Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/8662
Navegar
Item Caminhos antigos e paisagens imaginadas no Termo de Ouro Preto em 1835(Universidade Federal de Viçosa, 2019-09-20) Pardini, Herbert; Araujo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1113963443409642A paisagem do Termo de Ouro Preto foi diretamente influenciada por uma rede de caminhos estabelecida entre o final do século XVII e os primeiros anos do século XVIII. Esses caminhos levaram milhares de pessoas às Minas, serviram de controle para a circulação e a cobrança de tributos, até serem caracterizados como um dos principais obstáculos para o crescimento da província de Minas Gerais no século XIX. Em 1835, a lei no. 18 de 1o. de abril, apresentaria à sociedade um projeto envolvendo a abertura de estradas carroçáveis a partir de Ouro Preto. Ao tomar o ano de 1835 como marco simbólico para um período de mudanças que impactaria a paisagem do Termo de Ouro Preto, utilizei fontes cartográficas e relatos de viagens para imaginar e representar a paisagem observada naquele momento, criando como produto, uma metafonte. Considero que os caminhos antigos exerceram bem mais que a função de vias de acesso, pois foram fundamentais para o controle, ordenamento e gestão do território. Palavras-chave: Paisagem. Ouro Preto. Metafonte.Item Discussões patrimoniais: a construção do Colégio de Viçosa como patrimônio(Universidade Federal de Viçosa, 2017-12-15) Guimarães, Sabrina Pierre Almeida; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1971282505461647A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Trata-se de um estudo sobre os discursos, conflitos e interesses envolvidos no processo de construção do Colégio de Viçosa como patrimônio histórico da cidade de Viçosa-MG. O período abordado no trabalho está compreendido entre os anos de 1990 e 2017, quando se intensificaram os discursos patrimoniais do município, com o surgimento de leis de proteção ao patrimônio histórico, artístico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, turístico, cultural, científico e ambiental, assim como a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com um Departamento voltado às questões da memória e do patrimônio, e, do Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Cultural e Ambiental. Pensar as práticas patrimonialistas envolvidas na construção de um patrimônio histórico implica problematizar questões, muitas vezes implícitas, referentes às ações e conflitos originados pelas práticas de seleção, preservação e consagração do patrimônio. E a partir desse pressuposto, iniciamos a pesquisa com reflexões teóricas dos conceitos de memória, identidade e patrimônio. O trabalho dedicou-se a abordar questões que serviram de base para contextualizar e subsidiar as indagações sobre o nosso objeto de estudo; o Colégio de Viçosa, com a finalidade de interpretar e identificar as razões e interesses envolvidos em todo decorrer do processo. Para tanto, foram analisados as bibliografias, os documentos constantes no Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa, da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, dentre outros. Além da pesquisa teórica, realizamos também um trabalho de intervenção prática que constitui o “Produto Final” do trabalho. Considerando a importância do Colégio de Viçosa para a cidade, visto o seu tombamento municipal em 1999, confeccionamos uma cartilha digital a partir do ordenamento e sistematização dos dados obtidos na pesquisa, com o objetivo de dar certa organicidade e disponibilizar os resultados encontrados durante o estudo.Item O cinema no interior: um estudo sobre a história do Cine-Brasil de Visconde do Rio Branco/MG (1915-1993)(Universidade Federal de Viçosa, 2018-12-03) Campos, Aline da Fonseca; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8537453342692245Esta pesquisa teve por objetivo discutir a história social do Cine-Brasil na cidade de Visconde do Rio Branco-MG, ao longo do século XX. Por meio dos vestígios históricos encontrados, analisaram-se a trajetória deste cinema de rua, o seu sentido e a sua função neste espaço-tempo. Procuramos entender se o Cine-Brasil era um elemento da modernidade em Visconde do Rio Branco. Ou seja, se a sua criação estava em consonância com a organização dessa cidade do interior da Zona da Mata mineira. Além disso, foi analisado as publicações dos jornais locais que trouxeram dados sobre as atrações e as práticas sociais realizadas no Cine-Brasil. O recorte temporal escolhido para a investigação foi o ano de 1915, período de inauguração do cinema, até o ano de 1993, momento em que o cinema é tombado como patrimônio cultural a nível municipal. As fontes essenciais ao trabalho foram as orais, com a participação de pessoas que tiveram contato com o Cine-Brasil, e os jornais impressos que estão arquivados no Museu Municipal e na sede do jornal “Voz de Rio Branco”. Os estudos sobre modernidade, cinema, memória e cidade foram fundamentais para a realização da pesquisa, sendo norteadores para a construção de um conhecimento crítico sobre um outro tempo de Visconde do Rio Branco, no qual se buscou destacar que as pessoas fazem e são a história de uma localidade, isto referenciado nas entrevistas e na confecção do catálogo de fotos, indo ao encontro com o interesse do mestrado de divulgar o patrimônio cultural e natural e valorizar, através de sua história e memória, a identidade dos grupos que compõem o país.Item O desafio de preservar o Cine Brasil em Caratinga: da fundação ao tombamento, da demolição à reconstrução (1947-2021)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-05) Rodrigues, Lourdes Aparecida; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/4452109203024701Essa dissertação teve como principal objetivo pesquisar a história do Cine Brasil em Caratinga. A pesquisa aborda a fundação do cinema, os conflitos causados por divisão de opiniões durante o processo de tombamento do imóvel, o processo judicial, a reconstrução e os usos do Memorial. A pesquisa teve como recorte temporal o período de 1947 a 2021. As principais fontes usadas foram as orais, a partir das entrevistas com pessoas que vivenciaram o Cine Brasil, além da pesquisa nos jornais O Município, arquivados na Biblioteca do Seminário Diocesano e Jornal Caratinga. O estudo sobre as leis que estabelecem as medidas de proteção do patrimônio cultural, a nível federal, estadual e municipal foram fundamentais para a discussão do processo de tombamento e os desdobramentos da política municipal de proteção do patrimônio cultural no município de Caratinga. As imagens e as narrativas desenvolvidas nas entrevistas realizadas durante a pesquisa resultaram na proposta de um audiovisual, produto final do mestrado, de caráter prático/intervenção social, que ficará disponível para a comunidade como um projeto informativo e educativo. O estudo sobre a memória do Cine Brasil é importante para discutir a relação social existente entre a população de Caratinga e o Cine Brasil. Palavras-chave: Cinema. História. Memória. Tombamento. Demolição. Reconstrução. Memorial.Item O Ecletismo em Viçosa (MG): modernização, paisagem e preservação do patrimônio arquitetônico (1910 a 2019)(Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-28) Martins, Ronaldo de Carvalho; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/6301671548586684Esta pesquisa teve como objetivo analisar as edificações ecléticas do centro da cidade de Viçosa (MG), a partir de 1910, ano que marca o surgimento das mesmas no município. O período marca também o início do processo de modernização e de industrialização de Viçosa, cujas ações visavam alterar, por meio de projetos urbanos, a paisagem urbana e cultural da cidade. Para chegar até esses eventos que ocorreram na cidade, buscamos analisar como se desenvolveu o processo de povoamento da Zona da Mata Mineira e de Viçosa, respectivamente, a partir do início do século XVIII e a partir do início do século XIX. O estudo investigou ainda as primeiras décadas do século XX, quando o município sofreu interferências urbanísticas e apresentou a arquitetura eclética como modelo construtivo a ser seguido. Ao seguimento disso, explicamos as razões que levaram o ecletismo a assumir a tipologia construtiva de várias cidade brasileiras, principalmente aquelas que passaram por reformulações do seu espaço urbano. Para tanto, apoiamos nossa pesquisa nos conceitos sobre a cidade e suas dinâmicas cuturais conduzidas pelo homem. Por fim, realizamos uma investigação sobre a gênese do ecletismo como estilo e como patrimônio no país até chegar nos motivos que conduzem o patrimônio edificado e eclético de Viçosa a se tornar alvo de destruição. O estudo aqui presente visa contribuir com a história da arquitetura brasileira, bem como fortalecer os discursos e os debates acerca da preservação da paisagem cultural de Viçosa a partir da produção do seus bens edificados. Palavras-chave: Ecletismo na arquitetura. Viçosa (MG). Conservação Histórica. Patrimônio Cultural.Item O entorno de bens tombados na atual dinâmica urbana de Caratinga – MG caso igrejinha São João e estação ferroviária (1997 a 2020)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-11) Soares, Ítalo Guedes; Araújo, Patrícia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/0516736859906748A presente pesquisa “O entorno de bens tombados na atual dinâmica urbana de Caratinga – MG - Caso igrejinha São João e Estação Ferroviária (1997 a 2020)”, discutiu a história de Caratinga sob a ótica do Patrimônio Cultural, em especialmente em relação à “igrejinha estação.” O estudo foi desenvolvido na perspectiva qualitativa, por meio de análise de documentos e entrevista. Foram analisadas as legislações municipais que norteiam a preservação do patrimônio cultural, bem como as questões urbanísticas de Caratinga. Também fizeram parte desse estudo: Dossiês de Tombamento, Plano de Inventário e jornais locais. As fontes foram em sua maioria encontradas no arquivo do Departamento de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Caratinga e arquivo do Seminário Diocesano de Caratinga. As fotografias da década de 1930/1940 foram fontes fundamentais para compreender o desenvolvimento urbano da cidade e por meio delas, a pesquisa resultou em um produto final que será um audiovisual que ficará acessível à comunidade por meio de apresentações em escolas e lugares estratégicos. Palavras-chave: História. Patrimônio Cultural. Entorno. Paisagem.Item O Programa ICMS Patrimônio Cultural: prática de gestão no município de Viçosa/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-03) Bernardo, Patrícia dos Santos; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/4267837785278567Esta dissertação aborda a gestão do patrimônio cultural no município de Viçosa/MG através do Programa ICMS Patrimônio Cultural, implementado com a Lei Robin Hood - Lei no 12.040/1995, atualizada pela Lei no 13.803/2000 que determina os critérios de distribuição da cota-parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - (ICMS), com base em requisitos pré-estabelecidos, entre eles o patrimônio cultural. Para construir este estudo, analisamos o desenvolvimento das políticas públicas de proteção patrimonial no município de Viçosa/MG, buscando perceber a concepção e o posicionamento dos gestores públicos na implementação do referido programa, com foco na dinâmica estabelecida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - (IEPHA/MG). Para tanto, o trabalho foi desenvolvido utilizando análise bibliográfica sobre políticas públicas e de patrimônio, pesquisa da documentação das ações municipais para fins de contrapartida do ICMS, em particular da legislação referente ao assunto e da documentação municipal sobre a participação no programa em análise. A pesquisa também contou com a análise de instrumentos legislativos federais e estaduais, além da investigação de outras fontes institucionais, tais como relatórios de atividades, relatórios de gestão, planilhas de pontuação, periódicos, entre outros. Ao se analisar o programa ICMS do Patrimônio Cultural discutimos como se comportam os atores (Estado, município e gestores públicos) envolvidos diretamente na implementação da Política Cultural. Palavras-chave: ICMS Cultural. Gestão do Patrimônio. Política de Patrimônio.Item Políticas patrimoniais no Brasil: um estudo sobre o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município de Ubá – Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-09) Almeida, Leonardo Augusto de; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4438213731183400No século XX, cresceu no Brasil assim como em diversos países, o interesse pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Estrategicamente, o governo central brasileiro, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937. Durante 30 anos esta agência federal produziu documentos, realizou tombamentos e oficializou o patrimônio cultural do país. A partir dos anos 1960 e mais fortemente a partir da década seguinte, as unidades da federação criaram seus institutos estaduais do patrimônio. O protagonismo do IPHAN e esta primeira fase de descentralização política e administrativa do patrimônio cultural ampliaram os debates sobre memória, história e patrimônio no Brasil. É a partir dos anos 1990 que os municípios, estimulados por uma nova onda descentralizadora, ampliadora da participação dos entes federativos nas políticas públicas e mesmo da sociedade civil na assunção comunitária das demandas sociais, serão convidados a também protagonizarem, e institucionalizarão seus conselhos municipais de patrimônio cultural. A proposta desta investigação é destacar uma dentre as várias possibilidades de leitura dos documentos (atas, dossiês, portarias, decretos) produzidos pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, Minas Gerais. A ideia de poder acompanhar o processo de municipalização do patrimônio cultural em Ubá, Minas Gerais, através da leitura desses textos, inspirou a presente dissertação.Item Potencialidades e contribuições de um Websig aplicado à gestão, divulgação e preservação do patrimônio cultural no município de Viçosa – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-24) Nascimento, Fernando José Primo do; Batella, Wagner Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2725053684515779O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Mestrado Profissional Cultural, Paisagens e Cidadania e teve como objetivo a análise do processo de gestão do patrimônio cultural no município de Viçosa-MG, as possíveis contribuições de um Sistema de Informações Geográficas do Patrimônio Cultural (disponível na internet) para o fortalecimento das ações de cunho educacional/informacional, enquanto ferramenta capaz de viabilizar o diálogo entre os gestores do patrimônio e os munícipes, promovendo uma gestão democrática do patrimônio cultural e, consequentemente, do território municipal. A pesquisa concentrou-se, sobretudo, nas ações desenvolvidas nas últimas décadas do século XX, com a promulgação da Carta Constituinte de 1988, a proposta de elaboração do Plano Nacional de Cultura e, no âmbito municipal, nas ações iniciadas na década de 1990 com a criação do Conselho Municipal de Cultura até a primeira metade da década de 2020. Foram analisadas as principais ações no intuito de construção de um sistema nacional de gestão do patrimônio, bem como os principais instrumentos utilizados na gestão e preservação em âmbito nacional e, também, no município de Viçosa, com destaque para o inventário municipal do patrimônio e a Transferência do Potencial Construtivo. Entre as fontes utilizadas, encontra-se o acervo documental do Arquivo do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, textos publicados em blogs e os sites oficiais das intuições que compõem a estrutura administrativa responsáveis pelas políticas voltadas para o patrimônio cultural. Por fim, analisou-se algumas soluções WebSIG disponíveis na rede que se propõem auxiliar a gestão municipal. Espera-se que essa reflexão teórica possibilite a compreensão de que a gestão, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural pode tornar-se mais eficiente e democrática com o auxílio das tecnologias de informação geográfica. Como produto final, é apresentado a possibilidade de desenvolvimento de um WebSIg do Patrimônio Cultural, baseado integralmente em softwares de código aberto e livre.