Navegando por Autor "Ribeiro, Fernanda Miquelão"
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Item O uso de TICs entre crianças: interações sociais e o sentido de infância em diferentes contextos socioculturais(Universidade Federal de Viçosa, 2019-08-30) Ribeiro, Fernanda Miquelão; Pinto, Neide Maria de Almeida; http://lattes.cnpq.br/3669239461062861A vida moderna está ligada às relações articuladas em uma lógica de consumo de tecnologias, bastante presente no cotidiano das crianças. Segundo dados coletados pelo TIC Crianças dos anos de 2009 e 2010, que tomou como amostra crianças de 5 a 9 anos de idade de todo o Brasil de áreas urbanas e rurais, esse segmento está imerso no uso das tecnologias, com probabilidades de crescimento. Essa questão se manifesta em uma complexa discussão, sobretudo no que diz respeito à busca do aprimoramento dessa realidade, a partir da cultura da infância, das suas práticas cotidianas diferenciadas de consumo e apropriação de tecnologias das crianças e a suas interações com seus pares, a família e a sociedade. Nesse contexto, a proposta desse estudo se baseia na ideia que as mudanças nas concepções da infância e das crianças foram provocadas por transformações ocorridas por novas ordens modernas que interferiam em todos os aspectos da vida econômica, social, política e cultural desses sujeitos. Além disso, percebemos uma lacuna nas pesquisas que invisibilizam as crianças mais novas e não abarca o uso das TICs relacionado ao contexto cultural inerente aos diferentes segmentos sociais aos quais essas diversas infâncias se manifestam. Nesse cenário a pergunta de investigação desse estudo foi: De que maneira o uso das TICs por crianças e suas famílias, de diferentes contextos sociais, se manifesta nos processos de construção das Culturas Infantis? O problema de pesquisa se inseriu a partir da construção da perspectiva de que é preciso conhecer o lugar social que a criança ocupa na sociedade moderna, somada à cultura na qual esses sujeitos estão inseridos. A partir da contribuição teórica da Sociologia da Infância, pudemos perceber que os acessos e os usos das TICs pelas crianças não são homogêneos devido às suas condições sociais e também dos referenciais culturais que estão disponíveis para a produção das culturas infantis. Apontamos, de forma geral, que a partir dos resultados desta pesquisa foi possível perceber no acesso e no uso das tecnologias pelas crianças, as diferenças entre o que é ser criança e ter uma pluralidade de infâncias, desvelada pelas vozes das próprias crianças e o que é ter uma infância, por meio dos olhares adultocêntricos. Palavras-chave: Crianças. Cultura Infantil. TICs.