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    Política educacional como fator de transformação social: avaliação da implementação do instituto federal no município de Ponte Nova
    (Revista de Ciências Humanas, 2019) Fernandes, Cássia do Carmo Pires; Brites, Aline de Sousa; Brito, Jáder Loures de; Martins, Bethânia Geralda; Belonato, Gabrielly Alves; Messias, Kamilly Gonçalves
    Considerando a importância dos Institutos Federais como parte de uma política educacional que objetiva potencializar a qualidade do ensino, bem como o processo de expansão e interiorização de suas unidades, o presente artigo traz uma avaliação dos resultados da implementação do Campus do Instituto Federal de Minas Gerais no município de Ponte Nova. Para responder aos objetivos da pesquisa, a metodologia foi qualiquantitativa, com a realização de entrevistas com gestores públicos e aplicação de questionários com discentes. Pelas lentes teóricas da Abordagem do Ciclo de Políticas, os resultados apontam que o alinhamento político partidário entre os governos municipal e federal foi o marco para a decisão de implementar o Campus. Quanto aos efeitos para os discentes, o IFMG é apontado como transformador de suas vidas. Outro efeito evidenciado foi a ressignificação do espaço urbano, que de uma estação ferroviária abandonada tornou-se ponto de embarque por um mundo melhor pela educação.
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    Educador/a infantil: percursos históricos da formação profissional e das pesquisas no contexto brasileiro
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Gomes, Ana Paula Machado; Derossi, Caio Corrêa
    O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa objetiva analisar e compreender os percursos históricos sobre a formação dos professores, mais especificamente, os que atuam na Educação Infantil. Para cumprir o proposto, além do estudo da literatura especializada e dos documentos legais acerca do tema, realizou-se um estado do conhecimento com a finalidade de identificar as produções e os esforços recentes dos pesquisadores em refletir sobre tal tema. Nesse sentido, foram tomadas as teses e as dissertações defendidas entre os anos de 2014 a 2019 mantidas no banco da CAPES. De posse desses dados foi possível traçar um panorama sobre a produção histórico-cientifica brasileira sobre a formação e as pesquisas a respeito dos educadores infantis.
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    Em busca de um olhar e uma escuta sensível no processo de formação continuada de professores de bebês e crianças pequenas
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Neves, Naíse Valéria Guimarães; Rocha, Sarah Menezes
    O presente trabalho destina-se a descrever as reflexões e os resultados desvelados a partir de uma pesquisa-ação realizada em um curso de extensão. Trata-se das experiências de formação continuada com profissionais que atuam na docência com bebês e crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil da UFV. Esse curso, tendo a “Arte” como fundamento central para o desenvolvimento de suas práticas, possibilitou diálogos teóricos sobre a potência da sensibilidade e da subjetividade humana na reflexão do fazer docente. Alicerçam este trabalho os estudos de Nóvoa (1992), Tardif (2012) e Formosinho (1991), oferecendo a base investigativa para tratarmos sobre os saberes e a formação docente. Alves (2018), Larrosa (1998, 2002) e Tiriba (2018) subsidiam os caminhos pelos quais foram desenhadas as atividades desta formação. Rosa e Lopes (2012), junto de Becker e Marques (2007), abrem caminho para as discussões sobre a importância da pesquisa e da reflexão teórica na docência.
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    O trabalho é masculino ou feminino? perspectivas de crianças entre 4 e 7 anos de idade
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Silva, Márcia Onísia da
    Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que verificou as representações de crianças sobre trabalho. Deriva da necessidade de se ouvir o que pensam as crianças sobre a temática e sua divisão sexual,uma vez que, inseridas em meio rico de trocas e interações, estão diretamente sujeitas às ideias desse meio,internalizando-as, mas também as reconstruindo e dando-lhes novos e singulares significados. A entrevista clínica realizada com as crianças, com uso de material concreto, revelou como suas representações mudam de acordo com a faixa etária. Relata-se resultados obtidos com o grupo que pertence à faixa etária da educação infantil, entre 4 e 7 anos. Os resultados apontam para representações baseadas no mundo observável e noções ainda muito singelas sobre a polarização do trabalho masculino e feminino em que aparece a naturalização do lugar feminino no âmbito privado à ideia de que o homem pode auxiliar.
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    Os modos híbridos do brincar na infância: a convergência entre as práticas lúdicas tradicionais e contemporâneas no contexto da cultura de pares
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Ribeiro, Fernanda Miquelão; Pinto, Neide Maria de Almeida; Fiúza, Ana Louise de Carvalho
    Este artigo faz referência à um trabalho de pesquisa que buscou refletir teórica e metodologicamente sobre o brincar contemporâneo com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na infância. Dentro desta temática, o objetivo foi compreender de que forma as crianças de diferentes segmentos sociais se apropriam das TICs na cultura de pares. Como metodologias utilizamos a escuta de crianças de 4 a 6 anos de idade em rodas de conversa e observações em campo; as falas foram analisadas sob o ponto de vista da Sociologia da Infância. Os resultados apontaram que as crianças se apropriam das tecnologias de forma conjunta e convergente com as brincadeiras tradicionais infantis.Conhecer as diferentes realidades permitiu compreender o significado que a tecnologia assume para essas crianças em suas vidas e a forma como elas orientam seus comportamentos, seus interesses, suas necessidades, motivações, os modos de brincar e interações com seus pares.
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    Qualidade da alimentação de crianças, implicações do perfil socioeconômico e estímulo a alimentação saudável na família
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Silva, Cláudia Soares Monteiro da; Bartolomeu, Tereza Angélica; Silva, Neuza Maria da; Oliveira, Maria do Carmo Fontes de
    O presente estudo foi realizado no ano de 2011 e teve como amostra crianças de 03 a 06 anos que frequentavam Instituições de Educação Infantil em período integral; o objetivo foi conhecer a qualidade da alimentação dessas crianças que utilizavam o autosserviço à mesa, bem como estabelecer uma relação com o perfil socioeconômico e realização de estímulos a uma alimentação saudável na família. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foi realizada a pesquisa documental, entrevista com os pais, registros fotográficos dos pratos e coleta de peso e estatura das crianças. Constatou-se um percentual significativo de crianças com alimentação de boa qualidade, havendo também um percentual considerável com alimentação de qualidade baixa e intermediária. A qualidade da alimentação não foi elevada com o aumento da renda e da escolaridade da família, bem como com a forma de realização do estímulo a alimentação saudável. Estratégias deverão ser aprimoradas visando o alcance de mudanças comportamentais efetivas que contribuam para melhorias na qualidade da alimentação.
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    Tecnologia da informação em organizações públicas: das intenções estratégicas à experiência dos usuários em uma universidade federal
    (Revista de Ciências Humanas, 2019) Gontijo, Daniel de Lima; Deboçã, Leonardo Pinheiro; Rosvadoski-da-Silva, Patrícia; Silva, Lara Luíza
    O objetivo deste trabalho é analisar o alinhamento entre a concepção estratégica, a elaboração técnica e a experiência com usuários finais do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa é descritiva, de caráter qualitativo, operacionalizada por estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas em profundidade e análise documental e submetidos à análise de conteúdo. Os principais resultados levaram à identificação de três variáveis que traduzem o alinhamento, quais sejam, a segurança, a eficiência e a informação. Como variáveis limitadoras identificou-se a aproximação entre os campi, o avanço tecnológico, a necessidade gerencial e a facilidade na utilização, das quais é possível extrair as implicações gerenciais do trabalho.
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    A implementação da lei de execução penal no Brasil: uma análise do processo de ressocialização dos condenados
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Ferreira, Jander Ângelo Diogo
    Este artigo procurou verificar se as políticas públicas carcerárias adotadas no Brasil estão conseguindo cumprir com os objetivos estabelecidos pela Lei de Execução Penal (LEP). Realizou-se levantamento bibliográfico a respeito do surgimento do sistema carcerário, da criação da referida lei e da configuração das atividades de assistência aos condenados. Recorreu-se a análise dos relatórios estatísticos divulgados pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen), focando-se no panorama do sistema carcerário, perfil dos condenados, estrutura para a implementação das políticas carcerárias e processo de ressocialização e reincidência criminal. Discutiu-se sobre o processo de reinserção dos apenados, especialmente ao modelo idealizado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Para análise dos dados empregou-se estatística descritiva, com aplicação de testes de percentual, distribuição de frequência e escalas de medição. Sobre a ressocialização e a reincidência, buscou-se apresentar e discorrer sobre achados e contribuições de alguns autores que pesquisaram a respeito desses temas.
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    As propagandas partidárias brasileiras sob a luz da análise de conteúdo
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Rodrigues, Larrana Silva; Rosvadoski-da-Silva, Patrícia; Deboçã, Leonardo Pinheiro
    Este artigo propôs-se a analisar as propagandas dos principais partidos políticos brasileiros quanto à coerência e coesão em seus discursos. Para obter as respostas, aplicou-se o teste de evocação de palavras, e na formulação dos questionários analisou-se as correntes ideológicas e as diretrizes de cada um dos principais partidos, se eram coerentes com a opinião dos eleitores. Atécnica de análise de conteúdo foi utilizada para elucidar o porquê de as propagandas serem aplicadas e apresentadas à sociedade como são. A análise das propagandas foi levantada a partir da programação na televisão e as mesmas foram observadas mais profundamente no YouTube. As respostas “nenhum”, “não sei” e “desconheço” foram frequentes em praticamente todas as evocações de palavras. Uma limitação importante para a pesquisa foia quantidade de respostas em que os participantes demonstraram receio ou desconhecimento acerca dos assuntos políticos abordados.
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    Uma análise do preço de aluguéis de imóveis em uma cidade universitária: um estudo de caso de Viçosa (MG)
    (Revista de Ciências Humanas, 2020) Freitas, Hugo Deleon de; Cirino, Jader Fernandes
    O preço do aluguel imobiliário pode ser influenciado por diversos fatores, desde características de dentro do imóvel quanto do seu entorno, sendo elas tangíveis ou intangíveis. Portanto, este trabalho teve o objetivo de verificar a relação desse valor com as diversas características dos imóveis em uma cidade universitária. Ao analisar essa demanda para os estudantes, por meio do método hedônico pôde verificar que quanto mais próximos os imóveis estão do campus da universidade, maior tende a ser o valor do aluguel. Já a proximidade de bares de grande movimentação tende a diminuir o preço destes. Além disso, foi verificada a influência de diversos fatores externos no preço dos aluguéis, como segurança e poluição sonora. Com isso, uma determinada desvalorização fora da normalidade em determinada região pode ser um indicativo de que uma localidade pode ter ficado menos segura ou mais barulhenta, sendo uma sinalização para ser investigado mais afundo.