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Tipo: Dissertação
Título: Im(Potências) políticas no PNAE: comunicação, sujeitos rurais e relações institucionais em Viçosa-MG
Political (in)potentiality in PNAE: communication, rural subjects and institutional relations at Viçosa-MG
Autor(es): Resende, Cátia Meire
Abstract: Essa dissertação é fruto da investigação realizada junto a sujeitos rurais e agentes institucionais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Viçosa-MG. Seu objetivo foi verificar as potências ou impotências políticas do PNAE a partir do questionamento de três aspectos principais: as matrizes cognitivas fundadoras do PNAE – formadas pelas bases de operacionalização, as referências conceituais e as consequências projetadas pelo Programa –, as relações institucionais, por meio da capacidade de promover um processo de construção da autonomia e do reconhecimento de sujeitos rurais e a possibilidade da formação de um processo de subjetivação política, evidenciado nas interações estabelecidas pela política. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, acerca da abordagem cognitiva de políticas públicas e de noções da teoria democrática contemporânea às quais o PNAE parece se filiar. Ademais, utilizou-se de pesquisa documental, por meio da análise da legislação e dos documentos oficiais de divulgação do Programa, bem como observação não-participante e entrevistas semiestruturadas com agricultores familiares e agentes institucionais do PNAE no contexto local. A partir de uma abordagem comunicacional, foi possível compreender os enredamentos de sentido propostos pelo discurso oficial do Programa e, assim, identificar suas matrizes cognitivas e as lógicas de causalidade a elas associadas, as quais não são facilmente percebidas e se sustentam sob bases de operacionalização insuficientes. Além disso, as relações institucionais se mostraram ineficientes para a construção da autonomia dos sujeitos rurais, impedindo o exercício de competências comunicativas e interferindo no reconhecimento de tais sujeitos. Verificou-se, ainda, que as relações institucionais não garantem a expressão pública dos danos sofridos pelos sujeitos rurais, nem a possibilidade de criação de cenas nas quais os mesmos reivindicam a transformação do lugar de periferização que ocupam.x
This dissertation is the result of the investigation carried out among rural subjects and institutional agents involved in the PNAE, in Viçosa, Minas Gerais. Their goal was to verify the strengths or weaknesses from PNAE policies questioning three main aspects: the cognitive matrices founding PNAE - formed by operational bases, the conceptual references and the consequences projected by the program - the institutional relations through the ability to promote a process of autonomy construction and recognition of rural subjects and the possibility of formation of a subjectivity political process, evidenced in the interactions established by the policy. For this, we proceeded to a bibliographic research on the cognitive approach to public policies and notions of contemporary democratic theory which PNAE seems to join. In addition, we used documental research through the analysis of legislation and official documents to divulgation of the Program, and non-participant observation and semi-structured interviews with familiar farmers and institutional actors from PNAE in the local context. From a communicational approach, it was possible to understand the sense of entanglements proposed by the official discourse of the program and thus identify their cognitive arrays and logical causality associated with them, which are not easily perceived and are supported under insufficient operational bases. In addition, institutional relations have proved inefficient to build the autonomy of rural subjects, preventing the exercise of communicative skills and interfering with the recognition of such subjects. It was also verified that the institutional relationships do not guarantee the public expression of suffered damage by the rural subjects, or the possibility of creating scenes in which they claim the transformation of the place of peripherization they occupy.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil) - Avaliação - Viçosa (MG)
Políticas públicas
CNPq: Extensão Rural
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Extensão Rural
Citação: RESENDE, Cátia Meire. Im(Potências) políticas no PNAE: comunicação, sujeitos rurais e relações institucionais em Viçosa-MG. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9768
Data do documento: 27-Jun-2016
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