeitar as propostas políticas feitas. Assim, este estudo se apresenta como um elemento de discussão da atuação dos mecanismos de controle sobre a capacidade estatal na busca de compreender a eficiência na alocação dos recursos públicos. Palavras-chave: Administração Pública. Capacidade Estatal. Controle.Item Aposentadoria. E agora? Significados, expectativas e dificuldades no processo de aposentadoria de servidores federais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-12-13) Zeferino, Arlindo Aparecido dos Reis; Cunha, Gustavo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3904468577301056Neste estudo, buscou-se analisar aspectos subjetivos, como sentido e significado do trabalho, além de seus vínculos afetivos e imaginários que implicam questão social que envolve benefícios materiais e a construção da identidade, assim como o significado da aposentadoria. Nesse sentido, este estudo objetivou pesquisar o que influencia o contexto de trabalho de técnico-administrativos que atuam na Universidade Federal de Viçosa — servidores esses estáveis e que já preencheram Os requisitos para se aposentarem — a permanecerem em suas atividades laborais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas com 20 técnicos administrativos, sendo quatro de cada nível (A, B, C, D e E), dois do gênero masculino e dois do feminino. Pelos depoimentos dos entrevistados, procurou-se descrever e analisar os fatores que influenciam a sua permanência no trabalho, Os principais resultados evidenciados foram: a aposentadoria no sentido positivo, que é um prêmio ao trabalhador, seu direito, algo de bom, descanso merecido e que vai acontecer naturalmente; no sentido negativo, como acomodação, ' inutilidade, ociosidade e envelhecimento. Alguns concebem o trabalho como fonte de saúde, qualidade de vida e prazer, cujo rompimento eleva o critério da inutilidade. Quando questionados por que ainda não se aposentaram, as respostas foram relacionadas à disposição para trabalhar, ao sentimento que ainda podem continuar contribuindo, à interação social. Também, argumentaram postergar a aposentadoria por questões financeiras. Assim, conclui-se que o servidor não está preparado para se aposentar e possui forte vínculo institucional.Item Argumentação e linguagem no governo eletrônico: o uso das redes sociais enquanto instrumento responsivo dos cidadãos no âmbito do Judiciário(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-05) Tenório, Lucas Passos; Deboçã, Leonardo PinheiroOs avanços sociais e tecnológicos ocorridos na transição do século afetaram fortemente a maneira de os indivíduos interagirem entre si na sociedade, assim como de se relacionarem com instituições públicas e privadas. Tomando-se a perspectiva da Administração Pública, o Estado tem sido agente de diversas iniciativas no campo do governo eletrônico, sendo algumas das principais os portais de transparência e páginas institucionais de órgãos públicos em redes sociais. Por todo investimento público e oportunidade de participação política e social em decorrência de tais ferramentas, surge a necessidade de se compreender os atores nestes palcos, suas ideias e a maneira como essas interagem. No presente trabalho, o foco se volta às páginas institucionais do poder Judiciário na maior rede social do mundo (Facebook), em vista da amplitude dos temas que tocam tal segmento da Administração Pública e o destaque que suas iniciativas digitais têm demonstrado. Desse modo, apresenta-se uma análise apurada dos debates populares na esfera digital, assim como de seus interlocutores. Para tanto, foi realizado um exame demográfico das cinco maiores páginas institucionais do Judiciário brasileiro, além da análise de conteúdo, de argumentos e de pertinência temática de duas discussões aleatórias em cada uma daquelas. Como esteira para a reflexão, são utilizadas a Teoria da Ação comunicativa, de Habermas, e a Teoria da Argumentação de Perelman. Portanto, o objetivo central é contribuir ao tema do uso das ferramentas digitais para o desenvolvimento de políticas públicas com a participação dos cidadãos em um espaço aberto de comunicação direta. Os resultados indicaram a predominância de certos grupos sociais nas esferas deliberativas, bem como a recorrência de certas técnicas argumentativas nos debates analisados. Estas descobertas podem ensejar a criação de ações estratégicas de inclusão social eletrônica e melhoria da comunicação entre a Administração Pública e os cidadãos.Item Assédio moral no trabalho: estudo com servidores de uma IFES de Minas Gerais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-10-10) Gomes, Luciene Ferreira Gomides; Lima, Maria Elizabeth Antunes; http://lattes.cnpq.br/6642182024565153O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar como e vivenciado o assédio moral pelos servidores tecnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais, identificando-se possíveis incidências, consequências e ações de prevenção. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, visando compreender, de maneira aprofundada, se o assédio moral esta de fato presente na instituição estudada e, caso positivo, como os servidores vivenciam essa situação. Participaram desta pesquisa 12 servidores que foram ou não vítimas de assédio moral e também um dos representantes do sindicato. Foi feita uma análise profunda do problema do assédio moral na instituição a partir de uma perspectiva mais ampla, ou seja, levando- se em conta as características pessoais dos sujeitos em conflito e as particularidades do seu trabalho e considerando sempre o contexto organizacional. Os resultados sugerem a presença de um grupo dominante que dita as normas e regras de comportamento, favorecendo o abuso explícito por uma das partes. Esse fato sinaliza a necessidade de medidas de prevenção e combate ao assédio moral no trabalho da instituição estudada e sua divulgação, por meio de uma atuação coletiva que permita, entre outras medidas, dar publicidade as formas dessa conduta, para que os trabalhadores possam reconhecê-las e denuncia-las. A conclusão e de que e fundamental compreender as atuais formas de violência que têm acontecido no mundo do trabalho. Palavras-chave: Assédio moral. Saúde mental. Servidores tecnico-administrativos. Trabalho.Item Avaliação de políticas públicas: Um estudo sobre a efetividade do projeto DescarTI no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-08) Duque, Fabiano Galego; Muniz, Reynaldo MaiaEsta pesquisa tem como objetivo verificar, sob a perspectiva da efetividade, a presença dos aspectos ambiental, social e cultural/comportamental no projeto DescarTI, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), em consonância com os princípios expressos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto DescarTI visa ao descarte dos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação obsoletos, avariados ou inutilizados pertencentes ao patrimônio dos órgãos vinculados à Secretaria, de maneira legal e consciente . É notória a importância do descarte dos resíduos eletroeletrônicos, visto que a sua destinação incorreta gera prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. A avaliação de programas e projetos públicos é um instrumento de suma importância para a Administração, pois permite subsidiar seus gestores com informações adequadas para a tomada de decisão. Esta pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e o método utilizado foi o estudo de caso. A coleta de dados foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com agentes da Comissão Especial de Alienação (CEA) de três escolas estaduais, uma Superintendência Regional de Ensino e uma Diretoria vinculada à SEE-MG. Os resultados do estudo demonstraram que no projeto DescarTI não estão presentes os aspectos ambiental e social, porém, quanto ao aspecto cultural/comportamental (práticas e procedimentos), esse projeto apresenta-se de acordo com a perspectiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Palavras-chave: Eletroeletrônicos. Avaliação. Políticas Públicas. Efetividade. ResíduosItem Avaliação do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes(Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26) Assunção, Gabriel Gonçalves; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3162554592271589A qualidade no sistema de educação de um país é de fundamental importância para que esse obtenha o seu pleno desenvolvimento, seja socialmente, tecnologicamente ou economicamente. Para que essa importante área atinja resultados satisfatórios, é necessário que ocorra uma avaliação dos programas de ensino, de forma a obter um parecer acerca de sua capacidade de oferecer um bom serviço. Um curso pode ser avaliado de diversas maneiras, uma delas é através da análise daquele que possui uma visão mais aproximada do que acontece de fato dentro da sala de aula: o próprio estudante. O presente estudo buscou identificar a percepção dos discentes no que se refere à qualidade do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Foram entrevistados discentes do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV da turma de 2016 e coletados dados sócio-demográficos dos estudantes, expectativa e percepção dos mesmos em relação às dimensões de Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza, Segurança e Empatia, avaliação de aspectos do curso, auto avaliação, avaliação da turma e questões discursivas. Os resultados representam que a coordenação do curso possui um grande desafio pela frente. Será necessário muito esforço para que os pontos insatisfatórios do curso sejam corrigidos. Apesar disso, o curso não obteve nenhuma avaliação abaixo da média, além de identificados diversos aspectos positivos, os quais devem ser mantidos e potencializados para atrair um corpo discente cada vez mais motivado e qualificado. Essa avaliação do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes forneceu informações que servem de embasamento para que os gestores do curso elaborem um planejamento de estratégias.Item Barreiras das micro e pequenas empresas na participação dos processos licitatórios: um estudo das licitações na Universidade Federal de Viçosa-MG(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-10-09) Marinho, Fernando Henrique; Munyz, Reynaldo Maya; http://lattes.cnpq.br/0210954774162868Este estudo objetivou descrever e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) para participarem de licitações, na modalidade pregão eletrônico, realizadas pela Universidade Federal de Viçosa. Foram pesquisadas empresas que participam e outras que não participam de procedimentos licitatórios na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa, baseada em um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de micro e pequenas empresas de Viçosa, escolhidas por acessibilidade. O tratamento dos dados deu-se pela análise de conteúdo, tendo sido definidas, a posteriori, três dimensões de estudo: a) Percepção dos representantes das MPE que participam de licitações públicas, na modalidade pregão eletrônico, sobre o processo licitatório; b) Desafios enfrentados pelas empresas vencedores de pregões eletrônicos; e c) Desafios enfrentados pelas empresas que não participam de pregões eletrônicos. Os principais resultados da pesquisa apontam que concorrer com preços competitivos é um dos principais desafios para a participação e êxito em um procedimento licitatório, sendo os custos operacionais das MPE um dos principais componentes do preço dos produtos. Verificou-se a existência acirrada de empresas que possuem lojas físicas constituídas e outras abertas exclusivamente para atender às necessidades dos órgãos públicos. Além disso, nas organizações públicas, a falta de especificações precisas dos produtos, principalmente no tocante às exigências de padrões ou parâmetros de qualidade, se apresenta como dificultador desse processo licitatório. Para as empresas que não participam de licitações públicas, a falta de foco no mercado das compras públicas e o desconhecimento da legislação e das regras de tratamento diferenciado para as MPE, além do preconceito das empresas de que o processo é burocrático, fato contestado por este estudo, são apontados como entraves para que essas MPE possam participar do processo de compras públicas.Item Benefícios e competição fiscal entre Estados brasileiros: judicialização da “guerra fiscal” do ICMS no Supremo Tribunal Federal(Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-14) Rezende, Rafael de Oliveira; Abrantes, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/7208783593813620O lado mais explícito do federalismo competitivo brasileiro manifesta-se por meio da renúncia de receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a partir da concessão de benefiícios/incentivos fiscais, financeiros, creditícios e/ou locacionais de forma inconstitucional, ou seja, à revelia da celebração de convênios no âmbito do Confaz. Deste modo, caracteriza-se a denominada “guerra fiscal”, a qual pode ser definida como uma disputa de investimentos entre os entes estaduais da federação, mediante a concessão de vantagens às empresas, na ânsia de atrair empreendimentos para fomentar o desenvolvimento local. Sendo assim, com frequência são ingressadas Ações Direitas de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), no intuito de dirimir o conflito federativo gerado por essa concessão irregular de beneficios/incentivos. Em função disso, o objetivo do presente estudo consistiu-se em analisar a “guerra fiscal” do ICMS a partir da propositura das ADIs no STF. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa mediante pesquisa documental em fonte secundária de dados, principalmente no sítio da Suprema Corte, sendo que os dados foram analisados por meio de categorias propostas para a realização da análise de conteúdo. Como resultado, localizou-se 214 ADIs referentes a “guerra fiscal” do ICMS de 1989 a 2017, destacando-se o protagonismo dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, e conferindo centralidade às regiões Sudeste e Sul nessa disputa. Além disso, observou-se a predominância dos beneficios/incentivos fiscais, em sentido stricto, concedidos, principalmente, ao setor industrial (segmento automotivo, de processamento eletrônico de dados, farmacêutico, petroleiro, entre outros) por meio, essencialmente, de crédito presumido, isenção, redução da base de cálculo e diferimento. Portanto, apesar da atuação paliativa do STF, a concessão de incentivos fiscais e a adoção de medidas protecionistas ainda têm sido uma prática amplamente difundida de norte a sul da federação, todavia, a Lei Complementar nº 160/2017 possivelmente veio pôr fim a judicialização da “guerra fiscal” ao prever a convalidação dos beneficios/incentivos fiscais concedidos à revelia dos convênios do Confaz.Item Comprometimento organizacional: estudo com servidores técnico-administrativos de nível superior de uma Universidade Federal localizada no Estado de Minas Gerais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-09) Sobreira, Francisco Escolástico; Pereira, Luciano Zille; http://lattes.cnpq.br/8588699603049166Dentre os vínculos que permeiam a relação do indivíduo com a organização, o comprometimento organizacional constitui em um dos construtos investigados por pesquisadores e utilizados por gestores com a finalidade de conseguir engajamento das pessoas e de obter melhores resultados. O construto está relacionado a um tipo de vínculo, o qual influencia na decisão do indivíduo de permanecer ou não na organização e que na concepção de Meyer e Allen (1991) essa influência se dá em diferentes dimensões denominadas afetiva, instrumental e normativa. Este estudo teve por objetivo descrever e analisar o comprometimento organizacional na percepção dos servidores técnico-administrativos da categoria de nível superior que atuam em uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais. Caracteriza-se como do tipo descritivo, com abordagem quantitativa por meio de estudo de caso. A população do estudo foi composta por 323 servidores, sendo a amostra da investigação constituída por 196 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionário aderente ao modelo de comprometimento organizacional, de Meyer e Allen (1991), validado no Brasil por Marques (2011), tendo apresentado níveis de confiabilidade superiores a 0,71. Os dados foram processados pelo software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0.0. O comprometimento organizacional foi analisado mediante um indicador ancorado na média das respostas para cada uma das dimensões analisadas e a avaliação dos construtos (comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e comprometimento normativo) se deu com base na média e no desvio-padrão. Como resultado, constatou-se alto grau de comprometimento organizacional (M = 4,03), com predominância para a base afetiva (M = 4,67), seguida da normativa (M = 3,96) e, por fim, da instrumental (M = 3,55). Outros achados da pesquisa foram maior vínculo afetivo com a instituição para aqueles servidores com mais de 50 anos de idade do que com os mais jovens e para aqueles com 11 anos ou mais de serviço do que para aqueles que trabalham na instituição há menos tempo; e maior comprometimento global para os que já atingiram 11 anos ou mais de trabalho na instituição do que aqueles que nela trabalham há menos tempo. Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Serviço público. Universidade Federal. Servidores técnico-administrativos.Item Comprometimento organizacional: estudo com servidores técnico-administrativos de nível intermediário da Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais(Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-09) Brasileiro, Adnilson Antônio; Pereira, Luciano Zille; http://lattes.cnpq.br/9760126202067011Este estudo tem como tema central o comprometimento organizacional. Seu objetivo consiste em descrever e analisar as dimensões do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do nível intermediário da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Quanto à metodologia, esta pesquisa classifica-se como descritiva de abordagem quantitativa. A população objeto do estudo foi de 776 técnico- administrativos, com amostra de 276 servidores ocupantes dos cargos de nível de classificação D, de acordo com o PCCTAE. Aplicou-se questionário disponibilizado de forma on line, cujo convite para respondê-lo foi realizado via e-mail institucional dos servidores. O questionário dividiu-se em duas partes: características demográficas e ocupacionais dos respondentes e Escala de Avaliação do Comprometimento Organizacional, proposta por Meyer e Allen (1991) revalidada para a área pública brasileira por Marques (2011). Os dados obtidos foram copilados em planilhas do Microsoft Excel e as análises estatísticas realizadas mediante utilização do Pacote Estatístico IBM SPSS Statistic. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva univariada e bivariada. Os resultados evidenciaram que 53,6% dos pesquisados possuem alto comprometimento global, o que indica forte vínculo destes indivíduos em prol do alcance dos objetivos institucionais. Identificou-se que a dimensão afetiva é predominante entre a maioria dos pesquisados, a qual apresentou uma média alta de comprometimento, seguida da dimensão normativa e, por último, da instrumental, as quais apresentaram médias moderadas. Os dados revelaram que 85,5% dos servidores apresentam alto grau de vínculo afetivo, 52,9%, alto vínculo normativo e 47,1%, alto nível de vínculo instrumental. Quanto a possíveis diferenças no comprometimento dos servidores pesquisados em relação às variáveis demográficas e ocupacionais (gênero, estado civil, número de filhos e tempo de trabalho na instituição), concluiu-se que não há diferenças significativas, indicando que cada uma destas variáveis apresentou, em tendência central, comprometimentos afetivo, normativo, instrumental e global equivalentes. Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Servidores técnico- administrativos. Dimensões Afetiva, Instrumental e Normativa. Universidade Federal de Viçosa (UFV)Item Controle social no processo participativo: um estudo no conselho municipal de saúde de Juiz de Fora (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22) Magalhães, Fernanda Gabriela Gandra Pimenta; Xavier, Wescley Silva; http://lattes.cnpq.br/2524947233874406Diante a inserção da participação cívica na gestão pública e do pioneirismo do setor da saúde neste sentido, são criados os conselhos municipais de saúde, instâncias de participação cívica na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Tal legislação, ao institucionalizar a participação da comunidade na gestão do SUS e definir a criação dos conselhos de saúde, fixando assim os espaços para participação popular na agenda pública, especificamente na saúde, confere caráter diferenciado à gestão municipal, que se assume como controle social. Nesse contexto e mediante o papel e responsabilidades atribuídas aos conselhos, este trabalho tem a proposta de analisar o exercício do controle social exercido pelo conselho municipal de saúde na cidade de Juiz de Fora. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura a fim de fundamentar esta pesquisa e auxiliar no tratamento de dados levantados e analisados no decurso da mesma, compreendendo as seguintes temáticas: a discussão do contexto democrático e participação dos cidadãos na saúde; seguida da apreciação da temática do controle social, passando pelas suas bases teóricas e chegando à forma como este é entendido e empregado nessa pesquisa; adentrando por último no objeto de pesquisa, conselhos gestores de políticas públicas, buscando compreendê-los do ponto de vista do controle social e, por fim, captar as dimensões do controle social exercido no conselho municipal de saúde. Com relação aos procedimentos metodológicos, este estudo de abordagem qualitativa, empregou como técnicas de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação não participante, sendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo. As análises sugerem que o conselho municipal de saúde de Juiz de Fora não se constitui como espaço para exercício pleno do controle social, ao detectarmos alguns entraves, dentre os quais podemos citar os seguintes: existência de corporativismo e clientelismo, partidarização, pouco interesse da sociedade em participar, engajamento proforma, utilização da linguagem como forma de intimidação dos usuários, traços de coerção, tentativas de imposição de opiniões, tentativas de restrição de vozes dos conselheiros, problemas na capacitação, falta de definição quanto à proposição das pautas e desconhecimento pelos conselheiros da finalidade do controle social. Conclui-se que para fortalecer o exercício do controle social no conselho estudado, fazem-se necessários uma maior participação da sociedade civil neste espaço de controle social, a oferta de cursos de capacitação e treinamentos constantes para os conselheiros, maior articulação entre a ação do conselho com outras formas de controle social (sobretudo os conselho locais e regionais), garantir maior autonomia ao conselho, uma sociedade civil mobilizada, uma estrutura de poder democrática, conselhos autônomos e consolidados, conselheiros qualificados técnica, institucional e politicamente e, por último, efetivar o controle social por meio da articulação entre os diversos instrumentos e formas de exercê-lo.Item Corrupção e qualidade fiscal na gestão pública(Universidade Federal de Viçosa, 2015-08-17) Reis, Anderson de Oliveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; http://lattes.cnpq.br/6260535411008083O intuito deste estudo foi averiguar se condições socioeconômicos, demográficas e políticos- institucionais podem explicar ou estar relacionada com o nível de corrupção e a qualidade da gestão fiscal diferentes níveis de governo. Para tanto buscou-se, por meio de metodologias quantitativas, (i) analisar como a corrupção pode ser explicada por estes fatores em abordagem cross-national; (ii) mensurar o nível de corrupção nos estados brasileiros e sua relação com investimento público, educação, saúde e endividamento; (iii) verificar como as condições citadas afetam a qualidade fiscal da gestão pública dos municípios. O estudo se torna relevante à medida que a qualidade da gestão fiscal é fator preponderante no desempenho da gestão pública e a corrupção prejudica a gestão fiscal, uma vez que causa evasão de receitas, ineficiência na cobrança de impostos, redução da atividade econômica e distorção dos investimentos públicos em várias áreas de atuação do governo. Dentre os resultados destaca-se que no âmbito internacional, a transparência e a estrutura de governança mostram-se como principais fatores que contribuem para o controle da corrupção. Por meio da construção e análise do índice corrupção estadual pode-se perceber que as regiões do Brasil com maior incidência da corrupção são o Nordeste e o Sudeste. Além disso, a educação aparentemente é a área mais afetada negativamente pela corrupção nos estados brasileiros. Quanto a qualidade da gestão fiscal no âmbito local foi possível observar que para promover o equilíbrio fiscal os governos devem desenvolver ações no intuito de melhorar a qualidade da educação e da saúde, promover a qualidade de vida da população acima de 65 anos, incentivar a atividade econômica principalmente nos setores de indústria e agropecuária. De forma geral, observa-se que o controle da corrupção e a melhoria da qualidade fiscal pode ser melhorados com ações voltadas para a transparência na gestão pública e para o aumento da qualidade da educação, uma vez que este condicionam o exercício do controle social, cobrando melhores desempenhos do governo e reduzindo a corrupção na gestão pública.Item Diga-me como tu és que te direi como geres: a influência da personalidade na tomada de decisão(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-17) Oliveira, Hugo Leonardo de Moura; Pinheiro, Alexandre Santos; http://lattes.cnpq.br/1274503030154588A proposta desta pesquisa é analisar possíveis influências de traços de personalidade na tomada de decisão de uma organização. Nela, adotei a concepção de personalidade de Claudio Naranjo para compreender o que e quais são os traços de personalidade a serem investigados. O empírico desse TCF contou inicialmente com entrevistas semiestruturadas para diagnosticar quais eram as personalidades de oito gestores dispostos a participar dessa pesquisa. Esses gestores faziam parte de um total de nove de um campus avançado de uma universidade federal no estado de Minas Gerais. Posteriormente, foram aplicados questionários desenvolvidos por Riso e Hudson (1999) para robustecer o resultado das entrevistas. Após esta etapa, foram realizadas novas entrevistas semiestruturadas, não apenas com os gestores, mas também com dois subordinados a cada um deles para coletar informações que permitissem caracterizar e entender como se davam as escolhas de suas deliberações. Por fim, foram investigadas relações entre os traços de personalidade dos gestores e a tomada de decisão que eles realizavam ou da qual participavam através da comparação da análise de discurso dessas entrevistas com informações bibliográficas sobre seus traços de personalidade. Eu compreendi, a partir dessas investigações, como os traços de personalidade dos gestores influenciavam a escolha de decisões deles e o processo decisório dos setores que eles administravam. Devido a essa compreensão, constatei que alguns traços que os caracterizavam propiciavam que a tomada de decisão deles fosse deturpada da otimização de resultados favoráveis aos objetivos organizacionais.Item Efeitos das transferências intergovernamentais na redução das desigualdades e na promoção do desenvolvimento socioeconômico das regiões brasileiras(Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-22) Vieira, Michelle Aparecida; Abrantes, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/8166604829932651O Brasil apresenta um cenário preocupante de desigualdades socioeconômicas que se manifestam tanto entre os municípios do mesmo estado quanto entre regiões. No tocante à redução das desigualdades regionais vinculadas ao grau de desenvolvimento socioeconômico, a Constituição Federal de 1988 prevê a cooperação entre os entes federativos, com ênfase na distribuição de recursos fiscais das instâncias superiores de governo às unidades subnacionais. Dentre as transferências do governo federal aos municípios e aos estados, destaca-se o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), com características redistributivas, de uso incondicional, obrigatória e sem contrapartida. O principal objetivo dos fundos constitucionais é reduzir as desigualdades regionais por meio da disponibilização de recursos fiscais a serem alocados em prol do desenvolvimento socioeconômico. Sendo assim, considerando a inexistência de simetria entre os estados e municípios brasileiros e o papel das transferências intergovernamentais no desenvolvimento socioeconômico desses entes, o objetivo geral desse estudo consiste em analisar os efeitos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no processo de redução das disparidades de desenvolvimento econômico e social entre os estados e municípios de todas as regiões brasileiras. Para tanto, para a análise do FPM, utilizou-se da técnica de Regressão Quantílica para um painel com efeitos fixos para os anos de 2008 a 2012, admitindo-se como proxy para o desenvolvimento socioeconômico o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Quanto a análise do FPE, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel dinâmico, tendo em vista o caráter dinâmico da variável dependente desigualdades intra e inter- estaduais, representadas pelo índice de Gini, e o Indicador de Desigualdade Interestadual (IDES), respectivamente. Os resultados demonstram que, de modo geral, o FPM influenciou positivamente o IFDM dos municípios brasileiros, exceto para aqueles já considerados altamente desenvolvidos (q.90), sugerindo que recursos fiscais contribuem para a melhoria dos indicadores socioeconômicos até um determinado nível de desenvolvimento. Quanto às Regiões, os resultados demonstraram que o FPM contribui para a promoção do desenvolvimento socioeconômico apenas nas regiões Norte e Nordeste, ao passo que para os municípios situados na Região Sudeste, o respectivo fundo tem uma relação inversa com o IFDM. Quanto aos efeitos do FPE, observou-se que a desigualdade tem um padrão de mudança lento e que há uma dependência a padrões (path dependence) ou uma espécie de inércia atrelada às condições iniciais. Os resultados para o FPE no modelo que admite o indicador IDES como variável explicada, sugerem que, em um primeiro momento, os recursos do fundo tendem a aprofundar o quadro de desigualdades interestaduais, dado o coeficiente positivo e significativo para a variável em nível. Por outro lado, quando considerado seu valor defasado em um período, o coeficiente se altera no sentido favorável à redução das disparidades regionais, o que leva a inferir que os efeitos da redistribuição de recursos do governo federal alcançam êxito ao longo dos anos. Em contrapartida, os resultados do estudo também evidenciaram que o FPE não exerce influência sobre as desigualdades entre os indivíduos, ou seja, sobre o índice de Gini, e ainda mais, que outras políticas de redistribuição de renda, como o Bolsa Família, tem um efeito mais efetivo na melhoria da distribuição de renda entre os indivíduos de uma localidade, do que o fundo aqui estudado. Posto isso, a conclusão que se tem com o estudo é que a criação e manutenção de um sistema tributário é um ponto crucial no processo de distribuição de recursos. Embora o FPE e o FPM apresentem efeitos diversos quanto a seus aspectos redistributivos, observou-se que os resultados almejados sobre a dinâmica econômica regional não se verificaram. Isso porque ainda inexiste mecanismos institucionais que estimulem aos governos locais a investirem os recursos oriundos das transferências em prol do desenvolvimento socioeconômico, tais como critérios de eficiência na exploração da base tributária e na gestão dos recursos públicos. Assim, o federalismo fiscal baseado na redistribuição de recursos deveria primar pela necessidade e capacidade fiscal dos entes federativos, estabelecendo regras capazes de estimular a decisão de alocação dos recursos fiscais em iniciativas propícias ao crescimento econômico simultâneo e equânime das regiões brasileiras.Item Eficiência técnica no gasto em saúde dos municípios mineradores do estado de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-29) Maia, Diego Miranda Machado; Santos, Nálbia de AraújoO financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos principais desafios para os gestores públicos do país. Manter a integralidade e a universalidade dos serviços de saúde a todos os cidadãos exige primordialmente a administração eficiente dos recursos existentes. Partindo desta premissa, este trabalho busca identificar fatores que explicam a eficiência no gasto público em saúde para 34 municípios mineradores do estado de Minas Gerais. Para valoração dos escores de eficiência de cada município, foi empregada a análise envoltória de dados no primeiro estágio, em que o insumo utilizado foi o gasto per capita em saúde e como produtos, indicadores que expliquem a qualidade atenção básica. No segundo estágio foi utilizada a regressão Tobit como forma de avaliar os fatores não controláveis pelo gestor de saúde e que possam explicar a eficiência nos indicadores obtidos. Como resultado, apurou-se que 41% dos municípios mineradores de Minas Gerais foram eficientes na aplicação dos recursos em saúde no ano de 2014. Dentre os municípios ineficientes, a diferença para os eficientes não foi tão elevada quanto sugerido por trabalhos anteriores, o que demonstra a homogeneidade da gestão da atenção primária destes municípios. Duas variáveis ambientais foram significativas para explicar esses resultados, o grau de dependência desses municípios em relação à Contribuição Financeira sobre a Exploração Mineral (CFEM) e a escolaridade do gestor municipal. Ambas mostram relação inversa com o escore de eficiência obtido. Destaca-se ainda, que a falta de acompanhamento sistemático dos setores envolvidos com a saúde básica, bem como a falta de informação encaminhada ao Ministério da Saúde, são fatores determinantes da ineficiência na saúde municipal. Por fim, a adequação às novas ferramentas do sistema integrado de saúde, o sistema sus, deve ser implementado nesses municípios como meio de atingir melhores resultados na saúde, de forma a prevenir agravos e fornecer informação para a tomada de decisão pelos gestores.Item Estratégias como Práticas Sóciodiscursivas em uma Universidade Pública: uma abordagem crítica(Universidade Federal de Lavras, 2016-09-16) Baêta, Odemir Vieira; Brito, Mozar José de; http://lattes.cnpq.br/8810315944903993Esta tese versa sobre a aplicabilidade da abordagem sociológica da Estratégia como Prática Sóciodiscursiva na Universidade Federal de Viçosa. O objetivo foi compreender o processo de formação das estratégias evidenciando a inserção da instituição no contexto macrossocial. A reconstituição sócio-histórica da universidade foi apresentada destacando particularidades políticas, sociais, culturais e administrativas. O processo de formação das estratégias foram evidenciadas por meio das práticas sóciodiscursivas. O desvelamento do processo de legitimação considerando os seus aspectos ideológicos e políticos foram apresentados. As discussões teóricas que embasaram a tese se assentaram na Estratégia como Prática, Social e Discursiva. O Realismo Crítico foi o pressuposto filosófico que embasou toda a condução da pesquisa do campo metodológico a compreensão do fenômeno organizacional da estratégia. O arcabouço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso ofereceu sustentação para as análises das práticas discursivas. Os instrumentos para operacionalização da coleta de dados teve como definição a pesquisa documental realizada nos arquivos públicos da universidade. Quanto a geração de dados foram utilizados a observação não participante e a entrevista em profundidade não estruturada com foto elucidação. Foram selecionadas 42 fotografias históricas e contemporâneas que serviram de guia para as interações durante as entrevistas auxiliando significativamente na geração de dados para a formação das narrativas que foram apresentadas nas análises das práticas sóciodiscursivas. A pesquisa de campo foi conduzida in loco no campus da Universidade Federal de Viçosa com 48 entrevistas. As principais estratégias como práticas identificadas e representadas pelos sujeitos foram a de internacionalização, de proteção e bem-estar social, de expansão e de comunicação social. Embora as análises e os resultados demonstram a presença de fortes componentes hegemônicos e ideológicos que concorrem para a eficiência e eficácia dos processos de pesquisa, ensino e extensão na universidade, o estudo também identificou sujeitos reflexivos que questionam o modelo com foco na produtividade e competividade presente na instituição em decorrência de uma sociedade moderna e um sistema capitalista em vigor. Foram evidenciadas ações que identificam os sujeitos sociais como protagonistas nas principais práticas estratégicas conforme previsto na abordagem da Estratégia como Prática que preconiza a participação efetiva do sujeito na formação das estratégias por meio de suas atividades cotidianas no local de trabalho.Item Estresse e comprometimento ocupacional: estudo com docentes que atuam em instituições públicas e privadas de ensino médio no interior do Estado de Minas Gerais(Centro Universitário Unihorizontes, 2020-12-21) Moreira, Cláudia Kümmel; Honório, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/8099319577946346Os objetivos deste estudo são descrever, analisar e comparar elementos do trabalho de professores que lecionam em instituições públicas e privadas de ensino médio, de Viçosa – Minas Gerais, no tocante ao estresse ocupacional. O estudo utilizou o Modelo, de Cooper, Sloan e Williams e suas implicações no comprometimento e o Modelo Tridimensional, de Meyer e Allen. Consiste em identificar os fatores potenciais de estresse, os sintomas físicos e mentais, as estratégias utilizadas no combate à pressão no trabalho e os tipos de comprometimento organizacional e correlacionar dados demográficos e ocupacionais com os elementos de estresse e comprometimento organizacional, por suas respectivas variáveis, em relação aos docentes das instituições. O estudo adotou abordagem quantitativa de caráter descritiva e explicativa. O método utilizado foi através do levantamento quantitativo de campo tipo survey. A coleta de dados ocorreu através de envio do questionário para e-mails dos docentes, em virtude da pandemia de COVID-19, pois as aulas presenciais estavam suspensas, em virtude do isolamento social imposto. Houve retorno de 151 questionários de docentes de escolas públicas e 84 das privadas. A análise de dados foi realizada com base no Programa PASW 20 (Predictive Analytics Software), no programa SmartPLS, além do Microsoft Excel. Foram utilizadas as técnicas estatísticas univariada, bivariada e multivariada. Os resultados demonstraram que os docentes vivenciam nível de estresse moderado, mostrando significância em todos os seis fatores estressores causadores de fontes de pressão no trabalho. Sintomas físicos e mentais exercem pressão moderada, sendo os sintomas mentais mais significativos que os físicos. Em relação às variáveis dos sintomas mentais, as que mais se manifestaram foram a ansiedade, o nervosismo acentuado e a angústia; quanto aos sintomas físicos, as dores musculares no pescoço e nos ombros, fadiga e comer mais que o usual. As estratégias de combate ao estresse ocupacional foram o planejamento das atividades, conversas com os amigos e gozo de férias regulares. Em relação ao comprometimento organizacional, os resultados demonstraram vínculo moderado, porém com escores significativos, sendo o vínculo afetivo maior que o normativo, e este maior que o instrumental. Ao comparar estresse ocupacional e comprometimento organizacional, quanto aos seis fatores de pressão no trabalho, somente foi significativo o desenvolvimento na carreira para os docentes da rede pública de ensino. Os sintomas físicos e mentais e as estratégias de combate ao estresse ocupacional não apresentaram diferença significativa entre os docentes que trabalham na instituição pública ou privada. Quanto à comparação dos fatores de comprometimento organizacional (afetivo, normativo e instrumental) dos docentes, houve diferença significativa em relação ao enfoque normativo, com escore superior para os docentes de escola privada. Por meio da análise multivariada foi possível concluir que houve aderência do modelo relativo às escolas privadas, ou seja, o estresse ocupacional está relacionado, significativamente, de modo negativo ao comprometimento organizacional, significando que quanto menor o estresse do docente, maior tenderá ser o seu comprometimento com as escolas em que atuam. Palavras-chave: Estresse Ocupacional. Comprometimento Organizacional. Professores do Ensino Médio. Instituição Pública do Ensino Médio. Instituição Privada do Ensino Médio.Item Fatores determinantes para os resultados da pandemia da COVID-19 em âmbito municipal(Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-30) Santos, Estefânia Soares dos; Faria, Evandro Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/0407927807529567A grave ameaça da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para a saúde pública promove o debate sobre ações tomadas pelos governantes. No Brasil, houve dificuldades na luta contra a Covid-19, especialmente por conflitos e descoordenação intergovernamental. Ademais, a Covid-19 é efetivamente um desafio político em que as ações individuais ou inação pode ter efeitos de externalidade significativos. A partir do objetivo geral da pesquisa de analisar o enfrentamento a pandemia da Covid-19 a nível municipal e os fatores que influenciam os seus resultados no contexto de Minas Gerais, três estudos independentes, porém, complementares foram desenvolvidos. No primeiro, buscou levantar quais estratégias da Administração Pública estão sendo tomadas para mitigar os efeitos da atual pandemia, assim como a comparação das medidas de combate a pandemia da Administração Pública Brasileira com a esfera internacional. Apesar dos impactos da crise da Covid-19 se expandirem para diversas áreas, através dos estudos levantados pela revisão sistemática da literatura, mostrou ser necessário para o enfrentamento a pandemia o investimento em coordenação, comunicação, uma forte liderança política, a avaliação constante das ações, bem como a união da nação para combate ao vírus, a necessidade de respostas rápidas e coordenadas, além do alinhamento de interesses. No segundo artigo, realizou uma análise das características municipais que causam efeito no enfrentamento da Covid-19 e buscou entender se as ações do presidente influenciam seu eleitorado gerando efeito sobre o número de casos e de óbitos da doença. Usando o método de Regressão Quantílica, os resultados mostraram que as variáveis que influenciam o número de casos e óbitos pela Covid-19 estão relacionadas às dimensões econômica, social e política. As evidências apontaram que maiores níveis de saúde, educação e renda contribuem para o maior sucesso para enfrentar a Covid-19, ao contrário que votos no presidente foi uma das principais associação para os piores resultados alcançados em relação ao número de doentes e de mortos. Por fim, no último estudo com o intuito de compreender melhor altos números de contaminação e óbitos pela doença, o trabalho buscou, identificar se os municípios que possuem as políticas públicas Programa Mais Médicos (PMM) e Minas Consciente (MC) se diferenciam dos demais que não possuem quanto a prevalência dos fatores: mortes por caso de Covid-19, casos de5 Covid-19, mortes de Covid-19 e saldo de empregos. Em linhas gerais, o PMM foi criado para dar suportes à atenção primária de saúde e, o MC foi implementado para garantir à sociedade, especialmente, empregados e empregadores, segurança econômica e sanitária, observando aspectos assistenciais e epidemiológicos em conjunto com aspectos econômicos. Foram realizados Teste de Médias e Propensity Score Matching, cujos achados permitiram apontar que não houve diferenças quanto à contaminação e mortes por Covid-19 e no saldo de emprego, nos municípios que implementaram as políticas comparado aqueles que não implementaram. Com isso, verificou-se que as políticas públicas Programa Mais Médicos (PMM) e Minas Consciente (MC) não contribuíram para reduzir os danos causados pela pandemia no âmbito da saúde e emprego. Diante dos resultados, verificou-se que a pandemia gerou uma crise generalizada, em diferentes âmbitos analisados, na política, economia e saúde pública, e que junto com o negacionismo científico disseminado no contexto brasileiro, agravou o quadro do país em que, medidas individualizadas adotadas durante a crise pandêmica, ou mesmo a inação, condicionou o Brasil para crescentes números de contaminados e óbitos pelo coronavírus. Palavras-chave: Covid-19. Políticas Públicas. Administração Pública.
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