Química - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/21570
Navegar
Item A alfabetização científica a partir dos saberes populares: uma proposta para o ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-05) Martins, Juliana Arruda; Silva, Aparecida de Fátima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/7933960878600154O conhecimento das Ciências da Natureza é parte essencial da alfabetização científica, e contribui para transformar os alunos em cidadãos mais críticos diante das situações que vivenciam. Contudo, a maneira com a qual o ensino de Ciências e Química vem sendo desenvolvido pelas escolas tem levado a falta de interesse dos alunos nesse conteúdo. Assim, a motivação para esta pesquisa se deu ao pensar na necessidade de despertar o prazer e o gosto dos alunos pelo ensino de Ciências e Química. Importa então planejar e realizar atividades didáticas que desenvolvam a alfabetização científica e, para isso, a utilização dos saberes populares parece ser útil, pois permite associar os conteúdos a serem transmitidos aos fatos do cotidiano, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar o diálogo entre os saberes populares na alfabetização científica, tanto pela literatura científica quanto pelas questões do ENEM, e propor um caminho para o ensino de Química na escola. Para isso, apresentou-se e discutiu-se onze artigos que tratavam de ações já realizadas por professores e pesquisadores utilizando saberes populares na construção do conhecimento científico. Adicionalmente, apresentou-se seleção de questões dos processos seletivos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no eixo Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que envolveram na contextualização assuntos relacionados aos saberes populares. Por fim, elaborou-se um Guia Pedagógico para ser utilizado nas aulas de Química do Ensino Médio como alternativa para trabalhar conceitos químicos a partir de saberes populares. Este trabalho possibilitou ampliar o conhecimento sobre a importância da introdução dos saberes populares no ensino da Química. Com o Guia Pedagógico, pretende-se chamar a atenção dos professores para a necessidade de se envolverem no diálogo dos saberes científicos e populares, buscando melhorar o ensino ofertado. Reitera-se a necessidade de capacitação dos professores e seu comprometimento em buscar estratégias que motivem os alunos a serem participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem, e que resulte em um ensino de Química contextualizado, dando-lhes condições de tomarem decisões conscientes e responsáveis frente a sociedade. Palavras-chave: Alfabetização Científica. Química. Saberes PopularesItem A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-05) Marçal, Elaine de Oliveira; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6790829481613299O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do en- sino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atra- tivos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o obje- tivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a ex- perimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abor- dagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encon- trados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletro- química. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferra- menta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se ex- plicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem signifi- cativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. Palavras-chave: Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.Item A química medicinal como ferramenta didática interdisciplinar no ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-07) Machado, Márcio Vieira; Menezes, Daniele CristianeO desenvolvimento educacional brasileiro foi tardio originando uma falta de equipamentos e de infraestrutura adequados ao ensino de ciências e química. Contudo as ferramentas educacionais trazidas pelo avanço da tecnologia propiciaram a introdução das chamadas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, possibilitando aos professores incorporarem em suas aulas metodologias de ensino alternativas e de mais baixo custo vinculadas à equipamentos tecnológicos e a recursos digitais e de multimídia. Neste contexto, ferramentas de cunho didático-pedagógico como oficinas temáticas e materiais paradidáticos podem ser implementadas sem a necessidade de uma estrutura física como um laboratório de química nas escolas. Desta forma, no presente trabalho foi desenvolvido um material paradidático na forma de apostila contendo uma proposta de cinco oficinas educacionais sob a luz da temática Química Medicinal as quais são intituladas: Medicamentos; Proteínas; Vacinas; Exames e Metais; Glicose e Energia. A criação da apostila visa apresentar uma oficina temática conforme Deleicov, com três momentos pedagógicos distintos, a problematização, a organização e a aplicação do conhecimento. Nesta proposta as oficinas temáticas possuem experimentos que são dispostos na apostila na forma de vídeos os quais foram gravados com auxílio de câmeras de celular, editados e disponibilizados no Youtube para visualização, com os respectivos endereços na forma de link ou QRcode. Assim este trabalho buscou trazer ferramentas que auxiliem o processo de ensino- aprendizagem de forma interdisciplinar em Química Medicinal, para apresentar elementos mais interessantes e presentes no dia a dia do aluno, no intuito de incentivá-lo a uma melhor participação na aula, como também a uma maior assimilação do conhecimento proposto. Por exemplo, a oficina de medicamentos traz através de um experimento de titulação ácido-base, uma discussão dos riscos da automedicação. Na segunda oficina é proposto o tema proteínas, macromoléculas que fazem parte da maioria dos processos bioquímicos no organismo, destacando-se o papel da identificação dessas moléculas biológicas em exames rotineiros que visam elucidar o quadro de saúde do indivíduo. A terceira oficina intitulada Vacinas aborda um tema importantíssimo para a saúde coletiva, pois é através de vacinas que conseguimos prevenir diversas doenças virais, e a prática proposta buscou elucidar pontos importantes sobre a segurança e eficácia das vacinas, como também demonstrar o tipo de reação química que ocorre entre anticorpos e antígenos na resposta imune. A oficina sobre o metal bário (Exames e Metais) destaca o uso de metais para o diagnóstico de doenças e o aspecto químico fundamental para todo medicamento, a segurança quanto à sua toxicidade, ou seja, basta uma troca do ânion que compõe o produto para o mesmo poder causar sérios riscos à saúde. Por fim, foi proposta uma oficina que enfatizou a relação entre glicose e energia, abordando o diabetes, doença de alta incidência na população. Portanto as oficinas temáticas com abordagem de temas diversos em Química Medicinal podem trazer discussões pertinentes ao dia a dia dos discentes, tendo potencial de serem usadas para iniciar ou complementar conteúdos do currículo escolar, de uma forma prática e estimulando a reflexão por parte deles. Palavras-chave: Química Medicinal, oficinas temáticas, TICs, apostila.Item Análise da percepção de um grupo de professores de Química sobre o trabalho em espaços não formais voltados à divulgação científica na Universidade Federal de Viçosa: em foco a inclusão e a acessibilidade de estudantes cegos e com baixa visão(Universidade Federal de Viçosa, 2020-10-30) Lopes, Bruna Olívia da Silva; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8293927088875846São grandes os desafios enfrentados na educação como um todo, considerando que a sociedade passa por constantes mudanças na busca por atribuir sentido ao conhecimento e incluir as diferenças. A escola como espaço instituição formadora que acolhe a diversidade não é mais o único lócus para acesso ao conhecimento. Nesse sentido, a educação pode acontecer de diversas formas e lugares distintos. Há educação na escola (escolarização), na família, nos espaços públicos, na internet, no entretenimento. Assim, considerando a necessidade de contemplar a diversidade e obter maior envolvimento dos estudantes no processo formativo, despertando a curiosidade e o espírito investigativo, o presente trabalho investigou como dois espaços não formais de educação da Universidade Federal de Viçosa (a Sala Mendeleev e o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef) podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Química, na busca pela formação de cidadãos críticos e reflexivos que sejam capazes de intervirem em seu meio social. Essa análise foi feita considerando a necessidade de contemplar uma educação para todas e todos, sem restrição àqueles que apresentam algum tipo de necessidade educacional diferenciada (NED). Assim, essa pesquisa analisou a percepção de um grupo de seis professores de Química da Educação Básica de Viçosa (MG) sobre o trabalho nesses espaços educativos. Também analisou como é a acessibilidade destes locais quando se considera o processo de acolhimento e inclusão dos estudantes cegos e com baixa visão. Para alcançar esses objetivos, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores de duas escolas públicas localizadas no município de Viçosa. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo feita uma abordagem qualitativa que foi classificada, quanto ao procedimento, como uma pesquisa de caráter exploratório. A análise das entrevistas apontou a falta de transporte acessível, a incompatibilidade de horários e o grande número de alunos como os principais fatores que dificultam a utilização dos espaços não formais de educação. Foi verificado, nas falas dos professores, que os espaços não formais de educação são facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que neles os alunos têm uma maior interação com o meio e com os colegas. Além disso, concluiu-se que os espaços estão aptos a receberem alunos com NED, e foram feitas sugestões de melhorias para torná-los ainda mais adaptados para receberem esse tipo de público. Por fim, foi proposta uma Sequência Didática Inclusiva para Deficientes Visuais (SDI - DV) sobre o conteúdo de Tabela Periódica, envolvendo visitas a espaços não formais de educação. Palavras-chave: Ensino de Química. Espaços não formais de Educação. Deficiência visual. Inclusão.Item Análise de uma sequência didática investigativa com o foco nos cálculos estequiométricos e no estudo dos sabões e detergentes(Universidade Federal de Viçosa, 2019-05-31) Silva, Aline Aparecida Teixeira da; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/7896611509107633A Química é uma Ciência que estuda os materiais, suas propriedades e transformações, abordando conceitos relativamente abstratos. Para uma melhor compreensão dessa Ciência é necessário transitar por três níveis: (i) o macroscópico (descritivo), no qual é possível ver e manipular materiais distintos por meio dos sentidos; (ii) o representacional (simbólico), que utiliza fórmulas e equações químicas para atribuir sentido conceitual às transformações da matéria; e (iii) o submicroscópico (explicativo), relativo ao mundo dos átomos, moléculas, íons e espécies químicas em geral que nos são inacessíveis a olho nu. Assim, um dos conteúdos estudados no Ensino Médio que necessita contemplar estes três níveis seria o de cálculos químicos. Entretanto, a compreensão dos três níveis representacionais tem se mostrado desafiador para muitos professores e estudantes, comprometendo o ensino e a aprendizagem deste conteúdo. Diante disso, contextualizou-se o tema investigado neste trabalho com base no estudo dos sabões e detergentes, tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa que foi classificada, quanto ao procedimento, como participante. Com o objetivo de sondar as principais dificuldades para se compreender os cálculos químicos, bem como alguns dos fatores que poderiam contribuir para a melhor aprendizagem desse conteúdo, foi aplicado para 23 estudantes da 2a Série do EM, de uma escola particular no município de Viçosa (MG), um questionário escrito contendo dez questões de cálculos químicos e interpretação dos conceitos envolvidos. Os pressupostos teóricos e metodológicos relativos à Análise de Conteúdo proposta por Bardin foram utilizados na sistematização dos dados. Posteriormente, elaborou-se uma Sequência Didática Investigativa (SDI) sobre este conteúdo, que foi trabalhada em oito aulas com duração de cinquenta minutos cada. A sequência didática teve como foco o trabalho com a Alfabetização Científica (leitura do mundo por meio da Ciência), além de assumir um viés interdisciplinar abordando aspectos relacionados à Química Ambiental (Química dos Sabões e dos detergentes), em diálogo com os conteúdos abordados. Para analisar as aulas, foram elaborados estudos de caso, tendo como fonte as transcrições dos áudios das aulas, as respostas dos estudantes nos materiais escritos, além das impressões e anotações da professora ao longo do processo de ensino (notas de campo). Inicialmente, a análise do questionário de sondagem apontou dificuldades dos estudantes nos cálculos matemáticos, na interpretação do enunciado dos exercícios e na compreensão dos conceitos químicos (mol, massa molar, número de Avogadro, volume molar). Assim, foi verificada a necessidade de trabalhar os cálculos estequiométricos por meio de uma proposta de ensino contextualizada, o que fomentou a elaboração e aplicação da SDI contextualizada focando os cálculos estequiométricos. A análise dos dados demonstrou que ao abordar esse conteúdo em sala de aula com atividades experimentais investigativas que trouxeram questões sociocientíficas e fomentaram debates, o professor pôde problematizar o conteúdo, proporcionando aos estudantes um ensino mais dinâmico e participativo, o que possibilitou uma melhor compreensão dos cálculos químicos, assim como a promoção da Alfabetização Científica.Item As bolhas do gás no refrigerante: uma proposta didática com abordagem CTS para o ensino de Ciências/Química(Universidade Federal de Viçosa, 2021-08-14) Freitas, Admilson Xavier de; Despaigne, Angel Amado Recio; http://lattes.cnpq.br/9859445830361432O ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fe- nomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observa- ção, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças. Palavras-chave: Ciência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didática.Item Atividades experimentais investigativas: uma perspectiva inovadora à aprendizagem de química para alunos do ensino fundamental II(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-08) Leite, Maria Juliana Silva; Carvalho, Regina Simplício; http://lattes.cnpq.br/9152848425092133Esta pesquisa teve como objetivo elaborar e investigar o desenvolvimento de atividades com caráter investigativo no ensino de Química desenvolvidos para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular de uma cidade de médio porte localizada na Zona da Mata Mineira. As atividades investigativas foram planejadas para atingir determinados objetivos pedagógicos, tendo os alunos como protagonistas, sendo estimulados a interagir com os conteúdos apresentados e tendo a oportunidade de serem agentes ativos na construção do conhecimento escolar, tornando-o significativo em suas vidas. As mencionadas atividades foram elaboradas especialmente para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa cujos resultados foram transformados em dados que, juntamente com uma revisão bibliográfica, permitiu a melhor compreensão dos motivos pelos quais a prática pedagógica utilizada surte tamanho efeito positivo nos alunos.Item Atividades experimentais para o ensino de gases em período de aulas remotas(Universidade Federal de Viçosa, 2021-03-12) França, Alexsandro Araújo; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3358465333677704No ensino de ciências naturais, deve-se ressaltar a harmonia entre o fenômeno que ocorre, a teoria a ele associada e os experimentos que podem ser devolvidos para testar aquela dada hipótese. Entretanto, a harmonia entre experimento, teoria e fenômeno foi quebrada com o decreto de isolamento social, no ano de 2020, em função da pandemia da Covid-19. O cenário de pandemia alterou o sistema educacional tradicional, exigindo o oferecimento de aulas remotas. Para isso, várias escolas utilizaram plataformas de transmissão de aulas síncronas, como Google Meets Ⓡ , Zoom Ⓡ e Microsoft Teams Ⓡ . Aqui vale ressaltar que aulas remotas são diferentes do sistema de ensino à distância (EaD). Trata-se de uma ação emergencial dada a suspensão das aulas presenciais. Os materiais não foram elaborados para o estudo sem a presença do professor. Na maioria dos casos, os materiais e a duração das aulas são os mesmos praticados antes do isolamento social, apenas aplicando- se a transferência para o ambiente virtual. Esse novo cenário não é uma opção, mas uma necessidade, contudo, nem os professores, nem as instituições de ensino estão preparados para conduzir o ensino nessa nova modalidade, lembrando que na proposta do Governo Federal para o Novo Ensino Médio, até 20% da carga horária do aluno no turno vespertino e 30% no turno noturno poderão ser feitas de forma on- line, ou seja, essa modalidade de ensino foi introduzida de forma emergencial devida à pandemia, mas uma modalidade parecida também faz parte da proposta governamental. O cansaço dos alunos de ficarem diante de uma tela do computador, celular ou tablets por muito tempo, a sobrecarga dos profissionais de educação, métodos de avaliação ineficaz, são alguns dos fatores que se apresentam como obstáculos a serem superados. Trabalhar com experiências e simuladores, mesmo que simples, pode ajudar docentes e discentes a terem aulas mais dinâmicas e que contribuam mais para a aprendizagem. Hoje, há disponíveis vários simuladores, plataformas de comunicação remota que também podem ser utilizadas como ferramentas de ensino. Vários são gratuitos e compatíveis com celulares, tablets e computadores, uma alternativa para que vários professores diversifiquem suas aulas. Este trabalho busca apresentar uma sequência de atividades didáticas para o estudo dos gases ideias, explorando o ensino teórico e atividades experimentais, por meio do uso de simuladores como o PHET (Interactive Simulations), atividades experimentais que podem ser desenvolvidas pelos estudantes em casa, utilizando materiais de fácil acesso, balões de festa, seringa, garrafa pet, canudo, massa de modelar, água quente e fria, e vídeos, em uma tentativa de contextualizar o tema, facilitando a aprendizagem e trazendo maior participação dos alunos. O trabalho foi aplicado de forma piloto em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escolas diferentes, cada escola utiliza uma plataforma de transmissão de aulas diferente: Google Meets Ⓡ e Zoom Ⓡ . Ao final da aplicação piloto, pode-se concluir que aulas experimentais com materiais de fácil acesso e custo baixo são possíveis, mesmo remotamente, os avanços apresentados pelos estudantes da primeira aula da sequência até a aplicação de exercícios puderam ser percebidos tanto pelo bom número de acertos nas listas de exercícios realizadas pelos estudantes como pelo resultado das avaliações realizadas. Palavras-chave: Química. Estudo e ensino. Experiências. Ensino à distância. Ensino auxiliado por computador. Google Meets ( Aplicativo de videochamadas). Zoom Vídeo Communications (Aplicativo de videochamadas).Item Biossegurança aplicada em um laboratório de química na escola pública: aparatos mínimos para administração de aulas práticas(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-15) Mendes, Marcela Moreira Alvanrenga; Suarez, Willian ToitoO trabalho analisa as condições e adequação estrutural dos Laboratórios de Química e Física de uma Escola Estadual em Minas Gerais, com o objetivo de possibilitar a realização de aulas experimentais com autonomia e segurança. A pesquisa envolveu a verificação da parte estrutural e física dos laboratórios, da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho em Manhuaçu-MG como lócus, em colaboração com acadêmicos de arquitetura do Centro Universitário UNIFACIG. O projeto incluiu a idealização e execução de ajustes físicos para melhorar a viabilidade e segurança das aulas experimentais. A conclusão destaca que um ambiente apropriado contribui para a realização correta e segura das aulas práticas, permitindo a interação dinâmica entre alunos e professores. Palavras-chave: Laboratório. Biossegurança. Aulas experimentais.Item Construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para análises fluorimétricas e fotométricas: uma opção para abordagens contextualizadas no ensino médio e superior(Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-31) Simões, Marriete Gonçalves; Suarez, Willian Toito; http://lattes.cnpq.br/7340759496516116Este trabalho visa promover a reflexão acerca da necessidade de interconexão entre conteúdos relacionados à luz nas disciplinas de Física e Química na atualidade e oferecer uma alternativa para a correlação dos mesmos através da transposição de abordagens interdisciplinares, de forma experimental, contextualizada e transdisciplinar. Para tal, realiza-se uma retrospectiva histórica abrangendo as principais descobertas acerca da natureza da luz, além da descrição e explicação dos principais conceitos relacionados à fotometria e fluorimetria, de forma multidisciplinar. Para a abordagem experimental, realizou-se a construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para a realização de análises fotométricas e fluorimétricas, assim como sua aplicação na determinação do teor de quinino em água tônica e diclofenaco de sódio em medicamentos. Objetivou-se minimizar a lacuna existente no processo de ensino e aprendizagem, visando proporcionar ao discente a possibilidade de compreender como os conceitos teóricos sobre o modelo de Bohr, em Química e as ondas, em Física, estão intimamente relacionados com tecnologias presentes em seu cotidiano e como as análises quantitativas e qualitativas são de fundamental importância nos dias atuais. O equipamento proposto tem sua construção descrita com detalhes e os testes realizados apresentaram resultados correspondentes a 98% do método de comparação na determinação de quinina em água tônica e recuperação acima de 95% no ensaio de adição e recuperação para determinação de diclofenaco em medicamentos, o que indica viabilidade para a sua reprodução no ensino. Palavras-chave: Fotometria. Fluorimetria. Experimentação.Item Construção de uma sequência didática com foco nas reações químicas de uma produção cinematográfica: câmera, luz, ação e reação(Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-02) Guimarães, Sabrina Gardoni Peixoto; Carvalho, Regina Simplício; http://lattes.cnpq.br/3910638579333626A prática do ensino de ciências tem sofrido modificações, principalmente no que concerne às discussões e escolhas metodológicas de sala de aula para a formação dos estudantes. As feiras de conhecimento, enquanto prática pedagógica e técnica que produz intercâmbio de informações e estabelecimento de conexões por meio de exposições de trabalhos, têm dado espaço a cenários temáticos e os alunos contribuem com performances variadas por meio de pesquisas embasadas em contextos específicos. A Química, enquanto disciplina integrante do componente curricular de Ciências e suas Tecnologias, além de dar suas contribuições em conteúdo específico com o conhecimento teórico-prático, pode promover uma interação dialógica com todos os segmentos do sistema, possibilitando uma busca satisfatória por pesquisas que expliquem os fenômenos e processos relativos ao tema de estudo. Frente ao desafio de trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, definido para a feira de conhecimento escolar de nome Engenharte, foi proposto o desenvolvimento de uma sequência didática com foco nas reações químicas que emitem luz e variam cores para construção de cenários cinematográficos, permeando o caminho de investigação das aulas experimentais de química. A sequência didática aborda o estudo das reações químicas do tipo ácido-base e as reações fotoquímicas. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, de caráter exploratório desenvolvida em sete etapas. Cada etapa foi elaborada a partir de uma análise de dados fundamentada na descrição da vivência escolar. Os registros diários, bibliográficos e fotográficos escritos neste trabalho abrangem o contexto escolar, a temática abordada (cinema), os conhecimentos específicos de química estudados, assim como o subtema (ficção científica) em questão. As mudanças neste contexto educacional são notáveis: mesclar disciplinas, conceitos e o saber fazer geram resultados incríveis tanto para o crescimento pessoal quanto para a ampliação de conhecimentos do educando.Palavra-chave: Sequência didática. Reações Químicas. Feira de ciências. Contextualização.Item Construção de uma sequência didática investigativa sobre a relação entre o teor de lítio na água e o índice de suicídios no município de Itaúna (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2021-04-30) Lisboa, Meire Rose de; Maia, Poliana Flávia; http://lattes.cnpq.br/8498059645933737Este trabalho consiste em um estudo qualitativo em relação ao desenvolvimento do conhecimento dos estudantes sobre um problema social de grande relevância nos dias de hoje: depressão e suicídio, associado ao desenvolvimento de conhecimentos sobre a prática científica no processo investigativo. Foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa que buscou analisar a hipótese de haver relação entre o teor de lítio na água consumida na cidade de Itaúna (MG) e o número de suicídios na população. Como o suicídio é realidade para alguns dos jovens de Itaúna, o assunto apresentou-se contextualizado para os estudantes, que puderam utilizar dos conhecimentos químicos e biológicos, dentre outros, para sua compreensão. O tema do elevado índice de suicídios em Itaúna é importante como proposta de ensino, uma vez que contribui para a formação de cidadãos que tenham maior compreensão desse problema. Outro fator importante a ser considerado é o fato de que o conhecimento das desordens psíquicas e suas diversas causas possuem relevante importância para os jovens, de modo a proporcionar condições para um bom convívio social, agindo preventivamente e buscando auxílio sempre que se sentirem tristes e deprimidos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de seis encontros com um grupo de quatro alunos, com a finalidade de desenvolvimento do tema. Esses encontros se deram de forma remota, sendo utilizada a plataforma Zoom. A produção de dados se deu de forma escrita, por meio de questionários e coleta de artefatos produzidos nos encontros (atividades escritas e notas de campo). A análise foi realizada a partir da elaboração de estudo de caso, analisado em relação às unidades de conteúdo, que foram categorizadas com base no desenvolvimento de conhecimentos tanto sobre o tema, quanto sobre a investigação científica. Essa abordagem trouxe para os estudantes a possibilidade de ampliação de conhecimentos nas áreas da Química e Biologia, relacionadas à saúde mental, visto que foram trabalhados vários aspectos do suicídio, relacionando-os às suas prováveis causas, o que incluiu a o baixo teor de Lítio nas águas de consumo de Itaúna como um fator que merece investigações mais aprofundadas. Palavras-chave: Química. Estudo. Ensino. Experiências. Suicídio.Item Contextualização abordando a chuva ácida no ensino de química por meio de um sequência didática(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-04) Silva, Fábio Domingos da; Silva, Deusanilde de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7798030158236843O presente estudo trata de uma Sequência Didática (SD) elaborada para ensinar Química de forma contextualizada com a discussão das questões socioambientais relacionadas à Chuva Ácida, tendo como foco a Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública município de Bom Despacho (MG). A questão problema foi “Por que, ao cortar uma cebola, nossos olhos lacrimejam?” Objetivou- se com ela levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao conteúdo de ácidos e instigá-los a entenderem as propriedades químicas destas substâncias. Após discutir a questão inicial, procurou-se abordar alguns aspectos conceituais como a definição de acordo com o conceito proposto por Arrhenius, fórmulas moleculares dos ácidos presentes na Chuva Ácida. Para trabalhar a contextualização foram expostas algumas imagens mostrando monumentos de mármore degradados e reportagens enfatizando os danos provocados pela Chuva Ácida à fauna e à flora. Com o objetivo de avançar da parte conceitual para a prática, realizou-se duas atividades experimentais. A primeira, para demonstrar as reações que leva à formação da Chuva Ácida e, a segunda, para demonstrar as reações com objetos constituídos de carbonato de cálcio, metais com os ácidos presentes na Chuva Ácida. A pesquisa foi desenvolvida durante a pandemia da Covid-19 e as aulas ocorreram em formato híbrido, com 13 alunos no total, sendo cinco (n=5) na modalidade presencial e oito (n=8) na modalidade remota. A transmissão das aulas para os alunos na modalidade remota se deu pela plataforma Google Meet. Para avaliar a aprendizagem, disponibilizou-se uma atividade com questões trabalhadas nas provas do ENEM e de outros vestibulares. Para finalizar a SD, aplicou-se um questionário com o objetivo de os alunos avaliarem a metodologia. Diante dos dados levantados foi possível concluir que o processo favoreceu a alfabetização científica dos alunos, uma vez que as respostas antes da SD eram conceituais e após a discussão verificou-se respostas mais bem elaboradas e relacionadas a um contexto social específico. Outra situação observada foi que os resultados da atividade de verificação de aprendizagem não tiveram diferenças significativas entre os alunos que participaram na modalidade remota e na modalidade presencial. Os alunos demonstraram ter grande aceitação por esse tipo de metodologia, devido ao dinamismo das aulas e à possibilidade de vivenciarem a aplicação na prática dos conteúdos, possibilitando dar sentido ao objeto de estudo em questão. Os resultados obtidos com a SD demonstraram que se trata de um método de ensino que se mostrou efetivo, pois aumentou o interesse dos alunos pelas aulas e contribuiu de forma significativa para a aplicação de conceitos e para a reflexão sobre problemas ambientais existentes na atualidade. Como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), elaboramos um produto educacional. Neste material didático sugerimos a utilização de uma Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), o Júri Simulado, como parte de uma SD. A contextualização recomendada envolve os frequentes debates sobre a possibilidade da remoção dos “Doze profetas de Aleijadinho”, os quais fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico presente no Santuário Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais (Brasil). Palavras-chave: Sequência Didática. Alfabetização Científica. Contextualização no Ensino de Ciências. Chuva Ácida. Metodologias de Ensino.Item Contextualização dos Polímeros no ensino de Química numa perspectiva de sustentabilidade ambiental para o aproveitamento dos resíduos de bananeiras(Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-29) Rangel, Alexsander Rodrigues; Silva, Deusanilde de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9001362676763972O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado com o intuito de propor uma sequência didática que busque auxiliar o professor de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no conteúdo de polímeros para alunos da 3a série do ensino médio abordando uma perspectiva de sustentabilidade ambiental de forma contextualizada a fim de promover um ensino significativo e a transformação social. A necessidade de propor um ensino contextualizado e significativo sobre o tema se dá pelo fato de a Educação de Jovens e Adultos possuir diversos obstáculos a serem enfrentados pelo corpo docente, como a diversidade de estudantes, alguns estão sem estudar há mais de 20 anos, outros transferidos para a EJA por causa do alto número de reprovações no ensino regular, e também pelo fator trabalho e família, já que muitas alunas abandonam os estudos quando engravidam na adolescência e outros por arrumarem trabalho já que necessitam para ajudarem os familiares ou a si mesmo. Esses são alguns problemas sociais que se encontram na EJA. A dificuldade no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos além das já mencionadas anteriormente é a disciplina de Química só é lecionada a partir da 2a série do ensino médio e com apenas uma aula por semana, sendo assim, o trabalho baseou-se nessas peculiaridades e propôs uma sequência didática que posso envolver os estudantes, por meio do ensino significativo fundamentado na teoria de Ausubel. Para o desenvolvimento do assunto polímeros em sala de aula, está sendo proposta uma sequência didática que, inicialmente, foi realizado, em laboratório, um procedimento para produção de papel de fibra de bananeira. Após, foi proposto a contextualização do ensino, a construção de mapas conceituais e, por fim, a confecção de produtos a partir do papel de fibra de bananeira. Com a aplicação da sequência didática, espera-se que, além de facilitar a aprendizagem do estudante, trabalhará com questões socioambientais e auxiliará o professor em sala com novos métodos de ensino, também espera-se que os agentes participantes da pesquisa sejam beneficiados, pois os produtos que serão confeccionados no final do processo utilizando materiais de baixo serão artesanatos que poderão ser comercializados, sendo assim, uma alternativa de renda extra para os envolvidos.Item Contribuições e desafios da iniciação científica júnior(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-30) Silva, Kênia Leandro; Silva, Aparecida de Fátima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2544493836554794O Ensino de Ciências, na atualidade, busca ensinar além dos conceitos e códigos próprios, a fim de oportunizar ao estudante vivenciar aspectos da cultura científica, o contato com a investigação e suas implicações, com viés crítico, quanto as relações Ciência-Tecnologia - Sociedade-Ambiente. Assim, A motivação para este estudo se deu pela necessidade de implementar ações didáticas, que sejam capazes de transformar o papel do estudante, de passivo, para ativo na sua aprendizagem. Imperioso é averiguar alternativas para o Ensino de Ciências, como as atividades experimentais investigativas, por meio da Iniciação Científica Júnior (ICJ) na Educação Básica. É notável a boa influência que a (ICJ) exerce na formação dos estudantes que ainda não fizeram suas escolhas profissionais, pois desperta nestes o interesse pela prática científica. Essa experiência lhes possibilita fazer ciência, “fazendo”, tornando-os capazes de refletir e adquirir novas visões sobre o pensamento científico e a relação do homem com a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente (CTSA). A questão de investigação, deste estudo, foi analisar como a (ICJ) contribui para as estratégias do ensino de Ciências, de forma que estas auxiliem na construção de conhecimentos científicos, com enfoque na abordagem da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). E também, avaliar se esta é capaz de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, no sentido de promover a autonomia, a tomada de decisão e o pensamento crítico e criativo desses estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, um Estudo de Caso da (ICJ), de uma escola técnica localizada em Minas Gerais, Brasil, com 11 estudantes do curso Técnico em Química Industrial e dez professores orientadores. A compreensão dos estudantes e professores orientadores da (ICJ) sobre a abordagem (CTSA) foi investigada a partir da aplicação do questionário “Visões da Ciência, Tecnologia e Sociedade” (VOSTS), versão adaptada de Canavarro (2000). O Desenvolvimento de habilidades cognitivas foi investigado por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas, explorando a visão dos estudantes e dos professores orientadores. Com o Estudo de Caso da (ICJ), verificou-se que os estudantes que realizaram a pesquisa na Educação Básica apresentaram uma visão realista na totalidade das questões propostas sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente (CTSA), evidenciando uma enculturação científica. Desenvolveram, satisfatoriamente, as habilidades complexas e competências, como argumentação, tomada de decisão e pensamento crítico. Os estudantes declararam que propuseram um problema de pesquisa, que tem sentido real para suas vidas e das suas comunidades, evidenciando um eminente desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. No entanto, apresentaram dificuldades com relação à adequação das atividades ao tempo vigente, para a realização da pesquisa, que é insuficiente, e na escrita científica dos relatórios e artigos científicos, segundo as normas acadêmicas. Como produto educacional, organizou-se um Manual de Elaboração de Projeto de Pesquisa para Estudantes do Ensino Médio, em formato e-book (digital), e um quadro de planejamento na plataforma digital Atlassian Trello, a fim de contribuir para compreensão da natureza da Ciência e da Metodologia Científica. Palavras-chave: Iniciação Científica Júnior - (ICJ). Abordagem CTSA. Habilidades cognitivas.Item Depressão e ansiedade no contexto da Educação em Ciências: a formação dos professores de Química e as competências socioemocionais(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-15) Martins, Géssica Fernanda Silva; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/0318445352642380Este trabalho buscou investigar a compreensão de um grupo de professores da Educação Básica e de licenciandos/as em Química da UFV sobre os possíveis efeitos da condição de depressão e ansiedade na aprendizagem dos alunos, com o propósito de desenvolver uma proposta formativa que abordasse as competências socioemocionais no ensino de Química. Para tanto, partimos do pressuposto de que a escola é um ambiente oportuno para abordar algumas questões de ordem emocionais ao longo do processo de ensino, sobretudo por ser um espaço formativo, que estabelece uma ponte entre a família e a sociedade, tendo os professores a possibilidade de perceberem sinais de alterações comportamentais que podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. Assim, apresenta-se aqui uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujos dados foram submetidos a uma análise categorial. Para isso, utilizou-se grupos focais e entrevistas semiestruturadas remotas, realizadas pelo aplicativo Google Meet, com o objetivo de analisar o entendimento e a vivência de doze licenciandos em Química e quatro professores da Educação Básica sobre essa temática de pesquisa. As respostas obtidas nos permitiram constatar a importância de se discutir questões sobre ansiedade, depressão e outras desordens psíquicas em sala de aula. Nesse sentido, seria importante que as Competências Socioemocionais estivessem associadas às áreas do conhecimento e às ações formativas nas escolas, a fim de contribuir com o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Para isso, seriam necessárias mudanças nos currículos e nas metodologias instituídas, de modo que o ensino de Química estivesse contextualizado com a realidade social, permitindo interpretar o mundo com o olhar da ciência. Isso poderia, inclusive, favorecer o autoconhecimento. Por fim, foi produzida uma Sequência Didática sobre a temática em estudo, buscando fomentar discussões sobre as diversas situações vivenciais que perpassam os alunos, de modo a aprimorar as metodologias e as abordagens formativas articuladas nas aulas de Química da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores. Competências socioemocionais. Depressão. Ansiedade. Educação em Ciências/Química.Item Desenvolvimento de aulas experimentais motivadoras e orientações para elaboração de Feira de Ciências(Universidade Federal de Viçosa, 2021-04-23) Santos, Daniel Rufino Araújo Andrade dos; Bellato, Carlos Roberto; http://lattes.cnpq.br/4092973055449041Diante da importância da linguagem científica no contexto escolar e principalmente nas áreas de ciências da natureza, muitas escolas utilizam-se das Feiras de Ciências a fim de auxiliar no processo de aprendizagem e de uma formação da identidade científica no âmbito da educação básica do país. Neste âmbito o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de documento norteador de práticas didáticas que otimize as atividades desenvolvidas nas Feiras de Ciências, além da sua organização através de formulários padrões propondo caminhos para a diminuição de gastos de materiais e equipamentos necessários em sua execução. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, adotando-se de uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Através do presente estudo pode-se concluir que as aulas práticas são essenciais para o processo de ensino aprendizagem do aluno, e esta quando inserida de maneira adequada nas disciplinas de ciências da natureza contribui significativamente com o aprendizado dos alunos. Todo percurso metodológico possibilitou também a elaboração e orientações que será utilizada pelos professores de ciências da natureza, nos próximos anos para a elaboração da Feira de Ciências. A sequência didática apresenta caráter investigativo que associado a estratégias pedagógicas auxiliaram os alunos no desenvolvimento de experimentos. A mesma também possibilita com que o aluno assume seu papel de protagonista. Palavras-chave: Aulas experimentais. Feira de ciências. Ensino de química.Item Desenvolvimento de titulador automático baseado na plataforma open source Arduino como ferramenta investigativa no ensino de química(Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-13) Machado Junior, Iterlandes; Reis, Efraim Lázaro; http://lattes.cnpq.br/5078792581885096Esse estudo teve como foco principal a construção de um titulador automático de baixo custo e fácil aquisição. Para tanto, usou-se a plataforma Open Sourse Arduino na perspectiva de possibilitar o desenvolvimento de atividades investigativas no ensino de química. A aquisição dos dados experimentais foi realizada via Bluetooth através da integração com o Smartphone e via cabo USB diretamente para a planilha da Microsoft Excel. Os resultados foram comparados com a titulação potenciométrica clássica, não apresentando diferenças estatisticamente significativas com aplicação do teste t pareado a 95% de confiança. A proposta de ensino por investigação teve por finalidade determinar experimentalmente o valor de pKa do captopril, medicamento usado como anti- hipertensivo. Essa metodologia de aprendizagem ativa privilegia o trabalho em grupos colaborativos e a participação do estudante na construção de seu conhecimento. Um maior aprofundamento acerca das possibilidades de formação docente por meio da aplicação desse instrumento e de outros projetos de química com Arduino em cursos de capacitação profissional a nível de graduação e/ou pós-graduação carece de ser problematizado.Item Determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos utilizando um smartphone e um aplicativo como tema gerador no ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-18) Albino, Sergio Marcio; Demuner, Antonio Jacinto; http://lattes.cnpq.br/4947065978334489A cafeína está presente no cotidiano humano sendo encontrada em como princípio ativo em analgésicos, refrigerantes, alimentos e energéticos. Desta forma, o objetivo do trabalho foi inserir o tema gerador de ensino na videoaula sobre determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos associado à determinação e quantificação química utilizando o smartphone, software para computador e a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD). Com o auxílio do smartphone foram capturadas as áreas das manchas das placas em CCD e transferidas para o computador onde foram tratadas através do programa ImageJ para determinação da massa e quantidade de cafeína nas referidas amostras. Para comparação dos resultados foram realizadas leituras em espectrofotômetro UV-visível. O método é rápido e de baixo custo, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem mais ativas e significativas à realidade do aluno. Foi possível estimular a curiosidade e o interesse do aluno pelos conteúdos de química. Os discentes conseguiram correlacionar a teoria e a prática e desta forma o ensino de Química tornou-se mais atraente para eles e os resultados observados nos processos avaliativos foram satisfatórios. Palavras-chave: Cafeína. ImageJ. Smartphone. CCD. Espectrofotômetro.Item Determinação do pH de café usando metodologias alternativas e smartphone no ensino de química(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-05) Souza, Lucas Araujo de; Demuner, Antonio JacintoO pH, ou Potencial de Hidrogênio, é a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, sendo uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Vários estudos mostram a determinação do pH de substâncias com pHmetro de bancada ou fita de papel medidora de pH. No entanto, pouco tem sido descrito sobre materiais alternativos de medidas de pH. O objetivo do trabalho foi verificar o pH de extratos de café em diferentes fases de desenvolvimento, no dia da extração, após 24 horas, 48 horas e 240 horas em temperatura ambiente (23 °C) e na geladeira (4 °C) utilizando quatro métodos de medição de pH, fita de papel indicador universal, pHmetro portátil, pH testing do smartphone e pHmetro de bancada. Foram avaliadas amostras dos extratos com os quatro métodos de medição, com o intuito de comparar os resultados e verificar a eficácia do aplicativo. Os resultados da determinação do pH do café mostram variação de pH de 3,8 a 6,5 dependendo do tempo da análise e temperatura. O pH também tem variação de acordo com local de coleta, espécie, fase de desenvolvimento e extração. Com relação aos métodos de medição de pH utilizados no presente trabalho os resultados foram semelhantes, mostrando que as verificações de pH realizadas com pHmetro portátil e pH testing são confiáveis, sendo práticas de sala de aula de fácil execução, tornando-a uma prática de investigação acerca dos conteúdos de química do ensino médio, melhorando assim, a aprendizagem dos alunos, e inserindo-os na iniciação científica, uma vez que é feita uma análise mais minuciosa sobre a composição do café e quais reações ocorrem durante todo processo. A análise de componentes principais (APC) propiciou a identificação da existência de similaridade existentes em dados de um conjunto das amostras de extratos de café analisadas. A análise dos componentes principais evidenciou as características comuns e discrepantes entre as amostras de café. Palavras-chave: PH. Café. Smartphone. PHmetro. Aula experimental.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »