Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/7649
Tipo: Dissertação
Título: Integração do conforto ambiental ao processo de ensino/aprendizagem de projeto arquitetônico com o uso de aplicativos em dispositivos móveis
Integration of environmental comfort to the teaching process/architectural design of learning in mobile devices
Autor(es): Paula, Kênia Alves de
Abstract: O presente trabalho inicia-se com uma discussão a respeito do panorama atual do ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico. Nessa discussão são abordados os seguintes aspectos: o atual contexto tecnológico e sua influência no que se refere às competências docentes, perfil dos estudantes e às maneiras pelas quais estes adquirem e se apropriam dos saberes; a necessidade de integração dos conhecimentos de conforto ambiental ao ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico e o potencial de uso dos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) para esse fim. Diante desses aspectos, busca-se desenvolver uma proposta didática para auxiliar estudantes no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de baixa complexidade, que incorpore os conhecimentos de conforto acústico, luminoso e térmico, em todas as etapas do processo projetual. Para compor a proposta didática, é desenvolvido um objeto virtual de aprendizagem em formato de blog. Propõe-se que o conteúdo do blog seja disponibilizado como template para a posterior apropriação por parte dos estudantes. O trabalho apresenta, por fim, uma sugestão para o desdobramento futuro da proposta didática, onde o conteúdo poderá ser apresentado de uma forma mais dinâmica e flexível. Espera-se que essa dissertação contribua para o desenvolvimento de outros trabalhos sobre o tema, além de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento de projetos de arquitetura.
This paper begins with a discussion about the current situation of the architectural design teaching and learning. In this discussion the following points are noted: the current technological context and its influence when it comes to teaching skills profile of the students and the ways in which they learn and take possession of knowledge; the need for integration of knowledge of environmental comfort to the learning of architectural design and the potential use of mobile devices (tablets, smartphones and laptops) for this purpose. In view of these aspects, we seek to develop a didactic proposal to assist students in the development of architectural projects of low complexity, incorporating the knowledge of acoustic comfort, bright and thermal, in all stages of the design process. To compose the didactic proposal is developed a virtual learning object in a blog format. It is proposed that the students make the blog content available as a template for the subsequent ownership. The paper presents, finally, a suggestion for the future deployment of didactic proposal where content can be presented in a more dynamic and flexible. It is expected that this dissertation contributes to the development of other work on the topic, and help students and teachers in the development of architectural projects.
Palavras-chave: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Arquitetura e clima
Aprendizagem
Software de aplicação
CNPq: Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Citação: PAULA, Kênia Alves de. Integração do conforto ambiental ao processo de ensino/aprendizagem de projeto arquitetônico com o uso de aplicativos em dispositivos móveis. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7649
Data do documento: 17-Abr-2015
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo6,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.