Navegando por Autor "Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães"
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Item Análise da campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama em Viçosa, MG(Revista de Ciências Humanas, 2014-12) Martins, Andréia de Fátima Hoelzle; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Cezar, Layon CarlosThe campaign “Outubro Rosa” (Pink October) promotes the pre- vention of the breast cancer, but this cancer continues to cause large numbers of deaths in Brazilian women. Thus, it was evaluated the results of the campaign in Viçosa-MG from the identification of the behavior of the target audience and of main motivators to change the beha- vior, was searched also if the campaign has a legitimate public in that region. The legitimate public of the campaign was identified but the main motivator to change the public behavior is the health system.Item Interfaces da comunicação pública e governamental na divulgação da política nacional dos resíduos sólidos(Revista de Ciências Humanas, 2013-06-04) Cezar, Layon Carlos; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Reis, Maria Cecília TeixeiraO artigo analisa a comunicação pública e governamental frente ao contexto de políticas públicas. Na condição de objeto de análise, foram concentrados esforços na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, uma vez que ela enfrenta problemas no processo de institucionalização. O quadro teórico centrou-se em discussões sobre a comunicação pública e governamental e ciclo político. Em termos metodológicos, realizou-se avaliação do conteúdo disponibilizado pelo portal eletrônico do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), configurado como o portal de maior número de informações da política. Como principais resultados, foi observada predominância de informações voltadas para a capacitação social sem a devida preocupação de criar canais institucionais de participação.Item O uso da gestão de projetos para a implantação de uma gestão da informação integrada e participativa: a experiência da coordenadoria de educação aberta e a distância da Universidade Federal de Viçosa-MG(Revista GUAL, 2012-12-07) Faria, Leo Jaime Ribeiro; Barbosa, Telma Regina da Costa GuimarãesA gerência da Educação a Distância exige que seus gestores executem tarefas de planejamento, sistematização, organização, direção e controle de processos e projetos e por isso não pode prescindir de um gerenciamento da informação que atenda aos requisitos de integração, de responsabilidade coletiva e de participação. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a implementação da gestão da informação na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Viçosa (CEAD-UFV), seguindo a metodologia de gerenciamento de projetos com base numa modificação dodotProject, um software livre de código aberto. Para tanto, foi desenvolvido e implementado um sistema de gerenciamento da informação na Coordenadoria, com base na metodologia da gestão de projetos para organizações de tecnologia da informação e comunicação. Constatou-se que o modelo implantado ofereceu à CEAD-UFV uma visão sistêmica de seus projetos e dinamizou o fluxo de informações. A experiência mostrou ainda que a gestão baseada nagerência de projetos permite enfatizar a sinergia entre grupos necessária no contexto de EaD.Item Panorama acadêmico sobre resíduos sólidos: análise da produção cientifica a partir do marco legal do setor(Revista Metropolitana de Sustentabilidade, 2015-05-16) Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Reis, Maria Cecília Teixeira; Fonseca Júnior, Fortunato da; Cezar, Layon CarlosEsse artigo objetiva analisar o panorama da produção científica nacional a respeito dos resíduos sólidos na área da administração, ciências contábeis, economia e turismo, a partir da sanção da Lei nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Acredita-se que os estudos obtiveram maior robustez a partir da criação da referida Lei que trouxe inúmeros desafios para os municípios e novos debates científicos para o setor. Para efetivação deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica no portal eletrônico de indexação de artigos: SPELL. A análise foi realizada por meio de técnicas de bibliometria e metanálise. Os principais resultados apontam para baixa concentração de artigos embasados na PNRS, levando a pressupor, que a política pode estar enfrentando problemas quanto ao seu processo de implementação. A conclusiva deste estudo direciona-se para a visão de que novos debates científicos poderão ganhar maior solidez ao passo que a PNRS for implementada com eficiência ao longo do tempo.Item Panorama da Produção Científica Nacional sobre Comunicação Governamental: alicerce teórico para a construção de novas pesquisas(Administração Pública e Gestão Social, 2013-07) Cezar, Layon Carlos; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Reis, Maria Cecília TeixeiraMudanças de gestão, novas ideologias políticas, avanços tecnológicos e a dinamicidade de informação e dos meios de comunicação contribuem para as diversas transformações no âmbito da administração pública. Entre os desafios, destaca-se a busca por ferramentas de comunicação que permitam maior nível de eficiência, confiabilidade e transparência das informações. A sociedade já está sendo estimulada e o próprio governo cobrado por tal transparência. A accountability está entre as ferramentas que fomenta a prática e difunde idoneidade. Nesse intuito, o presente artigo buscou, por meio do levantamento dos trabalhos científicos publicados na área administrativa entre os anos de 2007 a 2011, realizar um estudo a respeito da produção científica brasileira que versa sobre a comunicação governamental, identificando lacunas e apontando perspectivas para estudos futuros.Item Planejamento e desenvolvimento de cursos em EAD(CEAD, 2019) Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Carvalho, Maria de LourdesNa era do conhecimento, da informação e do aprendizado em que vivemos, a educação torna-se o elemento chave, com uma demanda cada vez maior por parte da sociedade. Mas para que as instituições possam continuar atendendo a essa demanda com qualidade, é necessário, entre outros fatores, promover mudanças nos modelos de ensino. A educação na modalidade a distância (EAD) tem se tornado uma das principais ferramentas para a promoção das alterações necessárias nos modelos de ensino. Ela permite colaborar de maneira eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atender ao mercado mundial. Tem também se apresentado como uma modalidade que pode contribuir substantivamente para mudar o quadro de formação e qualificação dos profissionais da educação. A despeito de sua importância, a implantação da EAD não ocorre sem o enfrentamento de diversas dificuldades. Além de exigir o domínio e a utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs), demanda uma estratégia de ensino-aprendizagem especial e definida de maneira clara, que só poderá ser concebida a partir de mudanças na concepção de educação, nas políticas e nos processos que envolvem a criação de cursos e disciplinas. Outros desafios enfrentados pelos profissionais que se envolvem com projetos a distância são aqueles relacionados ao planejamento e ao desenvolvimento do curso ou disciplina, bem como à produção do material didático e à tutoria. O curso PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA tem por objetivo orientar os estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de nível superior e, particularmente, professores da UFV no planejamento e desenvolvimento de cursos e de disciplinas a distância.Item Políticas públicas de fomento à atividade turística: Resultados da implementação do circuito turístico parque nacional da serra do cipó – mg(Revista de Ciências Humanas, 2008-12) Silva, Fernanda Cristina da; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Albino, Andréia Aparecida; Barbosa, Telma Regina da Costa GuimarãesO presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados da implementação da Política de Circuitos Turísticos de Minas Gerais nos municípios pertencentes ao Circuito Turístico Par- que Nacional da Serra do Cipó, apontando as principais mudanças ocorridas na região desde a sua criação, na percepção de atores locais e estaduais envolvidos. O estudo é exploratório e descritivo, com forma de estruturação qualitativa. Os da- dos foram coletados por meio de entre- vistas e questionários abertos e analisa- dos através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as políticas públicas de turismo em MG têm se caracterizado pela descentralização e maior abertura do Estado à participação da iniciativa privada e do terceiro setor. Constata-se que o Governo Estadual vem incentivando a criação de Associações como a AMPASC, uma vez que estas possuem mais condições de conceber e ope- racionalizar estratégias direcionadas ao desenvolvimento de acordo com as especificidades de cada região. Embora, de forma geral, os resultados da Política tenham sido considerados positivos pelos atores locais, constatou-se que a ausência de um setor formal responsável pelas atividades turísticas, bem como pela elaboração e implementação de políticas públicas municipais, limita a atuação da Secretaria de Turismo de MG e da AMPASC. Nesse sentido, o desafio não é atuar em áreas onde o turismo já esteja consolida- do, mas sim nas localidades que, apesar de possuírem um grande potencial turístico, não conseguem se desenvolver de forma isolada.Item Por uma esfera pública efetivamente publicizada: reflexões sobre a participação de gestores municipais na política nacional de resíduos sólidos(Revista Pretexto, 2015-09-25) Cezar, Layon Carlos; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Reis, Maria Cecília Teixeira; Fonseca Júnior, Fortunato daUma vez que a esfera pública está além daquilo que convencionalmente caracteriza-se como tal, a publicização das ações que ocorrem nesse meio deve acompanhar os mesmos níveis. Torna-se necessária, a construção e o desenvolvimento de espaços dialógicos para que as discussões permeiem diferentes esferas de participação, buscando assim, a validação do melhor argumento, a partir dos inúmeros debates. Todavia, em casos de políticas públicas ambientais brasileiras, alicerçadas muitas vezes a critérios subjetivos de tomada de decisão, pode-se afirmar que tal lógica prevalece? No desígnio de buscar evidências para tentar responder tal questionamento, realizou-se pesquisa de campo a partir de entrevistas com gestores municipais e pesquisa documental, baseando-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os principais resultados apontam para a fragilidade dos espaços institucionais de diálogo em que a participação é instrumentalizada e resumida a iniciativas locais, tornando emergente a criação de possibilidades mais acessíveis à verdadeira promoção dos debates públicos.Item Propensão à adoção de novas tecnologias por professores na produção de conteúdos educacionais: um estudo com base na teoria da difusão de inovações(Revista Gestão Universitária na América Latina, 2013-11-29) Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Carvalho, Maria de Lourdes de; Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João BatistaObjetiva caracterizar os diferentes graus de aceitação das nTICs pelos professores participantes de um projeto de novas tecnologias aplicadas ao ensino, bem como identificar os fatores influenciadores da aceitação com base em algumas atributos do processo de adoção de inovação. É um estudo exploratório, realizado após a conclusão de um projeto de nTICs, onde se define a propensão para aceitação das novas tecnologias com base em três constructos: conclusão, experimentação e intenção de ampliar. As variáveis independentes foram retiradas do modelo de Rogers (2003) e de outros autores que ampliaram esse modelo. Dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, tabelas de contingência, e teste do Chi-Square de Pearson. Conclui-se que apenas os constructos experimentação e intenção de ampliar puderam ser explicados pelas variáveis independentes e que as principais explicações encontram-se na categoria de atributos pessoais. Os atributos de vantagens percebidas e influências interpessoais respondem apenas razoavelmente pela propensão a adoção.