Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/202
Navegar
Item A Armadilha da Renda Média: um estudo comparativo para as estruturas produtivas dos países da América Latina e da Coreia do Sul(Universidade Federal de Viçosa, 2016-07-15) Ribeiro, Dominic Doula; Toyoshima, Silvia Harumi; http://lattes.cnpq.br/2276244774560277O presente trabalho buscou analisar as causas da entrada dos países latino- americanos e caribenhos na Armadilha da Renda Média à luz dos referenciais teórico e analítico fornecidos pelo Espaço de Produto e pelos Indicadores de Complexidade Econômica. De maneira mais específica, buscou-se verificar se, de fato, a falta de mudança estrutural, a ausência de avanço tecnológico e a baixa acumulação de capacidades produtivas foram determinantes para a entrada desses países na Armadilha características de saída da e se tais países apresentam Armadilha nos próximos anos. Como representantes dos países latino-americanos e caribenhos na análise, foram selecionados três países: Brasil, México e Colômbia. Ainda, para estudar os casos de entrada na Armadilha frente a casos de sucesso, as informações dos três países latino-americanos foram comparadas com as da Coreia do Sul. Como resultado, verificou-se que os países latino-americanos encontram-se na Armadilha da Renda Média desde a década de 1980 e que, de fato, falta de mudança estrutural, ausência de avanço tecnológico e baixa acumulação de capacidades produtivas foram determinantes para a entrada desses países nessa situação. Além disso, verificou-se que os países latino-americanos não apresentam perspectivas de saída da Armadilha da Renda Média no curto prazo, devendo empreender transformações profundas para a superação dessa condição.Item A eficiência das redes de franquias no Brasil: uma análise sob as óticas do franqueado e do franqueador(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-10) Silva, Isa Dora Almeida Oliveira da; Gomes, Adriano Provezano; http://lattes.cnpq.br/3983320826554835Diante de seu crescimento e de sua importância econômica no Brasil e no mundo, o Sistema de Franquias vem ganhando atenção de pesquisadores. No entanto, têm-se conhecimento de pouquíssimos trabalhos que analisem a eficiência de empresas que operam nesse setor, mesmo a nível internacional. Nesse contexto, frente às inúmeras opções de redes de franquias disponíveis e tendo em vista as vantagens que algumas podem apresentar sobre as outras, este estudo se propôs a analisar a eficiência deste sistema, a partir de uma modelagem que considera o investimento realizado pelo franqueado e pelo franqueador, bem como os resultados alcançados por ambos os stakeholders. Propôs-se, analisar ainda a relação entre o indicador de eficiência global do sistema e duas características das redes de franquias que podem favorecer a eficiência: o tamanho da rede e seu tempo em operação. Para isso, foi utilizada a metodologia não paramétrica da análise envoltória de dados (DEA) pressupondo orientação a produto, com os resultados sendo refinados pela técnica multivariada de análise discriminante. A amostra utilizada é composta por 88 redes de franquias, de 10 diferentes segmentos, em operação no país no ano de 2018. Os resultados obtidos revelam um desempenho médio mais elevado entre os franqueados do que entre os franqueadores, sendo a média de eficiência no primeiro modelo de 85% e no segundo modelo, de 79%. Ademais, 39% das redes de franquias da amostra foram classificadas como globalmente eficientes 36%, como globalmente ineficientes, tendo sido as 25% restantes classificadas como intermediárias. Com uma taxa de 89,4% de sucesso, a análise discriminante destacou a importância do faturamento e da qualidade das redes de franquias, bem como do tamanho da rede e do tempo em operação como fatores discriminantes da eficiência global das redes de franquias. Isso quer dizer que para 67% da amostra, valores mais elevados das variáveis faturamento, qualidade, tamanho da rede e tempo em operação, resultam em melhores resultados no que se refere a eficiência global do investimento no sistema. Estes resultados indicam que as redes de franquias podem alcançar a eficiência, independentemente da dimensão das outras variáveis que compõe os modelos, ou seja, valores elevados para as variáveis capital inicial, taxa de franquia, taxa de royalties e taxa de publicidade não impedem que ambos os stakeholders alcancem resultados favoráveis, desde que possuam valores relativamente elevados para as variáveis discriminantes. A importância das variáveis tamanho da rede e tempo em operação para a eficiência global do sistema parece indicar, ainda, que a escala de produção e a experiência do franqueador induzem reduções de custos e elevação de receitas, maximizando o retorno do investimento nesse sistema, conforme sugeriu o problema de pesquisa proposto. Apesar disso, é prematuro generalizar estes resultados, uma vez que derivam de um procedimento empírico realizado apenas para uma amostra de redes de franquias, de modo que mais estudos são necessários. Palavras-chave: Franquias (Comércio varejista). Eficiência.Item A eficiência dos serviços de saneamento e o impacto na geração de emprego e renda em Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2015-11-23) Miranda, Rômulo José Soares; Gomes, Adriano Provezano; http://lattes.cnpq.br/5325332421587978Os serviços adequados de saneamento básico representam condição essencial para a obtenção de indicadores ambientais satisfatórios e para a manutenção da vida humana. Em termos econômicos, o setor é caracterizado por uma estrutura monopolista, com enormes disparidades regionais e sociais. Nesse sentido, a adoção de subsídios tarifários e a busca de melhores indicadores de eficiência são importantes instrumentos de política econômica em busca de acesso universal aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela sociedade. A adoção da Análise Envoltória de Dados é importante instrumento na determinação da eficiência dos prestadores e na avaliação da efetividade de políticas públicas. O presente estudo, com base em uma amostra de municípios de Minas Gerais, identificou os principais determinantes dos escores de eficiência dos prestadores, inclusive relacionados a subsídio cruzado na prestação regional e economias de escala. Níveis elevados de eficiência estão associados a uma maior capacidade de geração de receitas e otimização do uso de insumos. Verificou-se ainda a ocorrência de convergência (beta e sigma) da pura eficiência entre os municípios após a edição do marco regulatório do setor em 2007. Por fim, o estudo avalia o impacto econômico da operação eficiente dos serviços por meio de simulações de choques na Matriz Insumo-Produto de Minas Gerais.Item A eficiência técnica das usinas sucroenergéticas: determinantes e impactos para a economia brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2016-11-17) Braga, Luiza Amara Maciel; Gomes, Adriano Provezano; http://lattes.cnpq.br/3322642490669826Este estudo teve como objetivo mensurar e analisar o nível de eficiência técnica das usinas sucroenergéticas brasileiras e, a partir desta análise, buscou-se a delimitação dos fatores determinantes dessa eficiência, assim como das principais características das unidades benchmarks. Ao mesmo tempo, com o intuito de justificar a busca da máxima eficiência técnica pelas usinas, também foi feito o cálculo dos impactos gerados pela ineficiência técnica das usinas para o setor sucroenergético e para a economia brasileira. Para isso, utilizou-se a metodologia da Análise Envoltória de Dados (DEA), orientação produto, para realizar o cálculo e análise do nível de eficiência. Os resultados obtidos foram então refinados pelo modelo Tobit, visando a investigação dos determinantes, e também serviram como base para a construção de uma simulação de choques na matriz insumo-produto brasileira, afim de mensurar os efeitos da ineficiência. Foram utilizados os dados de 115 usinas durante a safra 2011/2012, disponíveis no Anuário da Cana 2012, produzido e comercializado pela ProCana. Os resultados encontrados mostram que sob a pressuposição de retornos variáveis à escala apenas 15,7% das usinas são eficientes, no entanto a média geral de eficiência ficou acima dos 90%, o que demonstra que as usinas estão próximas da máxima eficiência. A maior parte das usinas opera com retornos crescentes e por isso deveria expandir sua produção. Verificou-se que a localização das usinas, seu percentual de capacidade instalada utilizado e a idade varietal média da cana moída são determinantes da eficiência técnica. Em relação aos impactos das ineficiências das usinas, é possível afirmar que a correção destas geraria para o setor mais de 7 bilhões de reais, provenientes do aumento da produção de açúcar e álcool. Esse valor, ao serem incluídos na matriz insumo-produto brasileira, resultariam num aumento de 29,8 bilhões de reais em Valor Bruto da Produção, 574 mil empregos e 1,3 bilhões de reais em arrecadação de impostos, resultantes dos impactos diretos, indiretos e induzidos.Item A inovação como um determinante do investimento direto estrangeiro na indústria de transformação brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2019-08-26) Oliveira, Luis Fernando de; Fernandes, Elaine AparecidaO objetivo do presente estudo é analisar, para a indústria de transformação brasileira, a relação entre IDE e seus determinantes, além de verificar se inovação é um determinante importante para a atração de IDE na economia brasileira. Para a apuração dessa capacidade, esta pesquisa elabora o índice de capacidade de inovação por meio dos micro- dados empresariais e setoriais disponibilizados pela Pesquisa de Inovação Tecnológica de 2014. Utilizando-se do modelo estatístico de regressão logística multinível de efeitos mistos, os resultados do modelo econométrico reforçam a ideia de que o IDE traz consigo transferências de tecnológicas, mão de obra qualificada, incentiva a geração de inovação, além de incentivar a empresa na diferenciação seus produtos. Palavras-chave: Inovação. Indústria de transformação. determinantes do Investimento Externo Direto. Regressão logística multinível de efeitos mistos.Item A valorização real do salário mínimo e seus efeitos sobre o mercado de trabalho brasileiro de 2002 a 2016(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22) Mendonça, Hugo Leonardo Alves de; Souza, Elvanio Costa de; http://lattes.cnpq.br/9253806927301298O objetivo deste estudo foi analisar como as variações na razão salário mínimo real/rendimento real médio mensal (SM / RM) afetaram a taxa de atividade, o grau de informalidade, a taxa de desemprego e de inatividade no Brasil. Para isso foram extraídos dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do período entre março de 2002 e fevereiro de 2016. Como variáveis explicativas, além das séries de salário mínimo real e rendimento real médio das seis regiões metropolitanas cobertas pela PME, foram utilizadas as variáveis Produto Interno Bruto (PIB) real e taxa real de juros divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foram realizados testes de cointegração de Engle-Granger e de Johansen. Para a determinação do melhor número de lags de defasagens em cada equação foram utilizadas as estatísticas de quatro critérios de informação, a saber: Akaike, Hannan- Quinn, Schwarz e Final Prediction Error. Dessa forma, foram estruturadas quatro equações principais nas formas de Modelos Vetoriais de Correção de Erros (MVCE), cujos resultados dos parâmetros captaram os efeitos das variáveis explicativas sobre aquelas associadas ao mercado de trabalho. Além disso, os efeitos das variações na razão salário mínimo/rendimento real médio, da taxa real de juros e do Produto Interno Bruto sobre o número absoluto de pessoas empregadas nos setores formal e informal também foram avaliados. Os resultados mostraram que os aumentos na razão , na taxa real de juros e no PIB provocaram deslocamentos de pessoas do grupo de inativos para a força de trabalho, ou População Economicamente Ativa (PEA). No entanto, a variável que usa o SM provocou um efeito positivo sobre a taxa de desemprego e sobre o grau de informalidade, além de ter diminuído a quantidade de pessoas que operavam no setor coberto pela legislação. Apenas os aumentos no PIB real foram capazes de diminuir a taxa de desemprego no período analisado.Item Ações de Política Monetária e Expectativas de Mercado: Efeitos Sobre os Contratos Futuros DI(Universidade Federal de Viçosa, 2012-07-27) Zabot, Udilmar Carlos; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958; Bueno, Newton Paulo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788572J6; Caetano, Sidney Martins; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706384A9; http://lattes.cnpq.br/2979182295157463; Corrêa, Wilson Luiz Rotatori; http://lattes.cnpq.br/2866199762489481; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/0919139576430566O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos das ações do Comitê de Política Monetária sobre a rentabilidade dos contratos futuros DI na economia brasileira, em um ambiente em que o mercado se preocupa em compreender o comportamento da autoridade monetária, antecipando-se a uma função de reação do Banco Central. Argumenta-se que se o mercado apresenta expectativas racionais e a autoridade monetária segue uma política de transparência e credibilidade, os agentes irão formar suas projeções com base nas informações macroeconômicas condicionantes da política monetária conduzida pelo Banco Central. Os resultados sugerem, inicialmente, que a hipótese de racionalidade não pode ser rejeitada, o que assegura um comportamento forward-looking por parte do mercado. Não obstante, observa-se que este tem sido capaz de antecipar adequadamente as decisões do Copom para a meta da Taxa Selic. Especificamente, o que se nota é que as ações da autoridade monetária que configuram surpresas são mais relevantes ao explicar o comportamento das taxas de juros de mercado, com efeitos decrescentes a medida que aumenta a maturidade dos títulos. Os resultados também são coerentes com a hipótese considerada, em que as variáveis econômicas inseridas na função de reação tendem a não ser significativas ao explicar variações nas taxas de juros, indicando que o mercado considera estas informações antecipando-se às ações da autoridade monetária.Item Algumas evidências de não linearidade e caos determinístico nos ciclos econômicos brasileiros entre 1975-2009(Universidade Federal de Viçosa, 2010-02-24) Lopes, Luckas Sabioni; Caetano, Sidney Martins; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706384A9; Martins, Marcelo Lobato; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789678A0; Toyoshima, Sílvia Harumi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788531T6; http://lattes.cnpq.br/6272544093682738; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7; Bueno, Newton Paulo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788572J6; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958Esta pesquisa teve como principal objetivo verificar a possível ocorrência de caos nas séries econômicas brasileiras da produção industrial geral e da produção de bens de capital, consideradas proxies para a produção total e para o investimento, respectivamente, entre 1975 e 2009. Neste período, o Brasil passou por grandes oscilações nos agregados econômicos analisados, principalmente entre os anos de 1980 até meados da década de 1990, sobretudo em razão de crises geradas por políticas mal-sucedidas de controle da inflação que alcançava patamares cada vez maiores com o passar dos anos. Tal instabilidade se transmitia por todos os setores da economia, abalando as expectativas e a capacidade de previsão dos agentes econômicos, inserindo, com isso, elevadas incertezas no sistema. Os testes realizados, baseados em filtragens do tipo ARMA - GARCH-M sobre as séries cíclicas dos agregados citados, para, em seguida, analisar os resíduos padronizados dos modelos estimados por estatísticas BDS, indicaram sensíveis não linearidades em ambos os casos, porém, somente na variável proxy para o investimento pode-se detectar algum nível de caos determinístico ao nível de 5% de significância no teste bicaudal, seja na suposição de distribuição normal, seja na análise de distribuições empiricamente geradas por simulações bootstrap. Conclui-se, portanto, que é possível que entre 1975 e 2009 tenham ocorrido períodos em que vigoraram dinâmicas caóticas no investimento no brasileiro, o que sugerem políticas que sirvam para reduzir a instabilidade desta variável no longo prazo e assegurar um crescimento sustentado no futuro, isto é, medidas de caráter mais estrutural do que conjuntural.Item Alocação do tempo de trabalho entre cônjuges diante de choques econômicos: um olhar sobre famílias brasileiras(Universidade Federal de Viçosa, 2024-05-16) Rosa, Cibele Guedes Santiago; Almeida, Ana Cecília de; http://lattes.cnpq.br/5008670379621976O presente estudo investigou os efeitos de choques exógenos de renda na divisão do trabalho doméstico, remunerado e total entre cônjuges em regiões metropolitanas brasileiras de 2016 a 2019, com base nos dados da PNAD Contínua. Os resultados revelaram que as mulheres se dedicam mais ao trabalho doméstico, enquanto os homens tendem a trabalhar mais fora de casa. Choques positivos de renda reduziram as disparidades de tempo dedicado ao trabalho doméstico e remunerado, o que sugere uma redistribuição de responsabilidades. Além disso, a partir da interação entre choques de renda e escolaridade feminina, foi observado que, à medida que a escolaridade da mulher aumenta, ambos os choques resultam em uma redução na disparidade de tempo de trabalho entre os gêneros. Tal resultado evidenciou o papel do empoderamento feminino na redistribuição de tarefas, de modo a reforçar a importância de políticas que promovam a educação e o emprego das mulheres para uma sociedade mais justa. Palavras-chave: Choques exógenos de renda, Desigualdade de gênero, Mercado de trabalho, Empoderamento feminino.Item Análise da relação entre corrupção governamental e satisfação com a vida na América Latina(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-05) Melo, William Sales de; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/5752597965903671O bem-estar é um dos principais objetos de estudo da Economia, sendo a satisfação com a vida frequentemente utilizada como proxy para mensurá-lo. A satisfação com a vida é influenciada por diversos fatores socioeconômicos, incluindo a percepção de corrupção. Nesse contexto, a relação entre a percepção de corrupção e o nível de bem-estar autorrelatado não é consenso na literatura empírica, especialmente na América Latina. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo investigar a relação entre percepção de corrupção governamental e satisfação com a vida na região. Para tal, a partir de dados da organização não governamental Latinobarómetro referentes ao ano de 2018, foram estimados modelos Probit Ordenado. Os resultados sugerem a existência de uma relação inversa entre níveis mais elevados de corrupção governamental percebidos pela população e satisfação com a vida. Ademais, por meio da inserção de interações entre percepção de corrupção governamental e classes de renda, raça e sexo foi possível identificar que homens brancos e asiáticos e que pertencem às classes de renda baixa e muito baixa e que possuem maior percepção de corrupção por parte dos governos tendem a reportar menor nível de satisfação com a vida. Palavras-chave: corrupção governamental; satisfação com a vida; probit ordenado; américa latina.Item Análise da sobrevivência das empresas de base tecnológica vinculadas às incubadoras de empresas mineiras(Universidade Federal de Viçosa, 2021-04-09) Oliveira, Mariana Aparecida de; Faria, Adriana Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5959270465748157As Empresas de Base Tecnológica (EBT) contribuem para o desenvolvimento econômico das nações por meio da difusão de conhecimento e inovação, sendo cruciais para o crescimento econômico e a competitividade dos países. A análise da sobrevivência destas empresas é de suma importância para apontar fatores que contribuem para a sua longevidade. Assim, este trabalho busca analisar a sobrevivência das EBT, incubadas e graduadas, vinculadas às incubadoras de empresas do estado de Minas Gerais, tendo como critério características em três níveis: empresa, incubadora e município. Para tal, foi utilizada uma amostra de 603 empresas, obtidas junto à plataforma InovaData-MG, bem como informações de registro das empresas ativas e inativas, de janeiro de 1990 a dezembro de 2019, coletadas no site da Receita Federal do Brasil. O método de Análise de Sobrevivência foi empregado para primeiro realizar uma análise descritiva das características de sobrevivência, por meio da técnica de Kaplan-Meier, e segundo avaliar a relação das variáveis explicativas com o tempo de sobrevivência, por meio do Modelo de Regressão de Cox. Os resultados indicam a existência de uma relação não linear entre a idade da firma e a sobrevivência. As empresas graduadas apresentaram uma taxa de risco de falha maior que 1, diminuindo sua probabilidade de sobrevivência, o que pode estar ligado ao fato de os empreendimentos graduados não residem mais no ambiente da incubadora e não poderem mais usufruir de todo o aparato oferecido por estas instituições. Os empreendimentos incubados ou graduados que passaram por processo de aceleração apresentam maiores taxas de sobrevivência, reforçando a importância desse processo de alavancagem dos negócios. As empresas sediadas em grandes municípios, apresentaram taxa de sobrevivência maior que as demais empresas. Os resultados indicam a existência de diferenças importantes nas taxas de risco de falha das empresas entre os diferentes setores da economia. Foi utilizado, neste estudo, um novo conjunto de dados e uma técnica estatística não usualmente empregada. Os resultados obtidos podem oferecer uma contribuição importante para a previsão da mortalidade das EBT, auxiliando, dessa forma, a formulação de políticas públicas mais direcionadas.Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico. Ambientes de inovação. Empresas de base tecnológica. Análise de Sobrevivência.Item Análise do diferencial de rendimento por gênero e trabalho infanto-juvenil em contextos econômicos distintos(Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-11) Silva, Raniella Orquiza da; Cirino, Jader Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3181959831586854Os anos de 2002, 2013 e 2014 podem ser visualizados como períodos antagônicos em termos econômicos, de forma que se contrasta o período de alta especulação (2002), ao de expansão econômica, melhoria da distribuição de renda e razoável estabilidade política (2004-2013) e, ainda, ao período subsequente (a partir de 2014), onde se verifica persistente recessão e incredibilidade no sistema político. Nesse cenário, a presente pesquisa busca compreender importantes problemáticas que apresentam estreita relação com a mudança do contexto socioeconômico. Especificamente, este trabalho consiste em dois estudos: um abordando o diferencial de rendimento entre homens e mulheres; e o outro o trabalho infanto-juvenil. O primeiro ensaio buscou averiguar o impacto de períodos antagônicos sobre o diferencial de rendimento de homens e mulheres, nos diferentes estratos de renda. Já o segundo ensaio buscou verificar se contextos econômicos distintos têm impacto sobre a alocação das crianças entre trabalho e estudo e suas combinações. Como resultado, para o primeiro ensaio, constatou-se o período de crescimento trouxe considerável avanço no sentido de igualdade salarial de gênero, resultando na redução do hiato a partir do 10° quantil. Mesmo com a crise, houve continuidade dessa queda, pelo menos para os trabalhadores que pertenciam ao intervalo compreendido entre o 10° e o 65° quantil, enquanto que em alguns estratos, mais especificamente os que estão no intervalo compreendido entre o 70° e 80° quantil, percebeu- se um aumento do hiato salarial em comparação ao ano de 2013, se configurando em um possível caso do denominado exército de reserva. No segundo ensaio, pôde-se inferir que a década de 2003 a 2013 resultou, através do crescimento econômico e implementação de política públicas de combate à pobreza e trabalho infantil, no aumento do capital humano. Ou seja, as crianças e adolescentes tornaram-se mais propensas a dedicar o tempo exclusivamente ao estudo, reduzindo, consequentemente, a probabilidade de unicamente trabalhar, conciliar estudo e trabalho ou estarem inativas. A trajetória reverteu-se em 2014. Houve incorporação, por parte do mercado de trabalho, da mão de obra infanto-juvenil e redução na propensão de dedicar-se integralmente à escola. De forma geral, observou-se que os dois segmentos estudados apresentaram comportamentos distintos, de acordo com o ano em que se analisa, confirmando a necessidade de se realizar pesquisas tais como a aqui executada. Palavras-chave: Diferencial de rendimento por gênero. Regressão quantílica. Trabalho infanto-juvenil. Regressão multinomial multinível.Item Análise exploratória dos fatores determinantes da estrutura fundiária em Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2010-02-26) Alcantara Filho, José Luiz; Alves Filho, Eloy; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783894A3; Gomes, Adriano Provezano; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666H9; Fontes, Rosa Maria Olivera; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783412T6; http://lattes.cnpq.br/6947405540639828; Silva, Evaldo Henrique da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785521A7; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958; Meyer, Leandro Frederico Ferraz; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798886H2Objetivou-se, neste trabalho, analisar os fatores determinantes da estrutura fundiária em Minas Gerais, bem como avaliar o impacto do crescimento agropecuário, do uso de tecnologias agrícolas e da distribuição de assentamentos sobre as variações na concentração de terras entre 1995 e 2006. Foram utilizados o Índice de Gini para mensurar a desigualdade de terras, a análise fatorial para se construir o índice Tecnológico Agrícola Fatorial, além de técnicas econométricas espaciais, a fim de se estimar o modelo. Os resultados mostraram não só a manutenção de elevadas taxas de desigualdade de terras como tendência de concentração fundiária entre 1995 e 2006. Percebeu-se ainda que as grandes propriedades têm, em média, níveis de produtividade da terra muito inferiores às pequenas. Além disso, os efeitos tanto do valor da produção quanto das políticas de assentamentos em relação à desigualdade de terras foram praticamente nulos; logo, conclui-se que, embora a hipótese de Kuznets tenha sido satisfeita, não há expectativa de redução no padrão de desigualdade atual, a menos que haja uma política intensiva de distribuição de terras. Quanto à análise da dinâmica da estrutura fundiária entre 1995 e 2006, notou-se que a elevação dos níveis de concentração foi maior em regiões com melhores distribuições de terras no período inicial. Verificou-se ainda que regiões com maior uso de tecnologias contribuíram para o aumento da desigualdade no período analisado. Por outro lado, a política de assentamentos não foi capaz de desacelerar o processo de concentração fundiária em Minas Gerais.Item Uma análise sistêmica dos efeitos de políticas de estabilização sobre a dinâmica da economia brasileira: 1970-2010(Universidade Federal de Viçosa, 2010-07-08) Pacheco, Rodrigo Monteiro; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958; Caetano, Sidney Martins; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706384A9; Bueno, Newton Paulo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788572J6; http://lattes.cnpq.br/7637718381404016; Fernandes, Elaine Aparecida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762376Z1; Lírio, Viviani Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763739E6Buscando contribuir com a discussão a respeito do tipo de impacto que os gastos governamentais exercem sobre a atividade econômica, este trabalho discute se políticas econômicas de estabilização (intervenções do governo) têm ou não um efeito significativo em impedir que a economia brasileira desvie-se de trajetórias sustentáveis de crescimento nos próximos anos. Dentro desta perspectiva, o objetivo geral é construir um modelo macroeconômico de simulação que englobe os principais componentes da política econômica atual para determinação do Produto Interno Bruto brasileiro e que sirva de instrumento de análise da relação entre os componentes da demanda agregada e o comportamento dos níveis de produto e emprego da economia brasileira no período 2000-2010. A metodologia empregada para realizar a modelagem é a dinâmica de sistemas. Escolhida por permitir a construção de um modelo híbrido integrando as formas de oferta e demanda agregada em um mesmo framework analítico, por meio de ciclos de retroalimentação. E que, além disso, contribui ao fornecer uma maneira simplificada e dinâmica de simular os efeitos de vários cenários diferentes de política econômica baseados na mudança de parâmetros, das condições iniciais impostas e de choques adversos. Os resultados mostram que o modelo proposto responde de forma condizente com as séries reais de PIB e taxa de juros, respeitando os pressupostos teóricos. O hiato obtido a partir das tendências encontradas pós-simulação de PIB modelado (calculado a partir de instrumentos característicos de demanda) e PIB potencial (obtido por meio da versão sistêmica do modelo Solow-Swan) apresenta comportamento significativo a partir da checagem dos acontecimentos históricos reais observados durante o período em estudo. Em suma, verificou-se que políticas econômicas de estabilização atuando sobre o comportamento do produto e, conseqüentemente sobre a inflação, têm efeitos significativos em impedir que a economia brasileira se desvie de trajetórias sustentáveis de crescimento no longo prazo.Item Aplicação de um modelo evolucionário para o segmento brasileiro de telefonia móvel(Universidade Federal de Viçosa, 2011-12-21) Rezende, Adriano Alves de; Fernandes, Elaine Aparecida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762376Z1; Silva, Evaldo Henrique da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785521A7; Toyoshima, Sílvia Harumi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788531T6; http://lattes.cnpq.br/3801470402580714; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958; Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0; Botelho, Marisa dos Reis Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0919093679710607O objetivo geral do presente trabalho consistiu em estudar o padrão tecnológico e de competitividade do segmento de serviços de telefonia móvel no mercado brasileiro e suas perspectivas a longo prazo, bem como traçar cenários para este mercado, a partir de uma perspectiva Evolucionária Neo-schumpeteriana. Para tal, foi utilizado um modelo de simulação dinâmico do tipo History Friendly , o qual permitiu mensurar variáveis não observáveis do mercado real de Serviço Móvel Pessoal (SMP) brasileiro, bem como estimar o nível de competitividade do segmento ex-ante. Foi realizada uma ampla e profunda pesquisa sobre o Setor de Telecomunicações (ST s) e do segmento de SMP em fontes como a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), Pesquisa de Inovação Tecnológica de 2005 (PINTEC, 2005), ITU (International Telecommunication Union), associações de classe além de diversos trabalhos empíricos. Estas informações subsidiaram a construção do modelo e da definição do regime tecnológico (RT) do ST s que se baseou na taxonomia de Marsili (2001). O RT do ST s brasileiro basicamente não desenvolve sua tecnologia, mas apenas incorpora tecnologias maduras e amplamente experimentadas em países tecnologicamente desenvolvidos. Em parte, este RT se assemelha com o padrão norte americano, base da taxonomia utilizada, em pontos como: oportunidade tecnológica, diversidade entre as firmas e fortes barreiras a novos players. Outro ponto evidente encontra-se no fato de que o aparato legal-regulatório brasileiro atual mitiga o desenvolvimento e crescimento do ST s. O conjunto de informações pesquisado ainda indicou que a ANATEL rege a competitividade do segmento de SMP e que o preço é o único fator comprovadamente determinante desta competitividade. A respeito da competitividade, pode-se afirmar que os cenários nos quais, de alguma forma, houve limitação do crescimento das operadoras, a competitividade atingiu os menores níveis, se comparados com as demais simulações. Contudo, logo após atingir este ponto o mercado se elevou para níveis de competitividade determinados como médio. Nos cenários onde houve exigência de investimentos em qualidade e inovações, o nível de competitividade manteve-se sempre alto, indicando que investimentos em qualidade e inovação são tão ou mais determinantes para a competitividade quanto o preço. Sugere-se que o modelo seja aplicado aos demais segmentos do ST s para validar sua capacidade de previsão para o setor como um todo.Item As universidades federais brasileiras: reflexões acerca da eficiência e produtividade no período de 2013 a 2018(Universidade Federal de Viçosa, 2020-10-19) Penha, Débora de Lima Braga; Rodrigues, Cristiana Tristão; http://lattes.cnpq.br/7145730805749590Tendo como cenário a atual conjuntura política econômica do Brasil, observa-se a crescente importância das ferramentas de avaliação econômica como um instrumento para direcionamento de ações. Nesse sentido, a análise de eficiência é uma ferramenta essencial para a gestão pública da educação na contemporaneidade, em especial a gestão das universidades federais brasileiras, alvo de tantas críticas durante os últimos anos. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a eficiência das universidades federais brasileiras nos anos de 2013 a 2018, bem como explicar esta eficiência por meio de fatores socioeconômicos e ambientais. Para isso, inicialmente foi construído um Índice Intertemporal de Produtividade das Universidades Federais brasileiras (IPUFB) compilando os principais produtos produzidos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Esse índice, por sua vez, foi utilizado na segunda parte da pesquisa como variável dependente nas estimações da eficiência realizada por meio da metodologia de Fronteira Estocástica de Produção. Os principais resultados mostraram que o comportamento da eficiência foi quase que constante ao longo do período analisado, com um leve decrescimento no período final. A média geral de eficiência indicou uma certa homogeneidade no tocante à eficiência técnica, sendo que a grande maioria das IES apresentou um comportamento mediano. Contudo, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul representam a maioria das universidades com maiores escores de eficiência para todos os anos, evidenciando a hegemonia socioeconômica dessas regiões. Assim, as principais conclusões mostraram que, em termos de políticas públicas existe a necessidade: de regionalização dos programas institucionais das universidades de modo a promover o desenvolvimento regional como forma de diminuir as disparidades; do diálogo entre políticas educacionais para o ensino superior e políticas de desenvolvimento regional; e de uma melhor sistematização dos dados das universidades federais brasileiras; e, por fim, para que se alcance melhores patamares de produtividade e eficiência, é essencial aumentar a pesquisa dentro das universidades federais brasileiras. Palavras-chave: Universidade Federal. Fronteira Estocástica. Índice de Produtividade.Item Avaliação contingente para a melhoria do abastecimento de água em Cabo Frio-RJ(Universidade Federal de Viçosa, 2014-11-28) Pontes, Pedro Henrique de Aguiar; Cirino, Jader Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2571317887903674A escassez de água para o consumo humano já não pode ser visto como uma suposição teórica irrealista, exigindo com isso, que os diversos agentes econômicos revejam seus processos de produção e de consumo, e também, que as ciências apresentem novas ferramentas analíticas que auxiliem a superação deste problema. Nesse contexto tem-se a valoração ambiental, uma forma de atribuir valor econômico a recursos naturais que até então não eram vistas como um bem econômico em si. A presente pesquisa trilha este caminho visando cooperar para a implantação de um sistema de abastecimento de água mais eficiente na cidade de Cabo Frio. O município de Cabo Frio, localizado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 150 quilômetros de distância da capital fluminense, é apontado como o sétimo mais antigo do Brasil e o mais importante de sua região, principalmente em relação ao setor turístico. Ainda sim, os moradores da cidade sofrem com um abastecimento de água insuficiente e até mesmo precário em várias localidades. Historicamente, esta falta d’água foi evidenciada como um problema crônico da região durante o processo licitatório para a concessão dos serviços de água e esgoto que ocorreu no ano de 1998. Contudo, como deixa claro este trabalho, os problemas relacionados à disponibilidade de água em Cabo Frio persistem e merecem maior atenção. A partir da literatura de falhas de mercado construiu-se o conceito de bem público ambiental, tornando assim possível a identificação do serviço de abastecimento de água como um bem ambiental passível de valoração. Essa construção baseou-se, sobretudo, nos conceitos de bens públicos, de externalidades e de monopólio natural e ainda considerou as características de indústria de rede e de economia de escala, uma vez que, tudo isso em conjunto revela a impossibilidade de determinação tanto da demanda quanto da oferta, via mercado, para o serviço de abastecimento de água. Empregou-se o método de valoração contingente por meio da abordagem de Hanemann (1984) com o uso de questionário do tipo referendum simples para estimar a disponibilidade a pagar (DAP) dos habitantes de Cabo Frio por uma melhoria substantiva no serviço de abastecimento de água. Esta revelação de preferência foi desenvolvida pelo conceito de preço de reserva e testada pelo método de Krinsky- Robb (1986), permitindo assim o cômputo de uma DAP mensal de R$62,31, valor expressivo quando comparado com o valor médio da conta de água (R$83,10) e que assim, manifesta a vontade dos usuários do serviço de que este deve ser melhorado. As principais variáveis a influenciar esta DAP foram o valor da DAP proposta durante o processo de valoração, a renda familiar do entrevistado, o distrito no qual ele reside e o seu grau de satisfação com o serviço prestado pela concessionária de água. Os dados da pesquisa permitem ainda algumas conclusões que vão além do que era inicialmente esperado como a declaração de parte considerável dos entrevistados de que estava satisfeito com o serviço prestado pela concessionária, e a identificação de características socioeconômicas bastante díspares entre os dois distritos da cidade, sobretudo, em relação à idade, ao grau de escolaridade, à natureza da ocupação principal e ao nível de rendimento familiar.Item Avaliação da eficiência técnica e da produtividade da Indústria Automobilística Brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2010-08-13) Moreira, Lilian Fraga; Silva, Orlando Monteiro da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781281D9; Abrantes, Luiz Antônio; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762361A7; Gomes, Adriano Provezano; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666H9; http://lattes.cnpq.br/6521486376564979; Fernandes, Elaine Aparecida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762376Z1; Cassuce, Francisco Carlos da Cunha; Silva, Evaldo Henrique da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785521A7O setor automobilístico é considerado um dos setores mais importantes para a economia mundial. A importância desse setor é ainda maior quando agregada às inovações tecnológicas e produtivas difundidas a partir do seu desenvolvimento, representando, assim, um dos elos econômicos da cadeia produtiva que mais gera renda, emprego e investimentos industriais. Sendo um dos segmentos que mais depende de empréstimos e financiamentos, o setor automobilístico foi um dos primeiros a sofrer os impactos do travamento do crédito ocorrido em 2008. Assim, esta dissertação tem como finalidade principal avaliar a eficiência técnica de um conjunto de 10 montadoras da indústria automobilística brasileira durante o período de 2004 a 2008 através da Análise de Janela. O outro objetivo desta pesquisa é analisar a influência da variação da eficiência técnica e da mudança de tecnologia na produtividade dos produtores através do índice de Malmquist. O método que caracteriza o desenvolvimento da presente pesquisa é DEA Data Envelopment Analysis. Os resultados obtidos são condizentes com a hipótese levantada, ao serem detectados aumentos significativos de eficiência técnica e produtividade, principalmente devido ao progresso tecnológico. Porém, devido ao aumento na capacidade ociosa, as montadoras apresentam ineficiência quanto à escala de produção.Item Avaliação de impacto do programa de aquisição de alimentos no município de Ponte Nova-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-27) Libânio, Cinthia Lopes Saliba; Cirino, Jader Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9913541351302552Como uma ação para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar, em 2003 foi criado pelo governo federal o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Programa busca ampliar os mercados, envolvendo ações que possibilitem a distribuição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares para pessoas em situação de insegurança alimentar. A literatura mostra que a ampliação dos mercados tem diversificado e gerado aumento na produção dos agricultores familiares que participam do PAA. Diante disso, questionou-se se esse aumento na produção tem gerado mais emprego e renda no meio rural. Nesse sentido, este trabalho buscou avaliar os impactos do PAA-DS no município de Ponte Nova - MG sobre a renda e o nível de emprego dos agricultores familiares. Os dados utilizados na pesquisa foram obtidos com a aplicação de questionários junto a agricultores beneficiários e não beneficiários do PAA-DS no ano de 2015. A análise descritiva revelou que os grupos de beneficiários e não beneficiários do PAA-DS em Ponte Nova apresentam praticamente o mesmo perfil predominante, diferenciando-se apenas nas variáveis relacionadas à mão de obra e ao acesso a outros programas. Entre os principais resultados, pode-se destacar que a variável participação no PAA antes de 2015 foi a variável que apresentou melhor poder de explicação, indicando que o agricultor que comercializa com o PAA-DS uma vez pretende comercializar novamente. Com relação aos impactos do PAA-DS, observam-se impactos positivos sobre o nível de emprego dos agricultores beneficiários, no entanto, o modelo utilizado não conseguiu captar os impactos na renda, possivelmente, por essa variável ter sido obtida por meio de faixas salariais. Esse resultado não significa que o Programa não contribui para geração de renda dos agricultores beneficiários, uma vez que o PAA-DS gera aumentos na produção e no nível de emprego. Contudo, o impacto na geração de emprego e a satisfação dos beneficiários com o Programa evidenciam a importância do PAA para a agricultura familiar, não só como uma política de comercialização, mas como um importante meio de combate ao desemprego e êxodo rural, favorecendo assim, a permanência do homem no campo.Item Avaliação de processo em políticas e programas públicos: o caso do Programa de Microcrédito Nossocrédito ES(Universidade Federal de Viçosa, 2011-12-12) Premoli, Marcus Vinícius Zandonadi; Carvalho, Luciano Dias de; http://lattes.cnpq.br/0061368522702958; Gomes, Adriano Provezano; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666H9; Cirino, Jader Fernandes; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757681Z9; http://lattes.cnpq.br/6318805193578675; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Oliveira, Maria Aparecida Silva; http://lattes.cnpq.br/3455553543736709Avaliar os resultados de políticas e programas públicos torna-se cada vez mais importante diante das medidas de austeridade implantadas nas economias mundiais. Diante desse panorama, a avaliação transforma-se em ferramenta fundamental para uma melhor aplicação dos recursos e alcance dos objetivos projetados. Sob essa perspectiva se propôs avaliar o Programa de Microcrédito do Estado do Espírito Santo Programa Nossocrédito. O programa insere-se nas Políticas Públicas de Trabalho e Renda do Governo do Estado e como todas as políticas públicas e programas sociais deve ser avaliado. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi verificar determinantes da eficácia operacional das agências no cumprimento das metas do programa e a eficiência na alocação dos recursos, em termos de benefícios sociais e econômicos. Especificamente, pretendeu-se descrever e analisar o perfil das agências do Programa Nossocrédito e verificar quais agências obtiveram melhor alocação dos recursos emprestados, levando em consideração os benefícios gerados pelo programa em termos de abrangência e impacto no mercado de trabalho. Para a aferição dos resultados foram utilizados o modelo de regressão logística e a Análise Envoltória dos Dados. Os resultados encontrados denotam que agências nas quais; recebem incentivos, têm maiores jornadas de trabalho, recebem um maior número de visitas do suporte técnico e dispõem de maior tempo para cobrança dos clientes inadimplentes; têm maior probabilidade de serem eficazes. Quanto à eficiência, observou-se grande heterogeneidade dos municípios quanto aos benefícios gerados pelo crédito. Os municípios de Pancas, Piúma e Guaçuí foram considerados eficientes. Em termos regionais (microrregiões), observou-se que os benefícios são semelhantes, apresentando índices de eficiência próximos. Do ponto de vista da eficácia, os resultados podem direcionar o trabalho das agências para uma maior produtividade. Assim, um maior número de empreendedores podem ser assistidos, garantindo o alcance de parte dos objetivos iniciais do programa. Por sua vez, com o índice de eficiência gerado é possível identificar quais municípios são relativamente melhores na alocação dos recursos do programa e, tomando estes como referência, conseguir melhorar a distribuição dos benefícios do programa nos municípios menos eficientes.