Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/8662
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Item Identidade e memória afrodescendentes: desenhos de uma educação para relações étnico- raciais(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Morelli, Angela Barban; Silva, Thiago Henrique Mota; http://lattes.cnpq.br/3301383833657984A pesquisa traz os conceitos de identidade, memória e cidadania a partir do trabalho de educação para as relações raciais desenvolvido em uma escola do Ensino Médio estadual de Minas Gerais. Analisamos a formação da identidade nacional, patrimônio e da educação brasileira no que tange às estruturas hegemônicas que consolidam um projeto racista de poder e sociedade. Em contraponto à essa narrativa englobante observamos o histórico de lutas do Movimento Negro, sobretudo no campo da educação e investigamos os ecos dessas lutas localmente através de dois projetos de educação antirracista na escola. Buscamos a emergência das memórias negras através do trabalho pedagógico, colocando em jogo o sentido de identidade individual e do grupo e provocando uma ruptura com os regimes de representação hegemônicos. Por fim, a pesquisa se propõe a costurar saberes teóricos e práticos nos pressupostos da pedagogia engajada, produzindo um Caderno de Práticas de Educação Antirracista a fim de darmos nossa contribuição para a efetiva implementação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme previsto na Lei n. 10.639/2003, no Parecer CNE/CP n. 003/2004 e na Resolução CNE/CP n. 001/2004. Palavras-chave: Cidadania. Relações étnico-raciais. Educação. Identidade. Memória.