Navegando por Autor "Benini, Lucas"
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Item A semana acadêmica de engenharia mecânica e de produção - SAEMPRO 2016(The Journal of Engineering and Exact Sciences - JCEC, 2016) Benini, Lucas; Siqueira, Antonio Marcos de OliveiraA Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica e de Produção - SAEMPRO é um evento organizado por professores e alunos do curso de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Viçosa. A SAEMPRO 2016 contou com o apoio do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) e do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção (PET-EPR). Neste ano, o evento reuniu em um único período e local, um conjunto de atividades diversas, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, que procurou estimular a capacidade de planejamento e gestão de projetos por parte dos envolvidos, professores e estudante e que permitiu a interação entre alunos de todos os períodos dos cursos, bem como, com egressos e profissionais especializados. Para os estudantes envolvidos na organização, o evento foi uma oportunidade ímpar pela vivência de problemas, dificuldades e desafios e construção de oportunidades, soluções, relacionados ao campo de atuação dos engenheiro.Item Avaliação dos parâmetros de rugosidade do aço ABNT 1020 torneado com ferramentas de material duro(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Rossi, Mauro Alberto Castheloge; Benini, LucasNeste trabalho, tratar-se-á especificamente do processo de torneamento, com o objetivo de analisar dados de rugosidade de peças usinadas utilizando os parâmetros de corte indicados pelo fornecedor da ferramenta de corte, assim como apurar a precisão destes parâmetros para o limite de trabalho da ferramenta na usinagem do aço ABNT 1020Item Influência da velocidade de corte do processo de torneamento nos resultados de rugosidade do aço ABNT 1020(Revista de Engenharia Química e Química, 2017-01-03) Paula, Thiago Rosado de; Benini, LucasDe acordo com Amorim (2002) em quase todos os produtos é necessário o uso de procedimentos de usinagem em algum momento da sua fabricação, sendo difícil citar algum produto que não demande um processo de usinagem de forma direta ou indireta. O alto grau de precisão das dimensões, o bom acabamento superficial e a grande variedade de geometrias possíveis de serem usinadas justificam a grande utilização dos processos de usinagem. Essas características fazem com que os demais processos de fabricação dificilmente consigam substituir a usinagem. Além disto, este processo de fabricação é muitas vezes empregado com a intuito de promover uma melhora do acabamento superficial ou tolerância dimensional do produto manufaturado por outros processos de fabricação. Este trabalho tem o objetivo de verificar a influência dos parâmetros de processo nos resultados de trabalho de torneamento do aço ABNT 1020Item Influência do teor de grãos microcristalinos de Al2O3 em rebolos convencionais na retificação de ADI(Universidade Federal de Santa Catarina, 2017-02-23) Benini, Lucas; Weingaertner, Walter Lindolfo; http://lattes.cnpq.br/7687650050636319Na retificação de pequenas séries ou na retificação de geometrias complexas os rebolos de óxido de alumínio (Al2O3) podem ser uma alternativa competitiva em várias aplicações e apresentar um melhor desempenho, quando comparadas aos rebolos superabrasivos, no que tange a qualidade da superfície usinada para grandes taxas de remoção de material. Nesta pesquisa é avaliada a influência de rebolos de Al2O3 com diferentes composições de grãos abrasivos microcristalinos sinterizados e grãos monocristalino eletrofundidos no resultado de retificação do ADI Classe 3. São correlacionadas as variáveis de entrada com as características do processo, como as componentes de forças de retificação, do desgaste radial dos rebolos e o ruído magnético de Barkhausen (RMB), bem como pelo resultado de trabalho, como a rugosidade e a textura das superfícies retificadas. Os resultados mostraram que na retificação com os rebolos com menores porcentagens de grãos microcristalinos sinterizados são gerados as menores rugosidades e menor desgaste radial, e revelaram que para todos os rebolos convencionais ensaiados não se verificam danos de retificação (queima de retificação) com os parâmetros de entrada de processo estabelecidos. Verificou-se uma correlação das amplitudes dos sinais do RMB com os perfis de microdureza geradas pelos diferentes rebolos nas amostras de ADI Classe 3. Os resultados desta pesquisa permitem uma especificação mais adequada de rebolos convencionais para a retificação do ADI, uma vez que há poucas informações sobre a usinabilidade deste material no processo de retificação.Item Processo de fabricação de um carrinho de rolimã(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Benini, Lucas; Frederico, André Scalzer; Toledo, Gabriela Pereira; Barros, Mateus Vidal de VasconcelosEstre trabalho apresenta o processo de construção de um “carrinho de rolimã”. Este carro geralmente e feito para uso recreativo, transportando uma única pessoa. O nome “carrinho de rolimã” se dá pelo uso de rolamentos como rodas. O objetivo da construção desse veículo foi inserir os estudantes no tópico de gerenciamento de projetos, para posteriormente os envolvidos possam aplicar este conhecimento no desenvolvimento de um veículo do tipo Formula Student para competições regidas pela SAE (Associação de Engenheiros Automotivos)Item Processos de fabricação: rolamentos rígidos de esferas(The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2017-08-22) Santos, Ana Paula Alves dos; Batista, Fabiana Raimunda Rocha; Pinto, Juliana de Oliveira; Benini, LucasO objetivo deste trabalho é mapear e descrever os principais processos de fabricação envolvidos na produção dos anéis dos rolamentos fixos de esferas, o tipo mais comum e utilizado de rolamentoItem Projeto de um sistema de transmissão para veículo do tipo Fórmula SAE Student(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Coutinho Filho, José Geraldo Alves; Benini, LucasEste trabalho apresenta os resultados preliminares do projeto de um sistema de rodas dentadas e correntes de rolos para o sistema de transmissão de um veículo tipo Fórmula Student. Este veículo deve estar de acordo com as normas da competição Fórmula SAE estipuladas pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Esta competição visa promover a prática de engenharia entre estudantes na construção de veículo protótipo tipo fórmula, monoposto e openwheels, simulando um sistema empresarial e industrial voltado para o meio automobilístico ainda durante a graduaçãoItem Rota de fabricação de uma chave modelo yale(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Paula, Gabriele Almeida de; Benini, LucasA chave Yale, assim como os demais tipos de chave, passa por diversos processos de fabricação desde o material em bruto até o produto final. Pode-se produzir uma chave utilizando diferentes rotas de fabricação, ou processos de fabricação, até de obter a chave com o segredo. O objetivo deste trabalho é a determinação de uma rota de fabricação para uma chave tipo Yale, considerando as características necessárias deste produto, processos produtivos e o processo de cópia da chave (chave com segredo)Item Sistema de gestão de desenvolvimento de produto para uma equipe de competição do Fórmula SAE(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Almeida, Anna Laura Teixeira de; Benini, LucasEste trabalho trata do processo de elaboração do modelo de referência de um Sistema de Gestão do Desenvolvimento de Produtos (SGDP) para uma equipe de estudantes de Engenharias da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que objetiva participar da competição Fórmula SAE Brasil. A categoria de competição universitária Fórmula SAE, criada pela Society of Automotive Engineering (SAE) em 1980 nos EUA e em 2004 no Brasil, tem por objetivo avaliar o projeto e desempenho de um veículo protótipo tipo fórmula, monoposto e openwheels construído e projetado por graduandos em engenharia, conforme padrões e normas de segurança definidas no regulamento da competição