Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30732
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de avaliação formativa no contexto do programa residência pedagógica
Formative assessment practices in the context of the pedagogical residency program
Autor(es): Barbosa, Luís Rafael
Abstract: Este trabalho de mestrado profissional surgiu como alinhamento entre a vivência do autor e a necessidade de se criar um produto educacional que auxiliasse educadores em sua prática pedagógica, com a intenção de promover transformações reais. Assim, se consolidou o tema Avaliação da Aprendizagem, nem sempre aprofundado na formação inicial de professores. E se questionou: “Como um módulo educativo sobre práticas formativas de avaliação no Programa Residência Pedagógica (PRP) impacta na formação de professores de Química e Física?” A ideia foi promover três encontros virtuais, ajustados devido a pandemia da COVID-19, com docentes em formação do PRP junto com entrevistas e questionários. O módulo foi planejado a partir da Taxonomia de Bloom, objetivando a construção de habilidades em uma ordem coerente de complexidade, partindo das mais simples cognitivamente, como lembrar e entender, por exemplo, até a mais avançada, de criar. Além disso, a pesquisa perseguiu confirmar a efetividade do módulo na perspectiva dos participantes (plano fenomenológico) em uma análise qualitativa aplicada. Na análise dos resultados, estes indicaram evolução positiva dos participantes quanto aos conhecimentos avaliativos tanto no campo teórico quanto empírico, sinalizando ainda visões mais profundas e reais sobre temas sensíveis como a utilização de notas, o papel da comunidade escolar e os índices de classificação educacional como o IDEB, por exemplo. Os participantes avaliaram a experiência do módulo como significativa, discorrendo mudanças comportamentais, apesar da restrição imposta pela pandemia. Os indicadores utilizados apontaram um alto grau de qualidade e também de importância para a formação docente. Em suma, os conhecimentos construídos e as significativas experiências vivenciadas serviram para a criação do produto educacional, uma cartilha intencionada no suporte aos professores que desejam implementar o processo formativo de avaliação em suas práticas de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação Formativa. Avaliação da Aprendizagem. Taxonomia de Bloom. Residência Pedagógica. Produto Educacional.
This professional master's work emerged as an alignment between the author's experience and the need to create an educational product that would help educators in their pedagogical practice, with the intention of promoting real transformations. Thus, the topic of Learning Assessment was consolidated, which is not always studied in depth in initial teacher training. And he asked himself: “How does an educational module on formative assessment practices in the Pedagogical Residency Program (PRP) impact on the training of Chemistry and Physics teachers?” The idea was to promote three virtual meetings, adjusted due to the COVID-19 pandemic, with PRP teachers in training along with interviews and questionnaires. The module was planned based on Bloom's Taxonomy, aiming at building skills in a coherent order of complexity, starting from the simplest cognitively, such as remembering and understanding, for example, to the most advanced, creating. In addition, the research sought to confirm the effectiveness of the module from the perspective of the participants (phenomenological plan) in an applied qualitative analysis. In the analysis of the results, these indicated a positive evolution of the participants in terms of evaluative knowledge both in the theoretical and empirical fields, signaling even deeper and more real views on sensitive topics such as the use of grades, the role of the school community and educational classification indices as IDEB, for example. Participants evaluated the module experience as significant, discussing behavioral changes, despite the restriction imposed by the pandemic. The indicators used indicated a high degree of quality and also importance for teacher training. In short, the knowledge constructed and the significant experiences lived served to create the educational product, a booklet intended to support teachers who wish to implement the formative evaluation process in their teaching-learning practices. Keywords: Formative Assessment. Learning Assessment. Bloom's Taxonomy. Pedagogical Residence. Educational Product.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação da aprendizagem
Estudo e aprendizagem
Formação profissional
CNPq: Ensino - aprendizagem
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Citação: BARBOSA, Luís Rafael. Práticas de avaliação formativa no contexto do programa residência pedagógica. 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2023.002
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30732
Data do documento: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.