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    Representação da situação de rua no jornalismo eletrônico em textos verbo-visuais - a violência em discurso nocorreio braziliense (2011-2013)
    (Linguagem em (Dis)curso, 2018-01) Gomes, Maria Carmen Aires; Resende, Viviane de Melo
    Este artigo é recorte de projeto de pesquisa em que se investigam os textos publicados entre 2011 e 2013 nos jornais web Correio Braziliense, O Globo e Folha de S. Paulo sobre população em situação de rua. Neste recorte, analisam-se apenas os 95 textos publicados no Correio Braziliense cruzando as temáticas situação de rua e violência, e as 19 imagens que compõem estes textos. As análises apresentadas são favorecidas pelo uso de software para análise qualitativa e têm por base teórico-metodológica a análise de discurso crítica e a gramática do design visual. Tomados juntos, os resultados de análise sugerem naturalização da violência contra a população em situação de rua, em um efeito retórico de distanciamento, que não provoca empatia entre quem lê o jornal e as pessoas vítimas da violência representada.
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    Práticas virtuais como alternativas de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
    (Hipertextus Revista Digital, 2016-10) Gediel, Ana Luísa Borba; Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
    O presente artigo propõe apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito virtual para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, no contexto do Ensino Superior, a partir de uma equipe interdisciplinar. Os resultados demonstram que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS proporcionam melhorias no percurso prático de apreensão linguística.
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    Experiências acerca do curso de extensão em língua brasileira de sinais
    (Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, 2013-07) Gediel, Ana Luisa Borba; Valadão, Michelle Nave; Lima, Luana Isabel Gonçalves de
    Este artigo visa relatar a construção do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais oferecido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e promover uma discussão acerca da formação de professores voltada ao ensino-aprendizagem da LIBRAS. Os aprendizes puderam vivenciar experiências referentes ao processo de ensino-aprendizagem dessa língua por meio de metodologias de ensino e de práticas didáticas, as quais se mostraram facilitadoras desse processo. Os resultados apontam para novos significados da formação em LIBRAS para aproximação de uma educação inclusiva e a importância da disseminação dessa língua, a partir de um viés linguístico e educacional.
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    Experiências vivenciadas em contextos não escolares e o uso da LIBRAS na educação dos Surdos: o ensino da Química tendo como foco a inclusão dos Surdos
    (Experiências em Ensino de Ciências, 2016) Gediel, Ana Luísa Borba; Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de; Reis, Ivoni de Freitas; Catão, Vinícius
    Neste trabalho, serão abordados os aspectos relativos à inclusão educacional das pessoas Surdas, a fim de expandir a participação desse grupo dentro do processo educativo no ensino de Química. Nessa conjectura, o artigo busca retratar como o Espaço não Escolar pode ser uma sugestão de estratégia pedagógica que valoriza os aspectos visuais e oferece suportes cognitivos na interação sujeito-objeto, sobretudo se forem consideradas as diferenças linguísticas, sociais e culturais pelo professor. A partir de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, essa proposta metodológica foi utilizada independente dos Espaços serem centros de pesquisas de caráter museológico, mas foram considerados locais nos quais permitem a contextualização e aproximação dos conteúdos científicos com a realidade dos discentes. As experiências vivenciadas dialogam com uma proposta de ensino inclusivo, reflexivo e crítico, indo contra a marginalização linguístico-educacional da sociedade Surda, a qual ainda sofre preconceitos e, consequentemente, exclusão.
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    Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva
    (Revista Temporis [ação], 2015-01) Gediel, Ana Luisa Borba; Lucas, Giovana Berbert
    O presente artigo trata das reflexões dos futuros professores a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com graduandos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina desenvolve uma diversidade de conteúdos com o intuito de abranger a construção social e educacional dos sujeitos Surdos. O enfoque volta-se para uma mudança no olhar do futuro professor frente à percepção da diferença. Nesse aspecto, as pesquisadoras elaboraram metodologias de ensino, aplicaram e discutiram conjuntamente com os acadêmicos sua eficácia na educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de observações participantes, para entender as expectativas dos acadêmicos de como lidar metodologicamente com a singularidade linguística do aluno surdo. As discussões advindas da reflexão investigativa conjuntamente, entre pesquisadores e pesquisados, trouxe a tona o papel do professor como meio principal da inclusão, o qual foi ressaltado nas aulas teóricas e ressignificado durante as aulas práticas.
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    Language as an obstacle to health services access for deaf women
    (Journal of Historical Archaeology & Anthropological Sciences, 2018) Gediel, Ana Luisa
    This article addresses the understanding of female leaders’ power relations and agency related to women’s rights. It also discusses the implementation of the primary health care mandates, including those related to the reproductive rights inscribed in the National Policy for Women in Brazil. This study will discuss, using the lens of critical discourse analysis, how Deaf leaders access different health and social facilities. As qualitative research, it was investigated and analyzed, through the internet, the understanding of the Deaf leader’s discourses about a desirable women’s health policy. The results demonstrated that the guideline does not include a meaningful discussion about signing language as a way to improve the communication between Deaf women and public health services.
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    Mangalô: resgate e divulgação da cultura regional mineira
    (Revista Conexão - UEPG, 2014-07) Gediel, Ana Luiza Borba; Araújo, André Luiz Ribeiro
    Este artigo objetiva apresentar o projeto de extensão Procultura/UFV, que visa difundir a cultura popular a partir da interação com os “cantadores de folia”, principalmente, através da circulação musical e literária, visando a interação entre a comunidade da região do Vale do Mucuri e a Universidade Federal de Viçosa e a cidade de Viçosa, MG. Primeiramente, foi realizada a formação de gestores e produtores culturais, em uma ação participativa, envolvendo acadêmicos de graduação da UFV, em interação com o movimento de divulgação da cultura regional. Posteriormente, ocorreram shows, cursos e roda de conversas através de oficinas, com o intuito de divulgar e proporcionar a reflexão das pessoas envolvidas acerca da singularidade regional. Essa iniciativa, também, buscou o desenvolvimento profissional da banda Mangalô. Entende-se como resultados, que tais aspectos ressignificaram as próprias referências em uma perspectiva diferenciada da atual, mercantilização dos bens culturais no Brasil; ao mesmo tempo possibilitou a troca de saberes entre grupos do Vale do Mucuri e a universidade, além de fomentar pesquisas futuras na região.
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    Os sinais dos Surdos: uma análise a partir de uma perspectiva cultural
    (Trabalhos em Linguística Aplicada, 2017-01) Gediel, Ana Luisa; Souza, Isabelle Lima
    O presente trabalho descreve a constituição dos sinais próprios e o processo de nomeação das pessoas Surdas, levando em conta a Fonologia, aliada a questões consideradas relevantes culturalmente na comunidade de fala estudada. Realizamos uma pesquisa etnográfica com pessoas Surdas, em uma cidade da Zona da Mata Mineira, para o mapeamento dos sinais próprios e a verificação de suas principais características fonológicas. Como instrumentos de coleta e análise de dados, utilizamos caderno de notas, diário de campo e câmera. A etnografia possibilitou uma maior compreensão acerca dos demarcadores culturais imersos nesse processo, tendo em vista a perspectiva dos Surdos considerados líderes, os quais elaboram os sinais próprios. Como resultados da pesquisa, percebemos uma aproximação da inserção de aspectos fonológicos de acordo com a referência de elementos culturais ligados à iconicidade e à arbitrariedade de cada sinal. Ainda, foram identificados e mapeados um conjunto de sinais a partir de alguns dos parâmetros fonológicos da Libras que remetem às seguintes constatações: 1) padronizações que podem ser consideradas categorização de gênero; 2) empréstimo linguístico da Língua Portuguesa para a Libras, que ocorreu por meio do alfabeto datilológico, pois, muitas vezes, a Configuração de Mão (CM) dos sinais faz referência ao nome próprio das pessoas; e 3) iconicidade e arbitrariedade dos sinais no processo de nomeação.
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    O ambiente virtual como aliado no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS
    (Revista (Con)Textos Linguísticos, 2016) Gediel, Ana Luisa Borba; Soares, Charley Pereira; Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de
    O presente artigo objetiva apresentar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no contexto do ensino superior. A pesquisa envolveu a formação de uma equipe interdisciplinar para o entendimento e a formação acerca do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados como métodos de coleta e discussão dos dados a observação participante e notas de campo. Os dados foram produzidos no contexto de sala de aula de LIBRAS do ensino superior, para verificar a apreensão dos(as) acadêmicos(as) frente aos conteúdos gramaticais a partir dos recursos postados no ambiente virtual. Os resultados demonstram que a utilização do AVA no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS, usufruindo de uma diversidade de matérias visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo.
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    Ensino da língua portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos: relato de uma experiência
    (Revista Escrita, 2012) Gediel, Ana Luisa Borba; Valadão, Michelle Nave; Gonçalves, Roselia Aparecida; Andrade, Maria Célia de Freitas; Costa, Elisa Maria Almeida
    O presente artigo relata uma experiência de ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, por meio da LIBRAS, descrevendo as particularidades envolvidas nesse processo.